quarta-feira, 16 de maio de 2012

E.PSI.B.A. 
ESPACIO  PSICOPEDAGÓGICO  BRASILEIRO-ARGENTINO
DIRETORA: Psp. ALICIA FERNÁNDEZ
Um espaço de formação, investigação eintervenção  em torno da Psicopedagogia clínica
____________________________________________________________________________________
 Segue convite aos interessados em os Cursos breves a distância commaterial EM PORTUGUÊS,  a cargo da Psp.ALICIA FERNÁNDEZ (Argentina) e o Ps.clínico JORGE GONCALVES DA CRUZ (Argentina).
 Em JUNHO 2012estaremos oferecendo três Cursos inteiramente através da Internet.Inscrições abertas até 10/06/2012.
 
CURSO 1 :CURSO BREVE A DISTÂNCIA: AUTORIAS VOCACIONAIS
*DURAÇÃO: 2 meses -  Inicio: 11/06/2012  Término:10/08/2012
*AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández y JorgeGonçalves da Cruz
*CARGAHORÁRIA:  80 horas à distância . Certificado impresso seráemitido via correio postal.

 CURSO 2: CURSO BREVE A DISTÂNCIA: CONTRIBUIÇÕESDA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O  “DIAGNÓSTICO” DE TDA/TDAH
*DURAÇÃO: 2 meses Inicio: 13/06/2012  Término:13/08/2012
*AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández y JorgeGonçalves da Cruz 
*CARGAHORÁRIA:  80 horas à distância . Certificado impresso seráemitido via correio postal

 CURSO 3: CURSO BREVE A DISTÂNCIA: PUBERDADEE ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS
*DURAÇÃO: 2 meses Inicio: 15/06/2012  Término:15/08/2012
*AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández y JorgeGonçalves da Cruz 
*CARGAHORÁRIA:  80 horas à distância . Certificado impresso seráemitido via correio postal

 Os Cursos serealizam inteiramente através da Internet, sem horários prefixados:
Envio por email dos materiais dos     Cursos: cada     participante pode enviar por email consultas aos autores/professores     Alicia Fernández e Jorge Gonçalves da Cruz,  que responderão também     por email dando lugar a um intercâmbio em torno dos materiais.
Os     participantes receberam uma senha de acesso que lhes permitirão     ingressar à Aula Virtual de nosso site web (materiais     complementários sobre o tema em formato audiovisual,  tais     como imagens, vídeos, artigos e apresentações em formato PowerPoint.
 
Informaçõesgerais:
 AUTORESDOS MATERIAIS E DOCENTES DOS CURSOS:
 Psicopedagoga ALICIAFERNÁNDEZe Psicólogo clínico JORGEGONÇALVES DA CRUZ
 Alicia Fernández é Psicopedagoga, comespecializações em Psicopedagogia clínica e em Psicodrama.
.Autora das seguintes obras:“A inteligência aprisionada” (ArtMed, 1989), “A mulher escondida na professora”(ArtMed, 1992), “O saber em jogo” (ArtMed, 2000), “Os idiomas do aprendente”(ArtMed, 2000), “Psicopedagogia em Psicodrama” (Vozes, 2000) e “A capacidade deatenção” (Grupo Pensa, 2011) editadas em espanhol e português.
.Título Membro Honorário daABPp -Associação Nacional de Psicopedagogia do Brasil.
.Docente na Universidadde Buenos Aires (Pós-graduação da Faculdade de Psicologia) e ProfessoraTitular da Universidad del Salvador, Buenos Aires.
.Docente convidada,palestrante e conferencista  convidada em numerosas Universidades eAssociações da América Latina e Europa.
.Fundadora e diretora deE.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio.

Jorge Gonçalves da Cruz é Psicólogo clínico. Psicodramatista.Psicoterapeuta.
.Docente na Universidadde Buenos Aires (Faculdade de Psicologia).
.Docente convidado,palestrante e conferencista em numerosas Universidades e Associações da AméricaLatina e Europa.
. Autor de diversos artigossobre psicologia clínica, psicanálises, temas educacionais e psicopedagógicos
.Fundador e co-diretor deE.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio e da RevistaE.Psi.B.A.
.Assessor de numerosasinstituições educativas.

