quinta-feira, 24 de novembro de 2011


PROGRAMAÇÃO DO I ENCONTRO NACIONAL DE TERAPIA EXPRESSIVA16 de dezembro de 2011 de 8h as 18h . Hospital Univ. Antônio Pedro, Niterói - RJ.

Manhã - Anfiteatro Aloysio de Paula (2º andar do Hospital Antônio Pedro - UFF)

8 h – Recepção, inscrições e café compartilhado
· Abertura da Teia - atividade de pintura coletiva em tela

9 h – Apresentação do Programa TECI-HUAP
· “A Terapia Expressiva no HUAP.” Denise Vianna - idealizadora e responsável pelas ações do Programa.
· “Um ano em um dia de Terapia Expressiva no HUAP” - documentário de Eunice Vasques (com a colaboração da equipe TECI-HUAP e pacientes do NAO)
· “Em que a TE pode modificar minha prática?” - Vanessa Stelet, aluna de medicina, bolsista de extensão.
· “Resultados parciais dos Projetos TECI-HUAP”- Anna Alice Mendes – coordenadora e pesquisadora do Programa.

10 h – Mesa Redonda: “A Arte do Cuidado – liames entre Arte e Terapia”
· Coordenação: Lenita Lorena Claro – pesquisadora do TECI-HUAP
· “Ars curandi - Infusão de Vida no NAO” (Núcleo de Atenção Oncológica do HUAP) - Maria Helena Ferreira, enfermeira do NAO e aluna do TECI-HUAP. · “A arte na loucura” - Gladys Schinchariol - Museu de Imagens do Inconsciente - Instituto Municipal Nise da Silveira.
· “A loucura na Arte” - Antonio Machado – artista plástico.· “Arte, o que não é?” - Luiz Guilherme Vergara – Depto de Arte – IACS-UFF, ex-curador do MAC.

· Abertura da Exposição: O que pintou no HUAP - fotos e obras dos alunos do curso de extensão e dos pacientes do NAO (Núcleo de Atenção Oncológica do HUAP) . Exibição de documentários durante todo o dia.

Tarde – Prédio Anexo, segundo e terceiro andares

14 h – Oficinas: terapeutas voluntárias, estudantes de medicina bolsistas do Programa e alunos do curso Cuidar de si com Arte oferecerão 5 oficinas, cada uma acolhendo 40 participantes do Encontro.

· Oficina 1- O coração costurado com fios de ouro. Metáfora do primeiro transplante cardíaco conhecido. Mito irlandês. Adorno de um coração.
· Oficina 2 - Fátima, a fiandeira. Conto grego. Mandalas: tentativas de integrar partes aparentemente desconexas
· Oficina 3 - Branca de Neve. Conto de Fada europeu. Encarando o espelho da verdade madrasta (Oficina só para mulheres).
· Oficina 4 - A lâmpada de Aladim. Conto maravilhoso oriental. Descobrindo o baú do tesouro interior.
· Oficina 5 - O mito de Pigmalião. Mito romano. Transformação tridimensional do amor ideal em amor real.

17 h – Lanche de confraternização

18 h – Encerramento - Danças Circulares: “O HUAP vai dançar” - no saguão de entrada do HUAP.
Informações e inscrições através do e-mail: terapiaexpressiva@hotmail.com
Abaixo, a ficha de inscrição para as oficinas. Preencha seus dados, escolhendo apenas uma oficina, e nos remeta de volta a ficha. Confirmaremos sua inscrição por email. Caso não receba nossa resposta, volte a entrar em contato.
nome:telefones:e-mail:função (caso seja da UFF): aluno( ) ex-aluno( ) professor( ) funcionário( ) convidado( )Curso ou Área Profissional: Setor de trabalho:Como soube do evento?
Oficina Escolhida (assinale apenas uma)
Oficina 1: O coração costurado com fios de ouro. Aprendendo a amar ( )Oficina 2: Fátima, a fiandeira. Mandalas: integrando partes desconexas ( )Oficina 3 (oficina para mulheres): Branca de Neve. Integrando a sombra ( )Oficina 4: A lâmpada de Aladim. Acessando o tesouro interior ( )Oficina 5: O mito de Pigmalião. Do amor ideal ao amor real ( )

Nenhum comentário:

Postar um comentário