segunda-feira, 28 de maio de 2012

Cursos breves a distância - Junho 2012 - com ALICIA FERNÁNDEZ (Argentina​) e JORGE GONCALVES DA CRUZ (Argentina​).

E.PSI.B.A. 
ESPACIO  PSICOPEDAGÓGICO  BRASILEIRO-ARGENTINO
DIRETORA: Psp. ALICIA FERNÁNDEZ

Um espaço de formação, investigação e intervenção  em torno da Psicopedagogia clínica

PSICOPEDAGOGÍA

Cursos breves a distância - Junho 2012

Autores e docentes:  Psp. ALICIA FERNÁNDEZ (Argentina) e o Ps. clínico JORGE GONCALVES DA CRUZ (Argentina).

CURSO 1
CURSO BREVE A DISTÂNCIA:AUTORIAS VOCACIONAIS
Concepções e recursos da Psicopedagogía clínica para intervir na promoção de autorias vocacionais e ocupacionais no trabalho psicopedagógico com crianças, adolescentes e adultos.
DURAÇÃO: 2 meses -  Inicio: 11/06/2012  Término: 10/08/2012
CARGA HORÁRIA:  80 horas à distância . Certificado impresso será emitido via correio postal.

CURSO 2
CURSO BREVE A DISTÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O  “DIAGNÓSTICO” DE TDA/TDAH
.O “diagnóstico” de TDA (Transtorno por déficit de atenção) e TDAH (Transtorno por déficit de Atenção com hiperatividade).  Um enfoque crítico sobre a biologização do mal estar e a medicalização da infância e da adolescência.  Contribuições psicopedagógicas para pensar e intervir frente às vicissitudes da “capacidade atencional”. Promovendo caminhos de autoria ante os novos modos atencionais, na era telemática.
*DURAÇÃO: 2 meses Inicio: 13/06/2012  Término: 13/08/2012
*CARGA HORÁRIA:  80 horas à distância . Certificado impresso será emitido via correio postal

CURSO 3
 CURSO BREVE A DISTÂNCIA: PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS
Como escutar/acompanhar os trajetos da adolescência ante as problemáticas atuais?
*DURAÇÃO: 2 meses Inicio: 15/06/2012  Término: 15/08/2012
*CARGA HORÁRIA:  80 horas à distância . Certificado impresso será emitido via correio postal

TEMAS:

CURSO 1
 AUTORIAS VOCACIONAIS

I) IDEIAS NODAIS DA PSICOPEDAGOGIA PARA O TRABALHO DE AUTORIAS VOCACIONAIS:
.A autoria de pensamento como objeto do trabalho psicopedagógico.  As autorias vocacionais e profissionais. O movimento entre escolher e decidir. Eleger vs. Optar. Informação, conhecimento e saber, na era telemática.. Propostas e recursos para trabalhar com crianças, adolescentes e adultos.
II) A PROPOSTA DE AUTORIAS VOCACIONAIS,  COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS:
.O por quê da proposta de Autorias Vocacionais. Suas diferenças e contribuções a Orientação Vocacional. Promovendo autorias vocacionais nos contextos atuais.
III)“PROJETO IDENTIFICATÓRIO” E  “PROJETO VOCACIONAL/OCUPACIONAL” NOS CONTEXTOS ATUAIS:
.Podemos falar de “identidade profissional ou ocupacional”?.  A construção identitária. Promovendo espaços de “heteroestima” .
IV) TRABALHO DE REENCONTRO COM A PRÓPRIA ELEIÇÃO VOCACIONAL DO PROFISSIONAL.
.Procurando espaços de reencontro com nossas próprias eleições vocacionais. O trabalho de promoção de autorias vocacionais entre os professores e profissionais. Questionamento à denominada “Síndrome de Burn-out”.
V) RECURSOS PSICOPEDAGÓGICOS. APRESENTAÇÃO DE FERRAMENTAS, PROPOSTAS DE TRABALHO E EXPERIÊNCIAS PSICOPEDAGÓGICAS NO TRABALHO DE AUTORIAS VOCACIONAIS COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS.
.Como propiciar a capacidade de eleger. Do impossível à decisão passando pelo possível e o provável.
.Novos recursos psicopedagógicos: SPA (Situação Pessoa Aprendendo), SPB (Situação Pessoa Brincando) e SPT (Situação Pessoa Trabalhando). M.B. (Múltiplas biografias para projetar-se a um futuro)

CURSO 2
 CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O  “DIAGNÓSTICO” DE TDA/TDAH
·   O “diagnóstico” de TDA (Transtorno por déficit de atenção) e TDAH (Transtorno por déficit de Atenção com hiperatividade).
·   Contextos sócio-culturais e a atencionalidade: Um enfoque crítico sobre a biologização do mal estar e a medicalização da infância e da adolescência.   Crianças e adolescentes: desatentos ou desatendidos?. A sociedade desatenta e hiperativa: medica o que produz.
·   A capacidade atencional: uma leitura Psicopedagógica.  A aprendizagem da capacidade de atender. Como se atende ao objeto de conhecimento?. O atender, a inteligência e o criar.  Ato criativo.  .Atencionalidade e criatividade.
·   .Os novos modos atencionais nos tempos da Internet e os “vídeo-game”.
·   “Diagnóstico” nas dificuldades de Atenção:  Diagnosticar ou rotular? O que determina o abuso no “diagnóstico” de TDA e a sobre-medicação?
·  Intervenções psicopedagógicas com meninos/as, pais e professores. Contribuições psicopedagógicas para intervir frente às vicissitudes da “capacidade atencional” Promovendo caminhos de autoria ante os novos modos atencionais.
·   Apresentação  da Investigação S.P.P.A. “Situação Pessoa Prestando Atenção”: Investigação psicopedagógica tendente a explorar as novas modalidades atencionais nas crianças, adolescentes e adultos. Apresentamos material clínico e Entrevistas SPPA: como ferramenta diagnóstica e de intervenção psicopedagógica em torno das vicissitudes da capacidade atencional.

CURSO 3
 PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS
I-CONTEXTOS SOCIAIS E ADOLESCÊNCIA:  novos modos de “adolescer”-crescer- . Violências e fustigamentos nas escolas (“Bullying?”).  Condutas temerárias em contextos urbanos hostilizantes (esportes radicais, parkour...). “Pichações”, Blogs…  O que e como escrevem os adolescentes fora da Escola?.   Fotologs e redes sociais na Internet. Uma leitura psicopedagógica.
II-OS TRABALHOS PSÍQUICOS DO ADOLESCENTE. Uma leitura Psicopedagógica:  Construção do “nós”. O grupal. Função subjetivante de “os/as amigos/as”. Construir-se um passado para projetar-se ao futuro. O aprender como um modo de se re-situar frente ao passado. Do brincar ao trabalhar passando pelo aprender: uma travessia de descontinuidades.  Da casa à rua (ou do familiar ao extra-familiar).  Reconstrução e re-significação das primeiras aprendizagens.  A “Adolescência” como oportunidade.
III-IDEÍAS NODAIS DA PSICOPEDAGOGÍA:  Autoria de pensamento e os trajetos da adolescência.   “Modalidades de ensino” e “Modalidades de aprendizagem. Que modalidades ensinantes predominam no mundo extra-familiar dos adolescentes?  Dispositivo de análise psicopedagógico:  Posições ensenantes feridoras. Modalidades ensinantes facilitadoras.
IV-INTERVENÇÕES e PROPOSTAS PSICOPEDAGÓGICAS POSSIVEIS:  Repensando nossas práticas ante as problemáticas atuais.  Intervenções clínico-psicopedagógicas com púberes e adolescentes.   Como escutar/acompanhar os trajetos da adolescência?  Reposicionar-nos ante a diversidade:  propiciando espaços grupais nos que o fustigamento entre pares não possa crescer.

MODALIDADE DOS CURSOS:
Inteiramente através da Internet, sem horários prefixados:
Envio por email dos materiais dos Cursos: cada participante pode enviar por email consultas aos   autores/professores Alicia Fernández e Jorge Gonçalves da Cruz, que   responderão também por email dando lugar a um intercâmbio em torno dos   materiais.
Os participantes receberam uma senha de acesso que lhes   permitirão ingressar à Aula Virtual de nosso site web (materiais   complementários sobre o tema em formato audiovisual,  tais como   imagens, vídeos, artigos e apresentações em formato PowerPoint.

IDIOMA: Os Módulos teóricos são enviados em português ou espanhol, segundo a preferência do participante. 

Um certificado impresso será enviado via correio postal.  Certificados expedidos por E.Psi.B.A. como curso livre.

AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES DOS CURSOS:
 Psicopedagoga ALICIA FERNÁNDEZ e Psicólogo clínico JORGE GONÇALVES DA CRUZ

Alicia Fernández é Psicopedagoga, com especializações em Psicopedagogia clínica e em Psicodrama.
.Autora das seguintes obras: “A inteligência aprisionada”, “A mulher escondida na professora”, “O saber em jogo”, “Os idiomas do aprendente”, “Psicopedagogia em Psicodrama”, “A capacidade de atenção” editadas em espanhol e português.
.Título Membro Honorário da ABPp -Associação Nacional de Psicopedagogia do Brasil.
.Docente na Universidad de Buenos Aires (Pós-graduação da Faculdade de Psicologia) e da Universidad del Salvador, Buenos Aires.
.Palestrante e docente convidada em numerosas Universidades e Associações da América e Europa.
.Fundadora e co-diretora de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio.

Jorge Gonçalves da Cruz é Psicólogo clínico, psicodramatista. Psicoterapeuta.
.Docente na Universidad de Buenos Aires (Faculdade de Psicologia).
.Palestrante e docente convidado em numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa.
.Fundador e co-diretor de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio e da Revista E.Psi.B.A.
.Assessor de numerosas instituições educativas.

PÚBLICO ALVO:
Estudantes, professores e profissionais de Educação, Pedagogía, Psicopedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia e Licenciaturas e demais profissionais que desde outras disciplinas se interessem pelas temáticas a abordar.

INVESTIMENTO:
Curso 1: Autorias vocacionais

Curso 2:TDA

Curso 3:Adolescência

1 x R$ 400,00 à vista
 (ou 2 x R$ 240*)

1 x R$ 380,00  à vista
(ou 2 x R$ 230*)

1 x R$ 390,00 à vista 
(ou 2 x R$ 235*)

Descontos:  Associados da ABPp Seção-Brasilia,   ABPp-Es, ABPp-MG, ABPp- RJ,  ABPp-RS:   terão 15% de desconto no plano escolhido.

INFORMAÇÕES / RESERVA DE VAGA:  
Até 10/06/2012 através do email  epsiba@epsiba.com ou espacioepsiba@gmail.com

Enviar via e-mail seus dados a:   epsiba@epsiba.com  e  espacioepsiba@gmail.com
1) Nome
2) Cidade de residência /Estado/CEP
3) Formação e /ou estudos em curso
8) Curso/s pretendido/s

Enviaremos  dados para pagamento para o seu e-mail.

Site E.Psi.B.A.:   www.epsiba.com

 Carhué 436 -CP 1408- Cidade de Buenos Aires - Argentina 
Telefax: 005411 4641 0272

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