E.PSI.B.A.
ESPACIO PSICOPEDAGÓGICO BRASILEIRO-ARGENTINO
Um espaço de formação, investigação e intervenção em torno da Psicopedagogia clínica
DIRETORA: Psp. ALICIA FERNÁNDEZ
Autora das seguintes obras: “A inteligência aprisionada”, “A mulher escondida na professora”, “O saber em jogo”, “Os idiomas do aprendente”,
“Psicopedagogia em Psicodrama” e "Atenção aprisionada" , editadas em espanhol e português.
Cursos breves a distância com material EM PORTUGUÊS
Autores e docentes:
Psp. ALICIA FERNÁNDEZ (Argentina) e
Ps. clínico JORGE GONCALVES DA CRUZ (Argentina).
Inteiramente através da Internet.
Início: Março 2012
CURSO 1 : CURSO BREVE A DISTÂNCIA: AUTORIAS VOCACIONAIS
*DURAÇÃO: 2 meses - Inicio: 13/03/2012 Término: 14/05/2012
*AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández y Jorge Gonçalves da Cruz
*CARGA HORÁRIA: 80 horas à distância . Certificado impresso será emitido via correio postal.
CURSO 2: CURSO BREVE A DISTÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O “DIAGNÓSTICO” DE TDA/TDAH
*DURAÇÃO: 2 meses Inicio: 15/03/2012 Término: 15/05/2012
*AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández y Jorge Gonçalves da Cruz
*CARGA HORÁRIA: 80 horas à distância . Certificado impresso será emitido via correio postal
CURSO 3: CURSO BREVE A DISTÂNCIA: PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS
*DURAÇÃO: 2 meses Inicio: 16/03/2012 Término: 16/05/2012
*AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández y Jorge Gonçalves da Cruz
*CARGA HORÁRIA: 80 horas à distância . Certificado impresso será emitido via correio postal
Os Cursos se realizam inteiramente através da Internet, sem horários prefixados:
Envio por email dos materiais dos Cursos: cada participante pode enviar por email consultas aos autores/professores Alicia Fernández e Jorge Gonçalves da Cruz, que responderão também por email dando lugar a um intercâmbio em torno dos materiais.
Os participantes receberam uma senha de acesso que lhes permitirão ingressar à Aula Virtual de nosso site web (materiais complementários sobre o tema em formato audiovisual, tais como imagens, vídeos, artigos e apresentações em formato PowerPoint.
Inscrições abertas até 22/03/2012.
Informações gerais:
AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES DOS CURSOS:
Psicopedagoga ALICIA FERNÁNDEZ e Psicólogo clínico JORGE GONÇALVES DA CRUZ
Alicia Fernández é Psicopedagoga, com especializações em Psicopedagogia clínica e em Psicodrama.
.Autora das seguintes obras: “A inteligência aprisionada”, “A mulher escondida na professora”, “O saber em jogo”, “Os idiomas do aprendente” e “Psicopedagogia em Psicodrama” e "Atenção aprisionada" , editadas em espanhol e português.
.Título Membro Honorário da ABPp -Associação Nacional de Psicopedagogia do Brasil.
.Docente na Universidad de Buenos Aires (Pós-graduação da Faculdade de Psicologia) e Professora Titular das materias “Diagnóstico Psicopedagógico” e “Tratamento Psicopedagógico” da Universidad del Salvador, Buenos Aires.
.Docente convidada em numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa.
.Fundadora e co-diretora de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio.
Jorge Gonçalves da Cruz é Psicólogo clínico, psicodramatista. Psicoterapeuta.
.Docente na Universidad de Buenos Aires (Faculdade de Psicologia).
.Docente convidado em numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa.
.Fundador e co-diretor de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio e da Revista E.Psi.B.A.
.Assessor de numerosas instituições educativas.
CONTEÚDO DOS CURSOS:
CURSO 1: AUTORIAS VOCACIONAIS
I) IDEIAS NODAIS DA PSICOPEDAGOGIA PARA O TRABALHO DE AUTORIAS VOCACIONAIS:
.A autoria de pensamento como objeto do trabalho psicopedagógico. As autorias vocacionais e profissionais. O movimento entre escolher e decidir. Eleger vs. Optar. Informação, conhecimento e saber, na era telemática.. Propostas e recursos para trabalhar com crianças, adolescentes e adultos.
II) A PROPOSTA DE AUTORIAS VOCACIONAIS, COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS:
.O por quê da proposta de Autorias Vocacionais. Suas diferenças e contribuções a Orientação Vocacional. Promovendo autorias vocacionais nos contextos atuais.
III)“PROJETO IDENTIFICATÓRIO” E “PROJETO VOCACIONAL/OCUPACIONAL” NOS CONTEXTOS ATUAIS:
.Podemos falar de “identidade profissional ou ocupacional”?. A construção identitária. Promovendo espaços de “heteroestima” .
IV) TRABALHO DE REENCONTRO COM A PRÓPRIA ELEIÇÃO VOCACIONAL DO PROFISSIONAL.
.Procurando espaços de reencontro com nossas próprias eleições vocacionais. O trabalho de promoção de autorias vocacionais entre os professores e profissionais. Questionamento à denominada “Síndrome de Burn-out”.
V) RECURSOS PSICOPEDAGÓGICOS. APRESENTAÇÃO DE FERRAMENTAS, PROPOSTAS DE TRABALHO E EXPERIÊNCIAS PSICOPEDAGÓGICAS NO TRABALHO DE AUTORIAS VOCACIONAIS COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS.
.Como propiciar a capacidade de eleger. Do impossível à decisão passando pelo possível e o provável.
.Novos recursos psicopedagógicos: SPA (Situação Pessoa Aprendendo), SPB (Situação Pessoa Brincando) e SPT (Situação Pessoa Trabalhando). M.B. (Múltiplas biografias para projetar-se a um futuro)
CURSO 2: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O QUESTIONADO “DIAGNÓSTICO” DE TDA/THDA
· O “diagnóstico” de TDA (Transtorno por déficit de atenção) e TDAH (Transtorno por déficit de Atenção com hiperatividade).
· Contextos sócio-culturais e a atencionalidade: Um enfoque crítico sobre a biologização do mal estar e a medicalização da infância e da adolescência. Crianças e adolescentes: desatentos ou desatendidos?. A sociedade desatenta e hiperativa: medica o que produz.
· A capacidade atencional: uma leitura Psicopedagógica. A aprendizagem da capacidade de atender. Como se atende ao objeto de conhecimento?. O atender, a inteligência e o criar. Ato criativo. .Atencionalidade e criatividade.
· .Os novos modos atencionais nos tempos da Internet e os “vídeo-game”.
· “Diagnóstico” nas dificuldades de Atenção: Diagnosticar ou rotular? O que determina o abuso no “diagnóstico” de TDA e a sobre-medicação?
· Intervenções psicopedagógicas com meninos/as, pais e professores. Contribuições psicopedagógicas para intervir frente às vicissitudes da “capacidade atencional” Promovendo caminhos de autoria ante os novos modos atencionais.
· Apresentação da Investigação S.P.P.A. “Situação Pessoa Prestando Atenção”: Investigação psicopedagógica tendente a explorar as novas modalidades atencionais nas crianças, adolescentes e adultos. Apresentamos material clínico e Entrevistas SPPA: como ferramenta diagnóstica e de intervenção psicopedagógica em torno das vicissitudes da capacidade atencional.
CURSO 3: PUBERTADE E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS.
I-CONTEXTOS SOCIAIS E ADOLESCÊNCIA: novos modos de “adolescer”-crescer- . Violências e fustigamentos nas escolas (“Bullying?”). Condutas temerárias em contextos urbanos hostilizantes (esportes radicais, parkour...). “Pichações”, Blogs… O que e como escrevem os adolescentes fora da Escola?. Fotologs e redes sociais na Internet. Uma leitura psicopedagógica.
II-OS TRABALHOS PSÍQUICOS DO ADOLESCENTE. Uma leitura Psicopedagógica: Construção do “nós”. O grupal. Função subjetivante de “os/as amigos/as”. Construir-se um passado para projetar-se ao futuro. O aprender como um modo de se re-situar frente ao passado. Do brincar ao trabalhar passando pelo aprender: uma travessia de descontinuidades. Da casa à rua (ou do familiar ao extra-familiar). Reconstrução e re-significação das primeiras aprendizagens. A “Adolescência” como oportunidade.
III-IDEÍAS NODAIS DA PSICOPEDAGOGÍA: Autoria de pensamento e os trajetos da adolescência. “Modalidades de ensino” e “Modalidades de aprendizagem. Que modalidades ensinantes predominam no mundo extra-familiar dos adolescentes? Dispositivo de análise psicopedagógico: Posições ensenantes feridoras. Modalidades ensinantes facilitadoras.
IV-INTERVENÇÕES e PROPOSTAS PSICOPEDAGÓGICAS POSSIVEIS: Repensando nossas práticas ante as problemáticas atuais. Intervenções clínico-psicopedagógicas com púberes e adolescentes. Como escutar/acompanhar os trajetos da adolescência? Reposicionar-nos ante a diversidade: propiciando espaços grupais nos que o fustigamento entre pares não possa crescer.
CERTIFICAÇÃO Um certificado impresso será enviado via correio postal. Certificados expedidos por E.Psi.B.A. como curso livre.
IDIOMA: Os Módulos teóricos são enviados em português ou espanhol, segundo a preferência do participante. Os participantes podem enviar suas consultas em português. Os professores respondem por email em espanhol.
PÚBLICO ALVO: Estudantes, professores e profissionais de Educação, Pedagogía, Psicopedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia e Licenciaturas e demais profissionais que desde outras disciplinas se interessem pelas temáticas a abordar.
INVESTIMENTO:
Inscrições até 20/03/2012
.Curso 1 “Autorias vocacionais”: Investimento total de R$ 370,00 à vista (ou 2 parcelas de R$ 200*)
.Curso 2 “TDA”: investimento total de R$ 350,00 à vista (ou 2 parcelas de R$ 190*)
.Curso 3 “Adolescência”: investimento total de R$ 360,00 à vista (ou 2 parcelas de R$ 195*)
*primeira parcela até 12/03/12 - segunda parcela até 10/04/2012-
Descontos (não acumulativos)
- Associados da ABPp-RJ (seção Rio de Janeiro), ABPp Seção-Brasilia, ABPp-Es (núcleo Espírito Santo), ABPp- RS (Rio Grande do Sul), ABPp-MG (Minas Gerais): terão 15% de desconto no plano escolhido.
- Consulte-nos sobre descontos especiais para grupos.
INFORMAÇÕES / RESERVA DE VAGA:
Enviar via e-mail seus dados a: epsiba@epsiba.com e espacioepsiba@gmail.com
1) Nome
2)Cidade de residência /Estado/pais
3) Formação e /ou estudos em curso
4) Curso/s pretendido/s
Inscrições abertas até 20/03/2012.
Site E.Psi.B.A.: Podem consultar mais informações sobre estas e outras propostas em: www.epsiba.com
Carhué 436 -CP 1408- Cidade de Buenos Aires - Argentina
Telefax: 005411 4641 0272
domingo, 18 de março de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário