sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Aprendizagem x Cérebro
O Cérebro Trino - de *Paul Maclean
- Segundo o neurocientista Paul Maclean, as partes mais antigas do SNC são formadas pela medula espinhal, o tronco cerebral, formado pelo bulbo e pela ponte (o cérebros posterior), o mesencéfalo ou cérebro médio e, ainda, o cerebelo primitivo. A esse conjunto, ele denominou chassi neural.
Ao longo da evolução, o cérebro humano adquiriu novos componentes que foram surgindo e se superpondo ao chassis primordial, tal qual em um sítio arqueológico : o mais antigo, situando-se embaixo, na parte infero-posterior; o seguinte, em uma posição intermediária e o mais recente, localizando-se anteriormente e por cima dos outros. São eles, respectivamente :
1 - O arquipálio ou cérebro primitivo, é constituído pelas estruturas do chassis, bulbo, cerebelo, ponte e mesencéfalo, acrescidas dos mais primitivos núcleos da base do encéfalo- o globo pálido e pelos bulbos olfatórios e algumas áreas corticais rudimentares. Corresponde ao cérebro dos répteis, também chamado complexo-R.
Esta unidade primitiva é responsável pela autopreservação. É aí que nascem os mecanismos de agressão e de comportamento repetitivo. É aí que acontecem as reações instintivas dos chamados arcos reflexos e os comandos que possibilitam algumas ações involuntárias e o controle de certas funções víscerais (cardíaca, pulmonar, intestinal, etc), indispensáveis à preservação da vida. O desenvolvimento dos bulbos olfatórios e de suas conexões tornou possivel uma análise precisa dos estímulos olfativos e um aprimoramento das respostas orientadas por odores, como aproximação, ataque, fuga e acasalamento.
É também aí, que se esboçam as primeiras manifestações do fenômeno de ritualismo, através do qual o animal visa marcar posições hierárquicas no grupo, estabelecer o próprio espaço em seu nicho ecológico (delimitação de território) e iniciar o "jogo" sexual.
2 - O paleopálio ou cérebro intermediário (dos velhos mamíferos), formado pelas estruturas do sistema límbico. Corresponde ao cérebro dos mamíferos inferiores.
É ele que comanda certos comportamentos necessários à sobrevivência de todos os mamíferos. Que também cria e modula funções mais específicas, as quais permitem ao animal distinguir entre o que lhe agrada ou desagrada. Aquí se desenvolvem funções afetivas, como a que induz as fêmeas a cuidarem atentamente de suas crias, ou a que promove a tendência desses animais a desenvolverem comportamentos lúdicos (gostar de brincar). Emoções e sentimentos, como ira, pavor, paixão, amor, ódio, alegria e tristeza, são criações mamíferas, originadas no sistema límbico. Nos mamíferois superiores este sistema está associado a alguns aspectos da identidade pessoal e participa de certas funções ligadas à memória.
3 - O neopálio, também chamado cérebro superior ou racional (dos novos mamíferos), compreendendo a maior parte dos hemisférios cerebrais ( formados por um tipo de córtex mais recente, denominado neocórtex) e alguns grupos neuronais subcorticais. É o cérebro dos mamíferos superiores, aí incluídos os primatas e, consequentemente, o homem.
Ele é composto de uma rede complexa de células nervosas altamente diferenciadas, capazes de produzirem uma linguagem simbólica, assim permitindo ao homem desempenhar tarefas intelectuais como leitura, escrita e cálculo matemático. O neopálio é o gerador de idéias ou, como diz Paul MacLean - " ele é a mãe da invenção e o pai do pensamento abstrato".
Essas três camadas cerebrais também aparecem, uma após a outra, durante o desenvolvimento do embrião e do feto (ontogenia), recapitulando, cronologicamente, a evolução (filogenia) das espécies, do lagarto até o Homo sapiens. No dizer de MacLean, elas são três computadores biológicos que, embora interconectados, conservam, cada um, "suas próprias formas peculiares de inteligência, subjetividade, sentido de tempo e espaço, memória, motricidade e outras funções menos específicas". Na verdade, são três unidades cerebrais constituindo um único cérebro. (Fonte: http://www.kyonen.med.br)
*Paul MacLean médico e neurocientista estadunidense que se tornou notório por sua teoria do cérebro trino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário