terça-feira, 22 de maio de 2012

INFORMAÇÃO IMPORTANTE

Nilcéa Da Silva Coelho publicou no grupo Saúde mental na escola e na família

A felicidade começa no cérebro. A parte do cérebro especializada em registrar quando algo de bom acontece é o CÓRTEX orbito frontal.  A região do cérebro que nos dá sensações subjetivas como o do bem estar é CÓRTEX da insula.Observar o bem estar de outra pessoa, ver outra pessoa sorrir acionam essas áreas do nosso cérebro. Portanto o bem estar do outro nos contagia. Assim felicidade gera felicidade. Não é atoa que bebês sorriem ao ver suas mães sorrirem.


Nilcéa Da Silva Coelho publicou no grupo Grupo de Terapia Cognitiva Comportamental (TCC)

O amor cega o cérebro. O sistema de recompensa fica encantado com a presença do parceiro que amamos. A paixão torna as pessoas perfeitas aos nossos olhos, ou ao menos bem mais bacanas do que aos olhos dos outros. Partindo do princípio que todos nós temos defeitos, poderemos concluir que para o amor durar entre os casais há necessidade de uma cegueira mútua para os pequenos problemas na vida a dois?????? Será que quem não está tão envolvido consegue enxergar razões suficientes para se terminar um relacionamento?????

Falar da Terapia Cognitiva Comportamental de uma maneira bem simples:
 A TCC leva principalmente em conta as interpretações que cada um dá a si e aos acontecimentos para tentar entender e modificar suas emoções e seu modo de agir.
 O foco principal da terapia está em como os problemas (atuais ou não) interferem com sua vida diária, ajudá-lo a entender esses problemas e a desenvolver maneiras de lidar com eles.
 É um tipo de psicoterapia mais ativa, onde o terapeuta pode pedir para você fazer ou pensar sobre certas coisas entre as sessões (como uma "lição de casa") ou sugerir certos comportamentos (que fazem parte das técnicas da abordagem e/ou foram demonstrados serem eficientes para determinados casos, pela literatura científica).


É interessante a falta de tolerância que a sociedade tem para os transtornos mentais. Isso provavelmente é devido a essas pessoas ficarem carentes, intolerantes e sem habilidades interpessoais. Enquanto terapeutas precisamos trabalhar as habilidades sociais desses clientes. Com isso estaremos ajudando a aumentar a sua auto-estima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário