domingo, 24 de novembro de 2013

A Importância e o Significado do Desenho Infantil

Como é sabido, o desenho é utilizado como uma forma de comunicação desde a pré-história, altura em que os homens através de figuras desenhadas nas paredes das cavernas partilhavam as suas atividades e os seus pensamentos. O mesmo se passa com o Desenho Infantil, seja ele feito por um bebé ou por uma criança. Se por um lado, o bebé através de um l...ápis e de uma folha branca dá largas à sua imaginação através de descargas motoras; por outro, a criança através do desenho livre projeta os seus conflitos internos, mesmo nos casos em que não gosta de desenhar.
Assim, a folha branca funciona como um “espelho”: onde as imagens desenhadas não são cópias fiéis da realidade, mas sim cópias da realidade tal como ela é vivida. Este facto observa-se quando é pedido a um grupo de crianças que desenhe um/a menino/a e no final todos os desenhos ficarem diferentes, podendo parecer-se em algo mas nunca sendo iguais. Desta forma, o Desenho funciona como uma ferramenta para exprimir desejos, tensões internas, sonhos e fantasias e até mesmo impulsos agressivos.


Leia texto na íntegra em: http://arteeducacaoemovimento.blogspot.com.br/2013/11/imagem-internet-o-desenho-e-principal.html#.Uo8khNL6UZx


Antropoética - Arte educação e Movimento
https://www.facebook.com/antropoetica.arteeducacaoemovimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário