terça-feira, 1 de outubro de 2013


CURSOS BREVES A DISTÂNCIA com Alicia Fernández, a psicopedag​oga argentina autora de “A inteligênc​ia aprisionad​a”.


E.PSI.B.A.

ESPAÇO PSICOPEDAGÓGICO BRASILEIRO-ARGENTINO

Temos a honra de convidar para os CURSOS BREVES A DISTÂNCIA com Alicia Fernández, a psicopedagoga argentina autora de “A inteligência aprisionada”.

  • Modalidade: a serem desenvolvidos inteiramente através da Internet.
  • Data de início: em OUTUBRO 2013.
  • Duração: 2 meses.
  • Autores e tutores: Alicia Fernández (Argentina) y Jorge Gonçalves da Cruz (Argentina).

Esperamos tê-los juntos conosco nesta experiência de intercâmbio e produção!

CURSOS A DISTÂNCIA:

Conversando com a Psicopedagoga Alicia Fernández

OUTUBRO - INSCRIÇÕES ABERTAS:

CURSO 1 CURSO BREVE A DISTÂNCIA: AUTORIAS VOCACIONAIS.

Data de início: 08/10/2013 –Data de término: 09/12/2013

A orientação vocacional-proffisional, segundo a abordagem da Psicopedagogia clínica. O trabalho de promoção de autorias vocacionais e profissionais com crianças, adolescentes e adultos. Novos recursos psicopedagógicos e ferramentas para o trabalho clínico em consultórios, instituições e escolas, nos dias atuais.

Carga horária: 80 horas. (Certificado impresso será enviado por correio postal)

CURSO 2 CURSO BREVE A DISTÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O “DIAGNÓSTICO” DE TDA/TDAH.

Data de início: 10/10/2013 –Data de término: 10/12/2013

A capacidade atencional: uma leitura Psicopedagógica. O “diagnóstico” de TDA (Transtorno por déficit de atenção) e TDAH (Transtorno por déficit de Atenção com hiperatividade). Os novos modos atencionais nos tempos da Internet e os “vídeo-game”. “Diagnóstico” nas dificuldades de Atenção. Contribuições psicopedagógicas para intervir frente às vicissitudes da “capacidade atencional” com meninos/as, pais e professores. Investigação S.P.P.A. “Situação Pessoa Prestando Atenção”.

Carga horária: Certificado horária: 80 horas (certificado impresso será enviado por correio postal)

CURSO 3 CURSO BREVE A DISTÂNCIA: PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS .

Data de início: 12/10/2013 –Data de término: 12/12/2013

Contextos sociais e adolescência. Novos modos de “adolescer”-crescer-. Idéias nodais da Psicopedagogía. Como escutar/acompanhar os trajetos da adolescência ante as problemáticas atuais?

Carga horária: Certificado horária: 80 horas (certificado impresso será enviado por correio postal)

MODALIDADE: totalmente a distância (Internet)

De acordo a um cronograma se enviam por email os materiais do Curso (Módulos teórico-clínicos). A partir da leitura cada participante pode enviar aos professores consultas e comentários dando lugar a um intercâmbio em torno dos materiais. Desde o início do curso, os alunos terão acesso a comunicação via e-mail com os professores Alicia Fernández e Jorge Gonçalves da Cruz.

A sua vez todos os intercâmbios são re-enviados aos participantes para irem acompanhando as reflexões, as questões que vão surgindo a partir da leitura. O nível de participação neste intercâmbio depende dos interesses, possibilidades e percursos singulares de cada participante, ou seja não há pautas formais ao respeito.

Não é necessário que os participantes se conectem a Internet em um dia ou horário determinado.

AMBIENTE DE ENSINO VIRTUAL: Os participantes receberam uma senha de acesso que lhes permitirão ingressar à AMBIENTE DE ENSINO VIRTUAL de nosso site web. No momento em que desejem, os participantes poderão aceder lá aos materiais do curso. No “ambiente de ensino virtual” você vai a encontrar:

  1. Apresentação do curso (modalidade, calendário, certificados)
  2. Conteúdo do curso (módulos teórico-clínicos)
  3. Materiais adicionais sobre as temáticas do Curso: artigos, apresentações em formato PowerPoint, mapas conceituais, materiais complementários em formato audiovisual (vídeos, slides, etc.).

Sua senha será válida durante os dois meses em que se desenvolverá o Curso. Podem ingressar ao site no momento em que desejem. Alunos decidir quando deve consultar e imprimir os documentos on-line ou quando baixá-los para um computador, de acordo com a disponibilidade de tempo.

AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES DOS CURSOS:

Alicia Fernández é Psicopedagoga, com especializações em Psicopedagogia clínica e em Psicodrama.

.Autora das seguintes obras: “A inteligência aprisionada” (ArtMed, 1989), “A mulher escondida na professora” (ArtMed, 1992), “O saber em jogo” (ArtMed, 2000), “Os idiomas do aprendente” (ArtMed, 2000), “Psicopedagogia em Psicodrama” (Vozes, 2000) e “A atenção aprisionada” (Grupo Pensa, 2011) editadas em espanhol e português.

.Título Membro Honorário da ABPp -Associação Nacional de Psicopedagogia do Brasil.

.Docente na Universidad de Buenos Aires (Pós-graduação da Faculdade de Psicologia) e Professora Titular da Universidad del Salvador, Buenos Aires.

.Docente convidada, palestrante e conferencista convidada em numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa.

.Fundadora e diretora de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio.

Jorge Gonçalves da Cruz é Psicólogo clínico. Psicodramatista. Psicoterapeuta.

.Docente na Universidad de Buenos Aires (Faculdade de Psicologia).

.Docente convidado, palestrante e conferencista em numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa.

. Autor de diversos artigos sobre psicologia clínica, psicanálises, temas educacionais e psicopedagógicos

.Fundador e co-diretor de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio e da Revista E.Psi.B.A.

.Assessor de numerosas instituições educativas.

OBJETIVOS:

Propomos-nos gerar um espaço de intercâmbio e reflexão compartilhada entre os participantes (residentes em diferentes países) e os autores/professores. Intercâmbio no qual cada un@ possa regular sua participação e se incluir de acordo a seus percursos singulares, interesses e disponibilidade.

CONTEÚDO DOS CURSOS:

CURSO 1: AUTORIAS VOCACIONAIS

I) A orientação vocacional-proffisional, segundo a abordagem da Psicopedagogia clínica

. A orientação vocacional, junto a crianças, jovens e adultos.

.A Orientação Vocacional na escola.

. A Orientação vocacional no consultório.

.A proposta de “AUTORIAS VOCACIONAIS”. Suas diferenças e contribuições a Orientação vocacional.

II)Noções centrais da Psicopedagogia clinica para o trabalho de “Autorias vocacionais”.

.A autoria de pensamento como objeto do trabalho psicopedagógico.

.As autorias vocacionais e profissionais.

.O movimento entre escolher e decidir. Eleger vs. Optar.

. Informação, conhecimento e saber, na era telemática.

. “Projeto identificatório e projeto vocacional/ocupacional, nos contextos atuais.Podemos falar de “identidade profissional ou ocupacional”?.

.A construção identitária. Promovendo espaços de “heteroestima” .

III) Trabalho de reencontro com a própia eleição vocacional do profissional.

.Procurando espaços de reencontro com nossas próprias eleições vocacionais.

.O trabalho de promoção de autorias vocacionais entre os professores e profissionais.

.Questionamento à denominada “Síndrome de Burn-out”.

IV) Ferramentas para o trabalho clínico em consultórios, instituições e escolas

.A posição do “orientador vocacional” nos dias atuais.

.Apresentação de ferramentas, propostas de trabalho e experiências psicopedagógicas no trabalho de autoias vocacionais com crianças, adolescentes e adultos.

.Como propiciar a capacidade de eleger. Do impossível à decisão passando pelo possível e o provável.

.Novos recursos psicopedagógicos:

SPA (Situação Pessoa Aprendendo). SPB (Situação Pessoa Brincando) e SPT (Situação Pessoa Trabalhando). M.B. (Múltiplas biografias para projetar-se a um futuro)

CURSO 2: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O QUESTIONADO “DIAGNÓSTICO” DE TDA/THDA

I- O “diagnóstico” de TDA (Transtorno por déficit de atenção) e TDAH (Transtorno por déficit de Atenção com hiperatividade).

II-Contextos sócio-culturais e a atencionalidade:

§ Um enfoque crítico sobre a biologização do mal estar e a medicalização da infância e da adolescência.

§ Crianças e adolescentes: desatentos ou desatendidos?.

§ A sociedade desatenta e hiperativa: medica o que produz?.

III-A capacidade atencional: uma leitura Psicopedagógica:

§ A aprendizagem da capacidade de atender.