CONTEÚDODOS CURSOS:
 CURSO 1:   AUTORIASVOCACIONAIS
 I) IDEIASNODAIS DA PSICOPEDAGOGIA PARA O TRABALHO DE AUTORIAS VOCACIONAIS:
.A autoria depensamento como objeto do trabalho psicopedagógico.  As autorias vocacionaise profissionais. O movimento entre escolher e decidir. Eleger vs. Optar. Informação,conhecimento e saber, na era telemática.. Propostas e recursos paratrabalhar com crianças, adolescentes e adultos.
II) A PROPOSTA DEAUTORIAS VOCACIONAIS,  COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS:
.O por quê daproposta de Autorias Vocacionais. Suas diferenças e contribuções a OrientaçãoVocacional. Promovendo autorias vocacionais nos contextos atuais.
III)“PROJETOIDENTIFICATÓRIO” E  “PROJETO VOCACIONAL/OCUPACIONAL” NOS CONTEXTOS ATUAIS:
.Podemos falar de“identidade profissional ou ocupacional”?.  A construção identitária. Promovendoespaços de “heteroestima” .
IV)TRABALHO DE REENCONTRO COM A PRÓPRIA ELEIÇÃO VOCACIONAL DO PROFISSIONAL.
.Procurandoespaços de reencontro com nossas próprias eleições vocacionais. Otrabalho de promoção de autorias vocacionais entre os professores eprofissionais. Questionamento à denominada “Síndrome de Burn-out”.
V)RECURSOS PSICOPEDAGÓGICOS. APRESENTAÇÃO DE FERRAMENTAS, PROPOSTAS DE TRABALHO EEXPERIÊNCIAS PSICOPEDAGÓGICAS NO TRABALHO DE AUTORIAS VOCACIONAIS COM CRIANÇAS,ADOLESCENTES E ADULTOS.
.Comopropiciar a capacidade de eleger. Do impossível à decisão passando pelopossível e o provável.
.Novosrecursos psicopedagógicos: SPA (Situação Pessoa Aprendendo), SPB (SituaçãoPessoa Brincando) e SPT (Situação Pessoa Trabalhando). M.B. (Múltiplasbiografias para projetar-se a um futuro)
 
CURSO 2:   CONTRIBUIÇÕESDA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O QUESTIONADO “DIAGNÓSTICO” DE TDA/THDA
 ·   O “diagnóstico” deTDA (Transtorno por déficit de atenção) e TDAH (Transtorno por déficit deAtenção com hiperatividade). 
·   Contextossócio-culturais e a atencionalidade: Um enfoque crítico sobrea biologização do mal estar e a medicalização da infância e daadolescência.   Crianças e adolescentes: desatentos oudesatendidos?. A sociedade desatenta e hiperativa:medica o que produz.
·   A capacidadeatencional: uma leitura Psicopedagógica.  A aprendizagemda capacidade de atender. Como se atende ao objeto deconhecimento?. O atender, a inteligência e o criar.  Atocriativo.  .Atencionalidade e criatividade.
·   .Os novos modos atencionais nos temposda Internet e os “vídeo-game”.
·   “Diagnóstico” nas dificuldades deAtenção:  Diagnosticar ou rotular? O que determina o abuso no“diagnóstico” de TDA e a sobre-medicação?
·  Intervenções psicopedagógicas commeninos/as, pais e professores. Contribuiçõespsicopedagógicas para intervir frente às vicissitudes da“capacidade atencional” Promovendo caminhos de autoria ante os novos modosatencionais.
·   Apresentação  da Investigação S.P.P.A.“Situação Pessoa Prestando Atenção”: Investigação psicopedagógica tendente aexplorar as novas modalidades atencionais nas crianças, adolescentes e adultos.Apresentamos material clínico e Entrevistas SPPA: como ferramenta diagnóstica ede intervenção psicopedagógica em torno das vicissitudes da capacidadeatencional.

CURSO 3: PUBERTADEE ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS.
I-CONTEXTOS SOCIAIS EADOLESCÊNCIA:  novos modos de “adolescer”-crescer- . Violências efustigamentos nas escolas (“Bullying?”).  Condutas temerárias em contextosurbanos hostilizantes (esportes radicais, parkour...). “Pichações”,Blogs…  O que e como escrevem os adolescentes fora da Escola?.  Fotologs e redes sociais na Internet. Uma leitura psicopedagógica. 
II-OS TRABALHOSPSÍQUICOS DO ADOLESCENTE. Uma leitura Psicopedagógica:  Construçãodo “nós”. O grupal. Função subjetivante de “os/as amigos/as”. Construir-se umpassado para projetar-se ao futuro. O aprender como um modo de se re-situarfrente ao passado. Do brincar ao trabalhar passando pelo aprender: umatravessia de descontinuidades.  Da casa à rua (ou do familiar aoextra-familiar).  Reconstrução e re-significação das primeirasaprendizagens.  A “Adolescência” como oportunidade.
III-IDEÍAS NODAIS DAPSICOPEDAGOGÍA:  Autoriade pensamento e os trajetos da adolescência.   “Modalidades de ensino” e “Modalidadesde aprendizagem. Que modalidades ensinantes predominam no mundoextra-familiar dos adolescentes?  Dispositivo de análisepsicopedagógico:  Posições ensenantes feridoras. Modalidades ensinantesfacilitadoras.
IV-INTERVENÇÕES ePROPOSTAS PSICOPEDAGÓGICAS POSSIVEIS:  Repensandonossas práticas ante as problemáticas atuais.  Intervençõesclínico-psicopedagógicas com púberes e adolescentes.   Comoescutar/acompanhar os trajetos da adolescência?  Reposicionar-nos ante adiversidade:  propiciando espaços grupais nos que o fustigamento entrepares não possa crescer.
 CERTIFICAÇÃO
Um certificado impressoserá enviado via correio postal.  Certificados expedidos por E.Psi.B.A. como curso livre. 80 h.

IDIOMA:
Os Módulos teóricos  são enviados em português ouespanhol, segundo  a preferência do participante.  Osparticipantes podem enviar suas consultasem português. Os professores respondem por email emespanhol.  
 
PÚBLICO ALVO:
Estudantes e profissionais de Pedagogía, Psicopedagogia, Psicologia,Fonoaudiologia e Licenciaturas.
Profissionais da Educação Infantil e Ensino Fundamental, estudantesdos cursos de Pedagogia e Normal. Professores,educadores, diretores de escolas,orientadores educacionais e demais profissionais que desde outras disciplinasse interessem pelas temáticas a abordar.
Requisitos necessários: Computadorcom acesso a internet. É necessário ao inscrito saber enviar e-mail (se enviam por email os materiais dos Cursos  e intercâmbio poremail) e navegar pela internet .

INVESTIMENTO

Até  10/06/2012

1. Autorias

R$ 400,00 à vista   (ou 2 x R$ 240*)

2. TDA

R$ 380,00 à vista (ou 2x R$ 230*)

3. PUBERDADE

R$390,00 à  vista (ou 2x R$ 235*)

*primeira parcela na data de inscrição - segundaparcela até 10/07/2012-
 (Certificado incluído)
 
Descontos (não acumulativos)  
- Associados da ABPp-RJ (seção Rio de Janeiro),  ABPp Seção Brasilia, ABPp-Es (núcleo Espírito Santo) ABPp- RS (Rio Grande do Sul), ABPp-MG(Minas Gerais):   terão 15% de desconto no plano escolhido.
-  2 o 3  cursos: 15% de desconto
  -Consulte-nos sobre descontos especiais para grupos.
 
Procedimentos de efetivaçãode inscrição (até 10/06/2012):
 1) EmBrasil: efetivar o pagamento relativo à inscrição: depósitobancário, transferência ou depósitoon-line em Reais no Banco Itaú  (total ou primeiraparcela):
Dados bancários:
Banco ItaúUnibanco S.A. (Banco Nro. 341)
Ag. 0067
Cta. cte.Nro. 72784-2
Titular:Alicia Tereza G. F. Goncalves
CPF631-55800 097

2) Enviar via e-mail seus dados e  comprovante de pagamentoa:   epsiba@epsiba.comespacioepsiba@gmail.com
1) Nome
2) E-mail 1
3) E-mail 2
4) Telefone
5) Fax
6) Endereço completo/ Cidade de residência /Estado/CEP
7) Formação e /ouestudos em curso
8) Cursopretendido
9) é sócioda ABPp ?
10)Depósito/transferência: Enviar comprovante ou informar dados do pagamento: data, Valor, Nro.Caixa Eletrônico, Depósito (CEI/DOC/TBI/DI) Nro.

Enviaremos  una confirmação  para oseu e-mail.
 INFORMAÇÕES:
 Atraves do email  epsiba@epsiba.comou espacioepsiba@gmail.cominformando: nome, profissão, cidade de residência e nome do Curso de seuinteresse. 
 Ficamos à disposiçãopara eventuais esclarecimentos que se façam necessários

Podem consultar maisinformações sobre estas e outras propostas em: www.epsiba.com

Carhué436 – Cidade de Buenos Aires - Argentina
Telefax:(005411) 4641 0272
epsiba@epsiba.com
aliciafernandezpsicopedagoga@gmail.com

Obs.: Caso queira sair da nossalista, basta retornar este e-mail colocando remover no assunto.

También puedeescribirnos a epsiba@epsiba.com
espacioepsiba@gmail.com
www.epsiba.com
_______________________________
E.Psi.B.A.
Carhué 436 - Cdad. de Buenos Aires -CP: 1408 - Argentina
Telefax: (005411) 4641-0272
www.epsiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário