segunda-feira, 11 de maio de 2015

Formação Continuada
ARTETERAPIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
150 horas
Inscrições Abertas
 
Descrição
Podemos não notar em nosso dia a dia, mas a arte esta presente em todos os lugares e afetam nossas emoções sem que percebamos, e que nos influencia diretamente na tomada de decisões e no aprendizado da leitura do mundo.
Somos seres racionais e emocionais, e por sermos assim, temos a capacidade de aprender.
A Arte é uma linguagem que dialoga com a mente emocional. Alegria, angústia, abandono, tristeza, revolta, poder, entusiasmo são mensagens emocionais que recolhemos e transportamos através das expressões artísticas nas suas mais diversas modalidades: música, literatura, poesia, dança, teatro, pintura, escultura, etc.
Este curso pretende ampliar o universo das pessoas portadoras de deficiência [físicas, mentais ou intelectuais] que através da arteterapia irá promover melhoras em todos os processos de aprendizagem.

Objetivos
  • Capacitar professores e profissionais que trabalham com deficiência sobre a importância da arteterapia nos processos de aprendizagem;
  • Estudar as características de pessoas portadoras de deficiências para favorecer o seu aprendizado e sua aquisição de conhecimento nos aspectos educacionais e psicossociais.

Público
Pedagogos, psicopedagogos, professores, educadores, coordenadores pedagógicos,diretores de escolas, estudantes de pedagogia e licenciaturas, estagiários na área de educação, fonoaudiólogos, estudantes de fonoaudiologia, terapeutas ocupacionais, arteterapeutas, arte-educadores, psicólogos, estudantes de psicologia, profissionais com formação universitária que atuem na área de saúde e demais profissionais interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre Arteterapia na Educação Inlcusiva.

Disciplinas do Curso
Carga horária total 150 horas

1 - DIDÁTICA ESPECIAL
Ementa:Planejamento das atividades pedagógicas. Métodos e técnicas de ensino da escrita e da leitura. Métodos e técnicas do ensino da matemática.
Jogos e dinâmicas no processo de aquisição do aprendizado. Informática Educativa.
Objetivo: oferecer o conhecimento da didática em Educação Inclusiva.
Carga Horária: 20 horas

2 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA (crianças, jovens e adultos)

Ementa: Conceitos de inclusão. Adaptações curriculares. Necessidades educativas especiais relacionadas aos distúrbios sensoriais, físicos e mentais. Ensino profissionalizante e mercado de trabalho: empregabilidade. A cidadania na inclusão.

Objetivo:Aprofundar o conhecimento do trabalho em sala de aula com PNEEs, bem como favorecer sua inclusão no mercado de trabalho.
Carga Horária: 20horas

3 - NEUROBIOPSICOLOGIA DO CONHECIMENTO
Ementa: Funções gerais do sistema nervoso: recepção e interpretação de informações e elaboração de respostas. Noções de fisiologia do encéfalo. Desenvolvimento cognitivo, emocional e relacional. Múltiplas inteligências. Pensamento e linguagem. Desenvolvimento das percepções, sensações e motricidade. Patologias Neurológicas e Psiquiátrica.
Objetivo: buscar o ensino dos aspectos neuropsicológicos do desenvolvimento do indivíduo, bem como do processo de amadurecimento de seu sistema neurológico.
Carga Horária: 40 horas

4 - POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E O ECA
Ementa:Constituição e a inclusão. Políticas sociais para os PNEES. Sistema Educacional Brasileiro. Plano Nacional de Educação. Estatuto da Criança e do Adolescente e os PNEEs.
Objetivo:Discutir as políticas públicas para a educação inclusiva e a validade do ECA no ambiente educacional.
Carga Horária: 10 horas

5- BIOÉTICA
Ementa: Estudo do tema do agir humano e da problemática da ética e da
moral individual e social aplicadas, cientificamente, na Bioética ou nas
pesquisas e prestações de serviço em arteterapia educacional.
Objetivo: Ampliar questões fragmentadas pela modernidade, agregando diferentes visões e possibilidades na busca de opções e caminhos para a solução de dilemas, com a finalidade de impulsionar o ser humano a pensar sobre sua complexidade.
Carga Horária: 10 horas

6 -ARTETERAPIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Ementa: Histórico da arteterapia. A psicologia analítica de Jung. Técnicas expressivas, linguagem dos materiais. Consignas. Arteterapia na educação. Arteterapia na educação inclusiva.
Objetivo: favorecer a utilização da arteterapia em ambiente educacional como fator coadjuvante na prevenção de dificuldades de aprendizagem de origem emocional.
Carga Horária: 40 horas

7 - RELATO DE EXPERIÊNCIA
Ementa: Acompanhante terapêutico de um paciente neurológico utilizando técnicas corporais e/ou de arteterapia;
Objetivo:Vivenciar a experiência teórica de um ateliê terapêutico com paciente com neuropatologia através da arteterapia e a linguagem corporal expressiva.
Carga Horária: 10 horas

O inscrito receberá uma apostila contendo todos os módulos e materiais no final do curso.
Investimento: R$ 150,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário