sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Como tratar a dislexia
comofas.com
Ainda pouco discutida em nossa sociedade, a dislexia é um problema que atinge boa parte da população...

Como tratar a dislexia


Ainda pouco discutida em nossa sociedade, a dislexia é um problema que atinge boa parte da população mundial (cerca de 16%), e muitas vezes é diagnostica quando o portador atinge a fase adulta.
Ela é caracterizada e percebida através do atraso no nível de aprendizagem das crianças logo nos primeiros anos acadêmicos, o que muitas vezes pode ser um fator desencadeante para os problemas de relacionamento entre um disléxico (termo utilizado para determinar quem possui dislexia) e seus colegas de estudo.
Conheça um pouco mais sobre a dislexia e saiba quais as recomendações dos especialistas quanto ao tratamento desta complicação que poderá trazer sérias consequências na vida de quem possui o referido problema.
2059225092 5287415008 1 Como tratar a dislexiaSiSter PhotograPher/Flickr


Definição – O que é Dislexia?

A dislexia é entendida como um déficit de ação, motricidade, organização ou aprendizado que pode ser intensificado por distúrbios de memória e atenção na convivência do portador com seus familiares e contatos interpessoais.
O disléxico apresenta dificuldades na interpretação de letras, números e composições escritas que marcam a vivência escolar. A dislexia não significa “falta de inteligência”, muito pelo contrário. Os portadores deste problema apenas desenvolvem uma barreira natural no entendimento da estrutura textual ou numérica durante os estudos, podendo este indivíduo ser inteligentíssimo em diversas atividades e ações do cotidiano.
O diagnóstico da dislexia é obtido através de uma análise que avaliará a qualidade e a quantidade das atividades motoras desenvolvidas pelo paciente em certo período de tempo. Os especialistas determinam a faixa etária dos sete anos para a realização deste tipo de exame, onde a criança inicia efetivamente seus estudos.

Sintomas da Dislexia

Os pais e professores são os principais responsáveis por identificar os sintomas da dislexia nas crianças durante seus primeiros anos de vida. As apresentações deste problema de aprendizagem são variáveis, porém a maioria dos disléxicos desenvolve:
  • Dificuldade ao falar, ler, interpretar as horas, correr, pular corda, dar nós nos sapatos, etc;
  • Problemas para soletrar e contar;
  • Desenvolvimento de dificuldades em ordenar os dias da semana, do mês ou não elaboração de listas e preenchimento de recados;
  • Confusão frequente entre as direções (direita e esquerda);
  • Esquecimentos e dificuldades de concentração.
2028124480 88278e880f 1 Como tratar a dislexiaSiSter PhotograPher/Flickr

Como tratar a dislexia – Orientações

O melhor método de tratamento da dislexia dá-se através do trabalho clínico, receitado e acompanhado por um médico psiquiátrico, que aplicará exercícios e atividades no desenvolvido de acordo com o quadro atual de cada paciente.
Além das recomendações dos profissionais, é importante que o portador de dislexia receba atenção especial de seus pais e professores, que necessitarão empregar muita paciência na comunicação e instrução diante deste problema. Os professores, por exemplo, poderão mesclar a maneira de apresentação das matérias escolares, dando preferência para a comunicação oral com seus alunos.
Aos pais, fica a recomendação de oferecer ajuda em todas as dúvidas de seus filhos portadores de dislexia, acompanhando-os na realização de suas atividades acadêmicas e motoras, que poderão melhorar gradativamente com o auxílio e a compreensão de pessoas próximas ao disléxico.
Encarar a dislexia e buscar o tratamento específico é o melhor caminho para quem não deseja se prejudicar com os sintomas deste problema de aprendizado e interpretação dos fatos. Consulte um médico e siga corretamente as recomendações deste profissional em casos de dislexia.
Boa Sorte!
(Imagem Destaque: wecometolearn/Flickr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário