Psicomotricidade | |||
Entenda o que é e para que serve a psicomotricidade | |||
Teu corpo te leva à redescoberta de você mesmo | |||
por Fátima Alves |
Corpo - "É Através dele que nos percebemos e nos relacionamos com o mundo"
O corpo, que significa embrião, derivado do sânscrito garbhas, do grego karpós, que quer dizer "frut"', "semente", "envoltura", traz em seu cerne a visão fragmentada do ser-homem, um instrumento executor, de sensibilidade, identidade, afetividade e subjetividade. É através dele que nos percebemos e nos relacionamos com o mundo. É o "tecido de membros", "envoltura da alma", "embrião do espírito", do latim corpus.
O corpo fala, explica as emoções e as sensações numa relação corpo e alma. O corpo é levado a discutir, a debater nos espaços sociais, dentre os quais a escola, considerando-o como fenômeno social, cultural e biológico, eixo de ligação do sujeito com o mundo, fundamentando uma existência individual e coletiva. O ser humano como ser vivo, apresenta-se como unidade complexa pelo corpo, pela razão, emoção, sensação e sentimentos interligados a um conceito de expressão do somatório de suas partes para definir, ou redefinir em uma dimensão realmente humana. Quero dizer que, o corpo leva o sujeito a uma redescoberta ou reconstrução de si mesmo para entender o outro e aprender em sua totalidade. Buscamos uma integridade de pensamentos, sentimentos e ações através do corpo para ser entendido e inserido num contexto social, cultural, político, histórico, afetivo e motor e assim chegar a aprendizagem por meio de uma corporeidade, dando novos significados às ações corpóreas em sala de aula, muitas vezes vistas como insignificantes, mecanicistas e imprevisíveis. Ou seja, a criança precisa aprender a dar significado a cada ação realizada por ela: um simples gesto, emprestar a borracha para o colega por exemplo; uma brincadeira em grupo. Na escola somos cognição, somos motricidade, somos criatividade, construímos padrões de ação, considerando a corporeidade como possibilidade de uma formação em busca de novas soluções, de saberes racionais suficientes para a compreensão, complexidade e diversidade que darão privilégio ao pensamento/mente, resgatando o sujeito em sua complexidade/totalidade. É importante que se trabalhe a corporeidade na formação do Pedagogo, para que ele trabalhe e entenda a corporeidade em seus alunos. *Corporeidade ou Mente corpórea é um termo da filosofia para designar a maneira pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como instrumento relacional com o mundo. |
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