quinta-feira, 3 de abril de 2014


Campanha internacional alerta: Seja amigo da sua voz
No dia 16 de abril, Dia Mundial da Voz, Fonoaudiólogos orientam a população sobre os hábitos saudáveis para manutenção da saúde vocal. Ações de conscientização acontecem em todo o mundo e levam informações sobre como cuidar melhor de um dos recursos mais preciosos que temos: a Voz. No Brasil, quem organiza a campanha é a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) e nessa edição o apresentador Tiago Leifert incentiva a divulgação.
Os Conselhos Regionais de Fonoaudiologia estão envolvidos, em todos os estados, com ações direcionadas de distribuição de material informativo, fóruns de discussão, palestras e mutirões de atendimento. A presidente da Comissão de Divulgação do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), conselheira Ana Cristina Montenegro, reforça que todas as ações são importantes independente do tamanho.

Conforme Ana Cristina explica, não é apenas com aglomeração de pessoas ou grandes cifras de distribuição de material que se realiza uma ação de orientação. "Orientar uma pessoa na fila do ônibus ou entregar material explicativo na unidade de saúde de seu bairro faz a diferença no alcance à população", reforça a conselheira.

Parceria

A presidente do CFFa, Bianca Queiroga, conclama todos os fonoaudiólogos a participarem da campanha e, além de orientar a população, "contribuir para a visibilidade da data e da profissão", relaciona. Bianca faz questão de ressaltar a importância da iniciativa da SBFa e o apoio do CFFa. "Todos os anos o Sistema de Conselhos adere à campanha e em 2014 não pode ser diferente, a cada ano fortalecemos mais a parceria e disseminamos conscientização sobre os cuidados com a voz", complementa.

Essa é a 15ª edição da campanha e em 2014, ano em que temos a realização da Copa do Mundo, a SBFa também chama a atenção aos torcedores e profissionais que podem cometer excessos. “Durante a Copa do Mundo, é comum a voz ser muito utilizada por quem atua com ela profissionalmente e também por quem costuma vibrar nas comemorações, muitas vezes sem perceber os danos que podem estar causando a sua saúde vocal”, diz Irene Marcehsan, presidente da SBFa.

Segundo Márcia Menezes, coordenadora do Departamento da Voz da SBFa, as principais doenças vocais que podem surgir decorrentes do abuso ou mau uso da voz são nódulos, pólipos e edema que apresentam tratamentos diferenciados para cada uma delas, dependendo da gravidade de cada caso.
“De forma geral, as doenças são causadas pelo esforço vocal ao falar alto, ao gritar, ao imitar vozes e pelo uso constante - sem técnicas ou treinamentos adequados. Como consequência, os principais sintomas que surgem são: rouquidão, dor na garganta, esforço para falar, mudança de timbre, pigarro constante.Em caso de persistência dos sintomas por mais de 15 dias, recomenda-se consultar um especialista em Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia”, explica Márcia Menezes.
Para ampliar a educação dos cuidados com a voz, a SBFa desenvolveu uma FAQ (Frequently Asked Questions), que pode ser acessada através dos links abaixo:
Respostas para perguntas frequentes na área de Voz:
Respostas para perguntas frequentes na área de Voz Profissional:
Serviço:
Campanha Dia da Voz
Folder oficial da Campanha: http://migre.me/ixz39
Vídeo oficial: http://migre.me/ixy5T
Atuação política das profissões regulamentadas em discussão
O Fórum dos Conselhos Federais de Profissões regulamentadas promove nos dias 3 e 4 de abril, em Pirenópolis (GO), o IV Simpósio dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas. A proposta é reunir os dirigentes de Conselhos que integram o comitê para refletir e tomar decisões conjuntas sobre a atual situação dos Conselhos frente às políticas que interferem na regulamentação profissional. A presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia Bianca Queiroga, representa a profissão no evento. Mais informações e programação completa no site do CFFa: http://www.fonoaudiologia.org.br/cffa/index.php/2014/04/iv-simposio-dos-conselhos-federais-de-profissoes-regulamentadas-sera-em-pirenopolisgo/
O livro Terapia Fonoaudiológica Baseada em Evidências é editado e organizado pela Pró-Fono. Seus 27 Capítulos foram escritos por 11 bolsistas de produtividade do CNPq (2012), que dividiram as suas autorias com mais 42 orientandos ou ex-orientandos. Para a autoria de cada Capítulo, um dos critérios de inclusão foi que pelo menos um dos autores tivesse pesquisa publicada sobre o tema do Capítulo em revista indexada, levando-se em consideração a credibilidade dos seus trabalhos publicados após a revisão por pares.
Seminário Internacional de Produtos Assistivos
Pela primeira vez no Brasil, acontece no próximo dia 10/04,em São Paulo, o Seminário Internacional de Produtos Assistivos, que tem objetivo de difundir e aprimorar o desenvolvimento de tecnologias no campo da mobilidade, acessibilidade e bem estar das pessoas com deficiência. A vice-presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia, Maria Cecilia Moura, que também é membro da Comissão de Estudos da ABNT sobre a norma ISO 9999, representa a entidade no evento, com a palestra – Produtos Assistivos para Comunicação. Acompanhe tudo pelo site do CFFa em: http://www.fonoaudiologia.org.br/cffa/index.php/2014/04/seminario-internacional-de-produtos-assistivos/


Nenhum comentário:

Postar um comentário