quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

www.vyaestelar.com.br


Psicomotricidade
Entenda o que é e para que serve a psicomotricidade
Seu corpo é um reflexo de quem você é
por Fátima Alves

"A consciência corporal e autoconhecimento trazem elementos para se atingir a saúde e bem-estar interior."

Consciência é um processo de autoconhecimento, levando através do movimento o conhecimento do próprio corpo.
Precisamos prestar atenção aos nossos movimentos e perceber o espaço que o corpo ocupa em relação aos outros, aos objetos, à vida.
Cuidar do corpo é levar uma vivência corporal de autoestima que reflete numa tonicidade, postura e leva às formas adequadas sem trazer problemas. Ou seja, as formas são habilidades motoras que o corpo apreende para não prejudicá-lo em seu desenvolvimento.
A consciência corporal e autoconhecimento trazem elementos para se atingir a saúde e bem-estar interior. A consciência corporal deve levar o sujeito ao conhecimento de suas emoções, reestruturação e construção de conceitos autônomos e seguros de seu papel em suas relações.

O ser humano deve - ou deveria - ser capaz de ouvir suas necessidades. A capacidade de ouvir, a natureza lhe deu. Mas, muitas e muitas vezes, seu ciclo natural de carga e descarga está inibido em sua totalidade ou em fases isoladas. E tal inibição tem ecos na história de vida de cada um. (VOLPI, 2002, p. 56)

Nosso corpo aprende pela percepção representada pelo acesso à inteligência, à alma, ao espírito, ao psíquico e ao físico. Essa representação localiza o mecanismo da formação da imagem corporal através de * estímulos interoceptivos e proprioceptivos que fornecem dados que possibilitam ao sujeito ter um modelo e um esquema de seu próprio corpo.

Para Schilder (1980) a noção de esquema corporal traduz um processo psicofisiológico, que tem origem nos dados sensoriais que são enviados e fornecidos pelas estruturas motoras, resultantes do movimento realizado pelo sujeito.

O reconhecimento do corpo leva o sujeito a mostrar atitudes, comportamento e conhecimentos através de reações frente ao seu próprio corpo e dessa forma descreve através de ações sua personalidade.
Os sentimentos para esse corpo também são apresentados através dos desejos realizados que caracterizam entre o bem e o mal. Por exemplo, hábitos saudáveis e não saudáveis: alimentação rica em nutrientes e vícios como beber ou fumar. Os aspectos realizados com este corpo demonstram sentimentos, que consequentemente, podem mudar uma imagem corporal.

Entender o esquema corporal como o regulador de nossas ações revela o dinamismo da ação corporal por cada sujeito, indicando uma série de tributos que muitas vezes podem levar a transformações. Transformações essas que configuram a imagem projetada do sujeito, colaborando com sua consciência corporal, mostrando o conhecimento das atividades neurofisiológicas e da relação desse sujeito com o mundo interno e externo. Nada mais é, que a tomada de conhecimento corporal numa evolução maturativa e cognitiva da percepção, que o acompanhará durante toda sua vida.

O esquema corporal ou imagem corporal pode ser considerado como uma intuição de conjunto ou de um conhecimento imediato que temos do nosso corpo em posição estática ou em movimento, na relação de suas diferentes partes entre si, sobretudo nas relações com o espaço e os objetos que nos circundam. Le Boulch (1983, p. 37).

Precisamos tornar possível a atenção para nossos corpos, para si mesmo, levar o conforto, a felicidade, manter-se saudável num universo físico, emocional e espiritual. Gerando qualidade de vida, mais consciente de seu universo, proporcionando condições para, melhorar a alimentação, ter uma sexualidade satisfatória, uma atividade física adequada e utilizar-se de técnicas de relaxamento e meditação como um dos estilos de vida e perceber a diferença.
Observando essas influências passamos a ter condições de perceber o próprio metabolismo do corpo e assim não ter prejuízos. Devemos manter o bem-estar em dia e atingir a saúde e bem-estar interior.

* Interoceptivo é a sensibilidade a estímulos e variações no interior do corpo. Proprioceptivo denominado como cinestesia, termo utilizado para nomear a capacidade em reconhecer a localização corporal no espaço, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão. Permite a manutenção do equilíbrio postural e a realização de diversas atividades práticas.
Referências Bibliográficas:

LE BOULCH, Jean. A educação pelo movimento: a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre. Artes Médicas, 1983.
VOLPI, José Henrique. VOLPI, Sandra Mara. Psicologia Corporal, vol.1. Curitiba: Centro Reichiano, 2002.
SCHILDER, P. A. Imagem do Corpo. As Energias Construtivas da Psique. São Paulo: Martins Fontes, 1980; 316p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário