segunda-feira, 11 de maio de 2015

Construção da Linguagem e Arteterapia
Autora e Professora:Sonia Branco
80 Horas
Inscrições Abertas

Descrição
O curso oferece conteúdos teóricos sobre os pensamentos de WallonRudolf Steiner e Piaget a respeito do desenvolvimento de crianças de 0 a seis anos de idade, em seu aspecto lingüístico e de apreensão do conhecimento. Também permeia pela utilização das artes como mediador desta aprendizagem, com técnicas de arteterapia e fornece informações sobre as dificuldades e distúrbios de aprendiazado, como vencê-los e como identificá-los.
Serão apresentadas as etapas do desenvolvimento da linguagem em pessoas portadoras de deficiência sensorial (visuais e auditivas) e os portadores de deficiência mental para o aprendizado.

Objetivos
Oferecer aos participantes o conhecimento do desenvolvimento da comunicação em crianças em idade de 0 à 6 anos, suas dificuldades e como preveni-las através de intervenções de técnicas de arteterapia.

Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de reconhecer as etapas do desenvolvimento da linguagem em crianças de 0 à 6 anos, bem como as possibilidades de dificuldades de aprendizagem ou distúrbios de linguagem para encaminhamento aos profissionais competentes e proporcionar o conhecimento de técnicas de arteterapia educacional para prevenção dos distúrbios de linguagem durante sua aquisição.

Público
Pedagogos, psicopedagogos, professores, educadores, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas, estudantes de pedagogia e licenciaturas, estagiários na área de educação, fonoaudiólogos, estudantes de fonoaudiologia, terapeutas ocupacionais, arteterapeutas, arte-educadores, psicólogos, estudantes de psicologia e demais profissionais interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto.

Conteúdo Programático – 80 horas
Módulo I
Teoria de Piaget

Relembra a Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento motor e cognitivo para que possamos traçar um paralelo e compreender de maneira mais científica, as teorias dos pensadores Piaget e Steiner. Epistemologia de Jean Piaget, considerações sobre o Período Pré-Operatório, características do Pensamento Pré-Operacional, O Desenvolvimento na Teoria Piagetiana, Equilibração das Estruturas Cognitivas, Teoria do desenvolvimento mental e problemas da educação e o lúdico na educação infantil.

Módulo II

Apresenta a teoria de Rudolf Steiner. A Pedagogia Waldorf e a utilização do fazer artístico no ensino infantil, fundamental e médio. Fontes epistemológicas, Fontes sócio-antropológicas, Fontes históricas mundiais, Histórico da Pedagogia Waldorf no Brasil e Introdução à Pedagogia Waldorf.
Módulo III
Apresenta a Teoria de Henri Wallon.
Módulo IV
Desenvolvimento da linguagem na humanidade e desenvolvimento do processo comunicativo na criança.
Módulo V
Serão apresentadas as etapas do desenvolvimento da linguagem em pessoas portadoras de deficiência sensorial (visuais e auditivas) e os portadores de deficiência mental para o aprendizado.
Módulo VI
Consciência fonológica e semântica, definições. Exercícios para o estímulo das rotas semânticas - fonológicas. O aprendizado através da consciência fonológica e lexical, consciência de palavras, consciência da sílaba, consciência fonêmica.
Módulo VII
O aprendizado da comunicação através das consciências fonológicas e semânticas.


Módulo VIII
Introdução da Arteterapia
Intervenções de técnicas de arteterapia

Com a prática individual será composto um Programa fonoaudiológico preventivo em linguagem oral e escrita e um Programa de Arteterapia Educacional.

O inscrito receberá uma apostila contendo todos os módulos e materiais após o encerramento do curso.
Investimento: R$ 80,00

Um comentário: