CURSOS BREVES A DISTÂNCIA com
Alicia Fernández, a psicopedagoga argentina autora de “A inteligência
aprisionada”.
E.PSI.B.A.
ESPAÇO PSICOPEDAGÓGICO BRASILEIRO-ARGENTINO
Temos a honra de convidar para os CURSOS BREVES
A DISTÂNCIA com Alicia Fernández, a psicopedagoga argentina autora de “A
inteligência aprisionada”.
- Modalidade: a serem desenvolvidos inteiramente através da Internet.
- Data de início: em OUTUBRO 2013.
- Duração: 2 meses.
- Autores e tutores: Alicia Fernández
(Argentina) y Jorge Gonçalves da Cruz (Argentina).
Esperamos
tê-los juntos conosco nesta experiência de intercâmbio e produção!
CURSOS A DISTÂNCIA:
Conversando com a Psicopedagoga
Alicia Fernández
OUTUBRO - INSCRIÇÕES ABERTAS:
CURSO 1 CURSO BREVE A
DISTÂNCIA: AUTORIAS
VOCACIONAIS.
Data de início: 08/10/2013 –Data de término:
09/12/2013
A orientação vocacional-proffisional, segundo a
abordagem da Psicopedagogia clínica. O trabalho de promoção de autorias
vocacionais e profissionais com crianças, adolescentes e adultos. Novos
recursos psicopedagógicos e ferramentas para o trabalho clínico em
consultórios, instituições e escolas, nos dias atuais.
Carga horária: 80 horas. (Certificado impresso será enviado por
correio postal)
CURSO 2 CURSO BREVE A
DISTÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA
PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O “DIAGNÓSTICO” DE TDA/TDAH.
Data de início: 10/10/2013 –Data de término:
10/12/2013
A
capacidade atencional: uma leitura Psicopedagógica. O “diagnóstico” de TDA
(Transtorno por déficit de atenção) e TDAH (Transtorno por déficit de Atenção
com hiperatividade). Os novos modos atencionais nos tempos
da Internet e os “vídeo-game”. “Diagnóstico” nas dificuldades de Atenção. Contribuições
psicopedagógicas para intervir frente às vicissitudes da
“capacidade atencional” com meninos/as, pais e professores. Investigação
S.P.P.A. “Situação
Pessoa Prestando Atenção”.
Carga
horária: Certificado
horária: 80 horas (certificado impresso será enviado por correio postal)
CURSO 3 CURSO BREVE A DISTÂNCIA: PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA NOS
CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS .
Data de início: 12/10/2013 –Data de término:
12/12/2013
Contextos
sociais e adolescência. Novos modos de “adolescer”-crescer-. Idéias nodais da
Psicopedagogía. Como escutar/acompanhar os trajetos da adolescência ante as
problemáticas atuais?
Carga
horária: Certificado
horária: 80 horas (certificado impresso será enviado por correio postal)
MODALIDADE: totalmente a distância (Internet)
De acordo a um cronograma se enviam por email
os materiais do Curso (Módulos teórico-clínicos). A partir da leitura
cada participante pode enviar aos professores consultas e comentários dando
lugar a um intercâmbio em torno dos materiais. Desde o início do curso, os
alunos terão acesso a comunicação via e-mail com os professores Alicia
Fernández e Jorge Gonçalves da Cruz.
A sua vez todos os intercâmbios são re-enviados aos
participantes para irem acompanhando as reflexões, as questões que vão surgindo
a partir da leitura. O nível de participação neste intercâmbio depende dos
interesses, possibilidades e percursos singulares de cada participante, ou seja
não há pautas formais ao respeito.
Não é
necessário que os participantes se conectem a Internet em um dia ou horário
determinado.
AMBIENTE
DE ENSINO VIRTUAL: Os
participantes receberam uma senha de acesso que lhes permitirão ingressar à
AMBIENTE DE ENSINO VIRTUAL de nosso site web. No momento em que desejem, os
participantes poderão aceder lá aos materiais do curso. No “ambiente de ensino
virtual” você vai a encontrar:
- Apresentação do curso (modalidade, calendário,
certificados)
- Conteúdo do curso (módulos teórico-clínicos)
- Materiais adicionais sobre as temáticas do
Curso: artigos, apresentações em formato PowerPoint, mapas conceituais,
materiais complementários em formato audiovisual (vídeos, slides, etc.).
Sua senha será válida durante os dois meses em que
se desenvolverá o Curso. Podem ingressar ao site no momento em que desejem. Alunos decidir quando deve consultar e imprimir os documentos
on-line ou quando baixá-los para um computador, de acordo com a disponibilidade
de tempo.
AUTORES
DOS MATERIAIS E DOCENTES DOS CURSOS:
Alicia Fernández é Psicopedagoga, com especializações em
Psicopedagogia clínica e em Psicodrama.
.Autora das seguintes obras: “A inteligência
aprisionada” (ArtMed, 1989), “A mulher escondida na professora” (ArtMed, 1992),
“O saber em jogo” (ArtMed, 2000), “Os idiomas do aprendente” (ArtMed, 2000),
“Psicopedagogia em Psicodrama” (Vozes, 2000) e “A atenção aprisionada” (Grupo
Pensa, 2011) editadas em espanhol e português.
.Título Membro Honorário da ABPp -Associação
Nacional de Psicopedagogia do Brasil.
.Docente na Universidad de Buenos Aires
(Pós-graduação da Faculdade de Psicologia) e Professora Titular da Universidad
del Salvador, Buenos Aires.
.Docente convidada, palestrante e conferencista
convidada em numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa.
.Fundadora e diretora de E.Psi.B.A. Espaço
Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio.
Jorge Gonçalves da Cruz é Psicólogo clínico. Psicodramatista.
Psicoterapeuta.
.Docente na Universidad de Buenos Aires
(Faculdade de Psicologia).
.Docente convidado, palestrante e conferencista em
numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa.
. Autor de diversos artigos sobre psicologia
clínica, psicanálises, temas educacionais e psicopedagógicos
.Fundador e co-diretor de E.Psi.B.A. Espaço
Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio e da Revista E.Psi.B.A.
.Assessor de numerosas instituições educativas.
OBJETIVOS:
Propomos-nos gerar um espaço de intercâmbio e
reflexão compartilhada entre os participantes (residentes em diferentes países)
e os autores/professores. Intercâmbio no qual cada un@ possa regular sua
participação e se incluir de acordo a seus percursos singulares, interesses e
disponibilidade.
CONTEÚDO
DOS CURSOS:
CURSO
1: AUTORIAS VOCACIONAIS
I) A orientação vocacional-proffisional, segundo a
abordagem da Psicopedagogia clínica
. A orientação vocacional, junto a crianças,
jovens e adultos.
.A Orientação Vocacional na escola.
. A Orientação vocacional no consultório.
.A proposta de “AUTORIAS VOCACIONAIS”. Suas
diferenças e contribuições a Orientação vocacional.
II)Noções
centrais da Psicopedagogia clinica para o trabalho de “Autorias vocacionais”.
.A autoria de pensamento como objeto do trabalho
psicopedagógico.
.As autorias vocacionais e profissionais.
.O movimento entre escolher e decidir. Eleger vs.
Optar.
. Informação, conhecimento e saber, na era
telemática.
. “Projeto identificatório e projeto
vocacional/ocupacional, nos contextos atuais.Podemos falar de “identidade
profissional ou ocupacional”?.
.A construção identitária. Promovendo espaços de
“heteroestima” .
III) Trabalho de reencontro com a própia eleição
vocacional do profissional.
.Procurando espaços de reencontro com nossas
próprias eleições vocacionais.
.O trabalho de promoção de autorias vocacionais
entre os professores e profissionais.
.Questionamento à denominada “Síndrome de
Burn-out”.
IV) Ferramentas para o trabalho clínico em
consultórios, instituições e escolas
.A posição do “orientador
vocacional” nos dias atuais.
.Apresentação de ferramentas, propostas de trabalho
e experiências psicopedagógicas no trabalho de autoias vocacionais com
crianças, adolescentes e adultos.
.Como propiciar a capacidade de eleger. Do
impossível à decisão passando pelo possível e o provável.
.Novos recursos psicopedagógicos:
SPA (Situação Pessoa Aprendendo). SPB (Situação
Pessoa Brincando) e SPT (Situação Pessoa Trabalhando). M.B. (Múltiplas
biografias para projetar-se a um futuro)
CURSO 2: CONTRIBUIÇÕES
DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O QUESTIONADO “DIAGNÓSTICO” DE TDA/THDA
I- O “diagnóstico” de TDA (Transtorno por déficit de
atenção) e TDAH (Transtorno por déficit de Atenção com hiperatividade).
II-Contextos sócio-culturais e a atencionalidade:
§ Um enfoque crítico sobre a biologização do mal
estar e a medicalização da infância e da adolescência.
§ Crianças e adolescentes: desatentos ou
desatendidos?.
§ A sociedade desatenta e hiperativa: medica o que
produz?.
III-A capacidade atencional: uma leitura
Psicopedagógica:
§ A aprendizagem da capacidade de atender.
§ Capacidade de atender em sua relação com a
capacidade lúdica.
§ Atender e aprender.
§ Capacidade de atender e ambiente facilitador
do brincar.
§ Como se atende ao objeto de conhecimento?.
§ O atender, a inteligência e o criar. Ato
criativo. .Atencionalidade e criatividade.
§ Atenção, construção e história. Variações
nas modalidades atencionais.
IV- “Diagnóstico”
nas dificuldades de Atenção:
§ A que chamamos diagnóstico psicopedagógico
clínico?
§ As perturbações na aprendizagem expressam uma
mensagem que sempre é singular.
§ Diagnosticar ou rotular? O que determina o abuso
no “diagnóstico” de TDA e a sobre-medicação?
V-Os novos modos atencionais nos tempos
da Internet e os “vídeo-game”:
§ Mudanças na modalidade de percepção na era
telemática.
§ Transformação dos modos de representação na era
telemática.
§ Representação do tempo. Representação do espaço.
Representação do corpo. Jogos eletrônicos e espaços do brincar. Corporeidade e
subjetivação. Os “corpos-caderno”. Corpo, aprendizagem e ato criativo na era
telemática. Corporalidade e subjetivação.
§ Questões de gênero e atencionalidade.
VI – Propostas e ferramentas de abordagem clínica e
educacional. Contribuições psicopedagógicas para pensar e intervir frente às vicissitudes
da “capacidade atencional” e da “atividade” pensante.
§ Apostando promover a atividade pensante em lugar
das hiperatividades e os déficits.
§ Intervenções psicopedagógicas com meninos/as, pais
e professores.
§ Novas modalidades de intervenção que
permitam o trabalho com as crianças de hoje.
§ Promovendo
caminhos de autoria ante os novos modos atencionais.
VII -
Apresentação da Investigação
S.P.P.A.
Ferramenta
teórico-clínica para os profissionais que desenvolvem o seu trabalho em
clínicas, consultórios, escolas ou outras instituições. “Situação Pessoa Prestando Atenção”: Investigação
psicopedagógica tendente a explorar as novas modalidades atencionais nas
crianças, adolescentes e adultos. Em funcionamento desde o ano 2000 com a
participação de 50 investigadores de diferentes países. Apresentamos material
clínico e Entrevistas SPPA: como ferramenta diagnóstica e de intervenção
psicopedagógica em torno das vicissitudes da capacidade atencional.
CURSO
3: PUBERTADE
E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS.
I-CONTEXTOS SOCIAIS E ADOLESCÊNCIA:
.Novos modos de “adolescer”-crescer- .
.Violências e fustigamentos nas escolas (“Bullying?”).
.Condutas temerárias em contextos urbanos
hostilizantes (esportes radicais, parkour...).
.“Pichações”, Blogs… O que e como escrevem os
adolescentes fora da Escola?. Fotologs e redes sociais na Internet. Uma leitura
psicopedagógica.
II-OS TRABALHOS PSÍQUICOS DO ADOLESCENTE. Uma
leitura Psicopedagógica:
. Construção do “nós”. O grupal. Função subjetivante
de “os/as amigos/as”.
.Construir-se um passado para projetar-se ao futuro.
O aprender como um modo de se re-situar frente ao passado.
.Do brincar ao trabalhar passando pelo aprender: uma
travessia de descontinuidades.
.Da casa à rua (ou do familiar ao extra-familiar).
.Reconstrução e re-significação das primeiras
aprendizagens. A “Adolescência” como oportunidade.
III-IDEÍAS NODAIS DA PSICOPEDAGOGÍA:
.Autoria de pensamento e os trajetos da
adolescência.
.“Modalidades de ensino” e “Modalidades de
aprendizagem. Que modalidades ensinantes predominam no mundo extra-familiar
dos adolescentes?
.Dispositivo de análise psicopedagógico: Posições
ensenantes feridoras. Modalidades ensinantes facilitadoras.
IV-INTERVENÇÕES e PROPOSTAS PSICOPEDAGÓGICAS
POSSIVEIS:
. Repensando nossas práticas ante as problemáticas
atuais.
.Intervenções clínico-psicopedagógicas com púberes e
adolescentes.
.Como escutar/acompanhar os trajetos da
adolescência?
.Reposicionar-nos ante a diversidade: propiciando
espaços grupais nos que o fustigamento entre pares não possa crescer.
AVALIAÇÃO:
Este Curso não inclui instâncias formais de
avaliação.
Propostas:Ao longo dos Materiais se incluirão uma série de
"PROPOSTAS” (sugestões de bibliografia adicional, perguntas tendentes a
que cada o participante possa ir apropriando-se e re-significando as questões
apresentadas, guias conceituais, etc.) Cada um@ poderá eleger seu percurso
tomando as propostas que deseje para trabalhá-las e assim orientar seus
comentários. Os participantes podem fazer chegar aos professores –além dos
escritos que gerem a partir das propostas- outras consultas ou reflexões e
pedidos de orientação sobre bibliografias adicionais.
Uma vez concluído o Curso:
- quem desejar poderá enviar um artigo de
sua autoria, redatado a partir do Curso. Entre as produções recebidas se
selecionará uma que será publicada na Revista EPSIBA ou no site do E.Psi.B.A.
-quem desejar poderá solicitar um certificado
adicional de aprovação do curso. A avaliação será feita através
de um trabalho final solicitado.
CERTIFICAÇÃO:
Um certificado impresso será enviado por
correio postal. Certificados expedidos por EPsiBA. ESPAÇO
PSICOPEDAGÓGICO BRASILEIRO-ARGENTINO-URUGUAYO. Cursos livres.
Neste certificado constará: nome do curso, nome do
participante, carga horária, assinatura dos professores do curso (Alicia
Fernández – Jorge Gonçalves da Cruz) e dados de EPsiBA .
Carga
horária: Curso
1: Autorias vocacionais: 80 horas. - Curso 2: TDA/H: 80 horas -Curso 3:
ADOLESCENCIA: 80 horas.
Obs.: Caso o
participante queira solicitar um certificado adicional de aprovação do curso,
deverá desenvolver um trabalho final solicitado. Este segundo cercado será enviado por correio, mediante pagamento de uma
taxa de impressão e postagem
IDIOMA:
Os materiais, artigos, apresentações em formato
PowerPoint, mapas conceituais, materiais complementários em formato audiovisual
(vídeos, slides, etc.) são enviados em português ou espanhol, segundo a
preferência do participante. A partir da leitura os participantes podem
enviar suas consultas em português ou em espanhol (já que os professores
lêem nos dois idiomas). Os professores respondem em espanhol.
PÚBLICO ALVO / REQUISITOS PARA
ACESSAR OS CURSOS:
Público
Alvo: Estudantes e
profissionais da Psicopedagogia, Psicologia, Pedagogia e todos aqueles que
desde outras disciplinas se interessem pelas temáticas a abordar. Professores
que se desempenhem no âmbito educativo.
Requisitos
necessários:Computador
com acesso a internet. É necessário ao inscrito saber navegar pela internet e
enviar e-mail. Não trabalhamos com fóruns de discussão e chats.
INVESTIMENTO até 10/10/2013:
INVESTIMENTO
|
APÓS
13/09/2013
|
Curso 1: Autorias
vocacionais
|
Opções de
pagamento:
.1 x R$ 480,00 à vista, até 10/10/13.
.Opção 2 parcelas: 2 x R$ 270 (primeira parcela até 10/10/13 –segunda parcela
até 10/11/13)
.Opção 3 parcelas: 3 x R$ 190 (primeira parcela até 10/10 –segunda parcela até
10/11- terceira parcela até 10/12/13)
|
Curso 2: TDA
|
Opções de
pagamento:
.1 x R$ 460,00 à vista, até 10/10/13.
.Opção 2 parcelas: 2 x R$ 250 (primeira parcela até 10/10/13 –segunda parcela
até 10/11/13)
.Opção 3 parcelas: 3 x R$ 180 (primeira parcela até 10/10 –segunda parcela até
10/11- terceira parcela até 10/12/13)
|
Curso 3:
Puberdade
|
Opções de
pagamento:
.1 x R$ 470,00 à vista, até 10/10/13.
.Opção 2 parcelas: 2 x R$ 260 (primeira parcela até 10/10/13 –segunda parcela
até 10/11/13)
.Opção 3 parcelas: 3 x R$ 185 (primeira parcela até 10/10 –segunda parcela até
10/11- terceira parcela até 10/12/13)
|
Obs.: inclui materiais pelo email, intercâmbio, aula virtual, e
envio do certificado.
Descontos
(não acumulativos)
- Associados da ABPp-RJ (seção
Rio de Janeiro), ABPp Seção Brasilia, ABPp-Es (núcleo Espírito Santo) ABPp- RS
(Rio Grande do Sul), ABPp-MG (Minas Gerais): terão 15% de desconto no plano
escolhido.
- Inscritos em 2 o 3 cursos: terão 15% de
desconto
- Consulte-nos sobre descontos para grupos acima de
3 pessoas.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÃO
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