§ Capacidade de atender em sua relação com a capacidade lúdica.

§ Atender e aprender.

§ Capacidade de atender e ambiente facilitador do brincar.

§ Como se atende ao objeto de conhecimento?.

§ O atender, a inteligência e o criar. Ato criativo. .Atencionalidade e criatividade.

§ Atenção, construção e história. Variações nas modalidades atencionais.

IV- Diagnóstico” nas dificuldades de Atenção:

§ A que chamamos diagnóstico psicopedagógico clínico?

§ As perturbações na aprendizagem expressam uma mensagem que sempre é singular.

§ Diagnosticar ou rotular? O que determina o abuso no “diagnóstico” de TDA e a sobre-medicação?

V-Os novos modos atencionais nos tempos da Internet e os “vídeo-game”:

§ Mudanças na modalidade de percepção na era telemática.

§ Transformação dos modos de representação na era telemática.

§ Representação do tempo. Representação do espaço. Representação do corpo. Jogos eletrônicos e espaços do brincar. Corporeidade e subjetivação. Os “corpos-caderno”. Corpo, aprendizagem e ato criativo na era telemática. Corporalidade e subjetivação.

§ Questões de gênero e atencionalidade.

VI – Propostas e ferramentas de abordagem clínica e educacional. Contribuições psicopedagógicas para pensar e intervir frente às vicissitudes da “capacidade atencional” e da “atividade” pensante.

§ Apostando promover a atividade pensante em lugar das hiperatividades e os déficits.

§ Intervenções psicopedagógicas com meninos/as, pais e professores.

§ Novas modalidades de intervenção que permitam o trabalho com as crianças de hoje.

§ Promovendo caminhos de autoria ante os novos modos atencionais.

VII - Apresentação da Investigação S.P.P.A.

Ferramenta teórico-clínica para os profissionais que desenvolvem o seu trabalho em clínicas, consultórios, escolas ou outras instituições. “Situação Pessoa Prestando Atenção”: Investigação psicopedagógica tendente a explorar as novas modalidades atencionais nas crianças, adolescentes e adultos. Em funcionamento desde o ano 2000 com a participação de 50 investigadores de diferentes países. Apresentamos material clínico e Entrevistas SPPA: como ferramenta diagnóstica e de intervenção psicopedagógica em torno das vicissitudes da capacidade atencional.

CURSO 3: PUBERTADE E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS.

I-CONTEXTOS SOCIAIS E ADOLESCÊNCIA:

.Novos modos de “adolescer”-crescer- .

.Violências e fustigamentos nas escolas (“Bullying?”).

.Condutas temerárias em contextos urbanos hostilizantes (esportes radicais, parkour...).

.“Pichações”, Blogs… O que e como escrevem os adolescentes fora da Escola?. Fotologs e redes sociais na Internet. Uma leitura psicopedagógica.

II-OS TRABALHOS PSÍQUICOS DO ADOLESCENTE. Uma leitura Psicopedagógica:

. Construção do “nós”. O grupal. Função subjetivante de “os/as amigos/as”.

.Construir-se um passado para projetar-se ao futuro. O aprender como um modo de se re-situar frente ao passado.

.Do brincar ao trabalhar passando pelo aprender: uma travessia de descontinuidades.

.Da casa à rua (ou do familiar ao extra-familiar).

.Reconstrução e re-significação das primeiras aprendizagens. A “Adolescência” como oportunidade.

III-IDEÍAS NODAIS DA PSICOPEDAGOGÍA:

.Autoria de pensamento e os trajetos da adolescência.

.“Modalidades de ensino” e “Modalidades de aprendizagem. Que modalidades ensinantes predominam no mundo extra-familiar dos adolescentes?

.Dispositivo de análise psicopedagógico: Posições ensenantes feridoras. Modalidades ensinantes facilitadoras.

IV-INTERVENÇÕES e PROPOSTAS PSICOPEDAGÓGICAS POSSIVEIS:

. Repensando nossas práticas ante as problemáticas atuais.

.Intervenções clínico-psicopedagógicas com púberes e adolescentes.

.Como escutar/acompanhar os trajetos da adolescência?

.Reposicionar-nos ante a diversidade: propiciando espaços grupais nos que o fustigamento entre pares não possa crescer.

AVALIAÇÃO:

Este Curso não inclui instâncias formais de avaliação.

Propostas:Ao longo dos Materiais se incluirão uma série de "PROPOSTAS” (sugestões de bibliografia adicional, perguntas tendentes a que cada o participante possa ir apropriando-se e re-significando as questões apresentadas, guias conceituais, etc.) Cada um@ poderá eleger seu percurso tomando as propostas que deseje para trabalhá-las e assim orientar seus comentários. Os participantes podem fazer chegar aos professores –além dos escritos que gerem a partir das propostas- outras consultas ou reflexões e pedidos de orientação sobre bibliografias adicionais.

Uma vez concluído o Curso:

- quem desejar poderá enviar um artigo de sua autoria, redatado a partir do Curso. Entre as produções recebidas se selecionará uma que será publicada na Revista EPSIBA ou no site do E.Psi.B.A.

-quem desejar poderá solicitar um certificado adicional de aprovação do curso. A avaliação será feita através de um trabalho final solicitado.

CERTIFICAÇÃO:

Um certificado impresso será enviado por correio postal. Certificados expedidos por EPsiBA. ESPAÇO PSICOPEDAGÓGICO BRASILEIRO-ARGENTINO-URUGUAYO. Cursos livres.

Neste certificado constará: nome do curso, nome do participante, carga horária, assinatura dos professores do curso (Alicia Fernández – Jorge Gonçalves da Cruz) e dados de EPsiBA .

Carga horária: Curso 1: Autorias vocacionais: 80 horas. - Curso 2: TDA/H: 80 horas -Curso 3: ADOLESCENCIA: 80 horas.

Obs.: Caso o participante queira solicitar um certificado adicional de aprovação do curso, deverá desenvolver um trabalho final solicitado. Este segundo cercado será enviado por correio, mediante pagamento de uma taxa de impressão e postagem

IDIOMA:

Os materiais, artigos, apresentações em formato PowerPoint, mapas conceituais, materiais complementários em formato audiovisual (vídeos, slides, etc.) são enviados em português ou espanhol, segundo a preferência do participante. A partir da leitura os participantes podem enviar suas consultas em português ou em espanhol (já que os professores lêem nos dois idiomas). Os professores respondem em espanhol.

PÚBLICO ALVO / REQUISITOS PARA ACESSAR OS CURSOS:

Público Alvo: Estudantes e profissionais da Psicopedagogia, Psicologia, Pedagogia e todos aqueles que desde outras disciplinas se interessem pelas temáticas a abordar. Professores que se desempenhem no âmbito educativo.

Requisitos necessários:Computador com acesso a internet. É necessário ao inscrito saber navegar pela internet e enviar e-mail. Não trabalhamos com fóruns de discussão e chats.

INVESTIMENTO até 10/10/2013:

INVESTIMENTO
APÓS 13/09/2013
Curso 1: Autorias vocacionais
Opções de pagamento:
.1 x R$ 480,00 à vista, até 10/10/13.
.Opção 2 parcelas: 2 x R$ 270 (primeira parcela até 10/10/13 –segunda parcela até 10/11/13)
.Opção 3 parcelas: 3 x R$ 190 (primeira parcela até 10/10 –segunda parcela até 10/11- terceira parcela até 10/12/13)
Curso 2: TDA
Opções de pagamento:
.1 x R$ 460,00 à vista, até 10/10/13.
.Opção 2 parcelas: 2 x R$ 250 (primeira parcela até 10/10/13 –segunda parcela até 10/11/13)
.Opção 3 parcelas: 3 x R$ 180 (primeira parcela até 10/10 –segunda parcela até 10/11- terceira parcela até 10/12/13)
Curso 3: Puberdade
Opções de pagamento:
.1 x R$ 470,00 à vista, até 10/10/13.
.Opção 2 parcelas: 2 x R$ 260 (primeira parcela até 10/10/13 –segunda parcela até 10/11/13)
.Opção 3 parcelas: 3 x R$ 185 (primeira parcela até 10/10 –segunda parcela até 10/11- terceira parcela até 10/12/13)

Obs.: inclui materiais pelo email, intercâmbio, aula virtual, e envio do certificado.

Descontos (não acumulativos)

- Associados da ABPp-RJ (seção Rio de Janeiro), ABPp Seção Brasilia, ABPp-Es (núcleo Espírito Santo) ABPp- RS (Rio Grande do Sul), ABPp-MG (Minas Gerais): terão 15% de desconto no plano escolhido.

- Inscritos em 2 o 3 cursos: terão 15% de desconto

- Consulte-nos sobre descontos para grupos acima de 3 pessoas.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÃO

...


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário