quinta-feira, 4 de setembro de 2014

NTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Damaris Pereira Ribeiro
Psicopedagoga clínica e institucional
A construção do conhecimento e o aprender são processos espontâneos do ser humano que começam desde o nascimento e se estende pela vida toda, assim sendo, estão envolvidos em uma complexidade enorme de fatores e estes por sua vez, influenciam todo esse processo.
A intervenção psicopedagógica, busca através dos vários campos do conhecimento entender como se resgata a aprendizagem daquele sujeito que apresenta dificuldades, desse modo, a intervenção faz-se necessária e eficaz pois a mesma busca meios facilitadores levando em conta a objetividade e a subjetividade, que contribuem sistematicamente pois seu enfoque é procurar direções para estabelecer o conhecimento através de recursos capazes de despertar o desejo de aprender.
Sabe-se que as dificuldades de aprendizagem podem advir de fatores emocionais ou orgânicos, mas é preciso que sejam descobertos para auxiliar no processo educativo que desmotivam o aprendizado, muitas crianças são taxadas de preguiçosas quando na verdade, possuem um transtorno ou uma dificuldade de aprender que se confundem com “aluno fracassado”, “ incapaz” ou “criança difícil”, rótulos frequentes diante dessas situações. O aluno, quando percebe a sua dificuldade pode mostrar desinteresse , desatenção e até mesmo agressividade, pois a dificuldade por sí só, já é um sofrimento e ninguém tem baixo rendimento por vontade própria.
A psicopedagogia utiliza-se de vários campos do conhecimento que buscam entender a aprendizagem humana e suas dificuldades procurando compreender de forma global e integrada os processos cognitivo, emocional, orgânico, familiar, social e pedagógico possibilitando situações de aprendizagem globalizando o pensar, o agir, o sentir e o falar.
Observa-se que a preocupação com as questões relativas a aprendizagem precisam de um novo olhar, de um novo paradigma sob uma ótica abrangente, pois dessa maneira encontra-se resposta para o aprender na sua plenitude.
A dificuldade de grande repercussão atualmente é a dislexia, mas é preciso observar outras dificuldades como: a disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e TDAH (Transtorno déficit de atenção e hiperatividade).
DISLEXIA: dificuldades de leitura e soletração, inversão de sílabas, lentidão na leitura, ao ler sempre pula as linhas etc. segundo os estudiosos a causa é genética.
DISGRAFIA: Associa-se a dislexia, porque a criança inverte e troca as letras e encontra muita dificuldade na escrita, tem letras ilegíveis e muito próxima uma das outras, ao produzir um texto o mesmo fica desorganizado.
DISCALCULIA: Dificuldades com cálculos e números, não identifica, os sinais das quatro operações, não entende enunciados de problemas matemáticos, não quantifica, não compara, não consegue uma sequência lógica
DISLALIA: Dificuldade na fala, pronúncia inadequada de palavras, troca de fonemas, confusão de sons das palavras
DISORTOGRAFIA: Dificuldade na escrita, troca de grafema, não gosta de escrever, aglutina ou separa indevidamente as palavras, não tem percepção e compreensão dos sinais gráficos, pontuação e acentuação.
TDAH(Transtorno déficit de atenção e hiperatividade): Problema de ordem neurológica, os sinais mais ou menos evidentes são: inquietude, desatenção, falta de concentração e impulsividade, É muito comum rotularem crianças e adolescentes como sendo portadores de TDAH ou simplesmente DDA que é o distúrbio déficit de atenção porque o indivíduo apresenta agitação ou nervosismo, importante que um médico neurologista seja consultado pois somente esse profissional poderá fazer esse diagnóstico.
Assim, definir e classificar esses problemas e suas implicações é função da intervenção psicopedagógica. Cumpre a ela desenvolver com coerência e exercitar técnicas numa relação de intercâmbio com outros conhecimentos, critério importante na aquisição do aprender.
Pode-se concluir que, diante de toda a complexidade que envolve a questão da aprendizagem, a intervenção psicopedagógica busca parâmetros visando a sua compreensão e, claro, aplicação. Seus princípios exercem uma função importante dentro da Psicopedagogia já que orientam e iluminam os rumos a serem seguidos, cabendo ao profissional Psicopedagogo buscar identificar as estruturas básicas, os fundamentos integrados a vários outros campos dos saberes na tentativa de resgatar a aprendizagem.
Psico_dourados51@hotmail.com

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