quinta-feira, 3 de outubro de 2013



www.projetospedagogicosdinamicos.com

12 Dicas de professores para o Dia das Crianças

Postado em 21 de setembro de 2011

Cada escola tem uma realidade econômica e cultural, por isso reunimos várias dicas de professores que vivenciam realidades diferentes. Cada um relatou experiências que foram positivas ou que acreditam ser interessantes para comemorar a data com o encantamento e importância que merece.
Confira as sugestões e envie a sua também.

1- A semana encantada - Profª Denise Ibarra , Lorena SP

Cada criança vai à escola fantasiada de um personagem. A professora também deve participar. Músicas correspondentes ao tema ilustram o momento. São realizadas trocas de livros, dramatizações, vídeos e por fim apresentação de uma dança.

2- Uma programação na semana inteira - Profª Marili Alves – Socorro - SP

Dia do cinema com pipoca; Dia dos brinquedos (cama elástica, castelo de bolinhas, jogos; karaokê), mais pipoca e algodão doce; Dia do circuito: massinha caseira, pintura de rosto, fantasia e massagem; Dia do teatro (nós professoras estamos ensaiando e apresentaremos uma peça no último dia (as crianças não sabem que somos nós) e entregaremos neste dia a lembrancinha - um sapo de garrafa pet e eva, com guloseimas.

3- Resgate cultural - Profª Elis Regina Roesler – Porto Alegre - RS

Oportunizar às crianças o contato com brinquedos e brincadeiras do passado, especialmente se for em conjunto com os pais. Poderia ser um evento tipo "um dia especial na escola".

4- Brincadeiras tradicionais - Profª Leila Maria Almeida – Rio de Janeiro – RJ

Resgatar as brincadeiras de antigamente, como: passa anel, pular corda, barra manteiga, esconde-esconde, batatinha frita 123 e passar um dia bem divertido.

5- A magia do Circo - Profª Marlene Huggler – Rio de Janeiro – RJ

Levar um circo para a escola e além das crianças assistirem ao espetáculo também interagirem como palhaços, malabares, mágica, etc.

6- Presenteando - Mariangela Baston - São José do Rio Preto - SP

Confeccionar como lembrancinha jogo da velha com feltro. O tabuleiro marcado com glitter e sapinhos e joaninhas . Fica muito lindo!

7- Uma semana de atividades diferentes - Gabriela Miller – Rio de Janeiro - RJ

Um dia inteiro de passeio (cansativo, mas bom), convidamos um teatro ou contadores de histórias (com tapete), um dia de cinema (em cada sala acontece um cinema diferente e as crianças podem escolher aonde querem ficar - normalmente, escolhemos filmes de 20 min de duração para as crianças circularem). No utro dia em cada sala uma oficina ou existe um espaço diferente (ex. sala de construções - com diferentes tipos de peças de encaixe (Lego de diversos tamanhos, blocos de madeira etc. sala de casinha de boneca - com fantasias, utensílios domésticos etc. sala de confecção de algo (colares, pinturas etc) e o pátio também fica livre) Em frente a cada sala tem uma placa de um lado verde e de outro vermelho, quando a sala atingiu sua capacidade máxima a professora vira o lado vermelho, assim as crianças se orientam para onde vão. Parecido com o modelo do Jardim Aberto. Para finalizar, na sexta-feira, fazemos um baile. As crianças vêm fantasiadas, desfilam na "passarela", fazemos um lanche coletivo (cada criança contribui com algo) e por último temos um baile - uma sala com música para as crianças dançarem a vontade. É uma semana diferente, descontraída e bem animada.

8- Oficinas originais - Rosemeire Dantas Silva – Sorocaba – SP

Dependendo do espaço e materiais pode-se fazer oficina de beleza com maquiagens e penteados - gel que pinta o cabelo, várias presilhas, lacinhos e kit de maquiagens – as meninas adoram! Outra oficina interessante é a de pintura a dedo e modelagem com argila. Muito concorrida é a “oficina da fantasia": uma sala com vários espelhos e roupas usadas, acessórios doados pelos pais, algumas fantasias confeccionadas em TNT, máscaras confeccionadas em EVA e depois que as crianças se fantasiam , realiza-se um desfile e o premio é uma foto para o mural da escola. Ainda pode se realizar a oficina de caça ao tesouro, de gincanas utilizando corda, bambolês, bexigas, corrida com ovo na colher, corrida de saco, pular obstáculos etc.

Outra oficina que as crianças amam é a " Discoteca", onde se faz uma decoração com vários CDs usados doados pelos pais, decora-se o teto pendurando os CDs, nas paredes desenhos de instrumentos musicais feitos em EVA. Uma pessoa da escola sendo o DJ toca as músicas prediletas das crianças ( antes é realizada uma pesquisa para saber quais músicas elas gostam). Em nossa escola costumamos comprar alguns acessórios para dar pras crianças como passaporte pra entrar na discoteca, pulseira, flu-flu de cabelo, arquinhos com luzes, entre outros. Outra oficina que faz sucesso é o "dia do pijama", onde todas as crianças, professores , vão para a escola de pijama, fazemos um desfile e em seguida a danças dos pijamas. Na saída as crianças ganham uma pantufa feita em EVA com um bombom dentro.

9- Diversão e cultura - Profª Cátia Silveira – Canoas – RS

Trabalho em uma escola pública e este ano vamos usar um pouco do dinheiro arrecadado na Festa Junina para comemorar durante dois dias. Em um deles com brinquedos infláveis e no outro um teatro na secretaria de cultura com direito a pipoca e algodão doce. De lembrança as crianças receberão potinhos de bolas de sabão... Tri legal, não acham?

10- Show de talentos - Profª Sabrina Ribeiro – Goiânia - GO

Onde trabalho já é tradição fazer o Show de talentos. Os alunos
gostam tanto que começam a ensaiar no início do ano. Além disso, fazemos o baile de príncipes e princesas com direito a valsa e carruagem.

11- Concurso de dança - Maria Alice de Melo Santos Moraes, Itapeva/SP

O professor providencia CDs de músicas infantis e incentiva brincadeiras com bolas de sabão, dança da cadeira, realiza ainda brincadeiras com o corpo: mímicas, ginástica historiada, imitações, morto-vivo,etc.

Outra ideia interessante é a tarde de pipa com concurso das mais originais.

Ainda é possível organizar uma gincana com tarefas, como:

Corrida da roupa - Um varal amarrada (cadeira) pendurar duas camisetas uma para cada equipe.

Ao sinal o primeiro aluno de cada fileira deverá ir até o varal colocar a camiseta e retornar para sua equipe tirar a camiseta e entregar para o próximo companheiro, este deverá vestir a camiseta ir até o varal tirar a camiseta e pendurara-la.

Separar cereais - Pratos descartáveis ou vasilhas com arroz, feijão/ feijão e macarrão. Duas fileiras, ao sinal o primeiro aluno de cada fileira deverá ir até a seu prato e separar os cereais.

Copo voador - Um copo descartável e um barbante fino ou linha de sapateiro. O barbante deverá estar amarrado nas extremidades e o copo descartável com um furo para passar o barbante. Ao sinal o primeiro aluno de cada equipe deverá sobrar o copo para que ele chegue do outro lado do barbante.

Abre e fecha - Duas garrafas pet com tampas. Ao sinal do primeiro aluno de cada fileira deverá abrir a garrafa e passar para o companheiro de trás este deverá fechar a garrafa, assim sucessivamente.

12- Caminhada pelos Direitos das Crianças - Profª Zezinha Fernandes –Itacoatiara –Caminhada pelos direitos das crianças Amazonas

Observei que normalmente as festas são sempre uma semana de programação e para o dia a costumeira festinhas, comes e bebes e lembranças. O outro dia segue a rotina. Isto para mim se tornou uma inquietação. Partindo dai, idealizei um projeto caminhada pelo direito das crianças, cada ano é abordado um tema. Já estamos trabalhando para este ano, a 8ª caminhada, a ideia deu tão certo que neste dia, todas as escolas do município participam, fazemos sempre um mês antes o trabalho com a comunidade, ano passado foi trabalhado o tema "Pedofilia é um crime que enoja”, estaremos abrangendo o mesmo tema, por conta da grande necessidade de fazer um trabalho prevenção, com incentivo a denúncia. Temos como parceiros a policia militar e o conselho tutelar. Não trabalho com lembranças, cada pai compra uma camiseta para ele e para sua criança, com o slogan da campanha.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário