segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Estratégias Docentes de Ensino-Aprendizagem: Vivenciando, Reconstruindo e Significando

Departamento de Educação
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Local
Unidade Caxias

Período de Aulas
19/11/2011 a 26/11/2011

Sábados, das 08h às 17h.

Introdução
Segundo dados do IBGE (2006), a defasagem escolar (medida por distorção série/idade) ganha maior proporção entre aqueles que sobrevivem com um salário mínimo, chegando a ser 72% o índice de defasagem nos alunos até a faixa de 14 anos. A situação é agravada quando as dificuldades se consolidam em todos os níveis escolares devido a uma atuação docente menos efetiva, por desconhecimento de processos fisiológicos que interferem, levando esse aluno a sucessivos fracassos escolares, desmotivando-o a continuidade da sua vida acadêmica. No Brasil ainda são poucas as intervenções na formação docente que incluem ações voltadas para o enfrentamento deste crescente problema, persistindo a dicotomia entre o discurso acadêmico e sua vivência prática.

Objetivo
O presente projeto se propõe à capacitação de profissionais que atuam na educação para que desenvolvam atividades voltadas para a estimulação de habilidades comprovadamente necessárias para a superação destes problemas

Público Alvo
Professores, pedagogos, licenciandos e estudantes de áreas afins.

Carga Horária
Este curso tem carga horária de 16 horas.

Metodologia
O curso está dividido em duas etapas, que são desenvolvidas em dois módulos seqüenciais. Inicialmente serão abordadas práticas docentes priorizando o aspecto da interdisciplinaridade com o objetivo de entender as dificuldades que podem ocorrer durante este processo. Na segunda e última parte serão discutidas algumas sugestões e estratégias que os docentes poderão aplicar em sala de aula. Estas abordagens serão desenvolvidas por meio de oficinas com o grupo de professores e terá como objetivo o melhor aproveitamento com a participação do grupo.

"Ao se privilegiar na Educação a existência de um modelo prévio de ensino, quem sofre as conseqüências é o aluno, que passa a ser encarado como único responsável por seus problemas quando, na verdade, deveria estar sendo privilegiado pelo sistema educacional, com um ensino mais direcionado para as suas necessidades específicas..." Thompson, 2002.

Programa
Módulo I
Aspecto interdisciplinar: biológico, afetivo, social
Base orgânica da aprendizagem
Sistema nervoso central e neuroplasticidade
Capacidades prévias para a aprendizagem
Atuação do professor

Módulo II
A voz e o professor
Usando diferentes linguagens
Dificuldades mais encontradas em sala de aula: causas e conseqüências
Estratégias para o enfrentamento das dificuldades comuns
Reprodução de modelos ou mudanças?
Oficinas interativas

Corpo Docente
Veja a relação do corpo docente (sujeito a alteração)

Matrícula
Até 09/11/2011

A matrícula poderá ser feita por outra pessoa por meio de instrumento particular de procuração.

O aluno, cujo curso for custeado por uma empresa, deverá preferencialmente encaminhar a carta de compromisso da empresa, garantindo a confirmação de sua matrícula, por email financeirocce@puc-rio.br ou entregá-la pessoalmente à CCE, no prazo de 24 horas. Caso não seja possível, favor entrar em contato conosco. A carta deverá conter CNPJ, Inscrição Estadual ou Municipal e endereço para cobrança. Posteriormente enviaremos, à empresa, a nota fiscal e a ficha de compensação.

Investimento
R$ 175,00 a ser pago no ato da matrícula.

Aceita-se pagamento com cartões de crédito American Express, Mastercard e Visa.

Para pagamentos no cartão Mastercard e Visa o valor poderá ser parcelado em 2 (duas) vezes sem juros (o interessado deverá comparecer pessoalmente aos balcões de atendimentos da CCE). O candidato que optar em um número maior de parcelas deverá contactar sua administradora de Cartão de Crédito (os juros e os encargos ficarão a critério de cada operadora).

Certificado
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e/ou aproveitamento terá direito a certificado.

Observações
Vagas limitadas.

A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.

Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCE, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.

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