quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

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Psicomotricidade
Entenda o que é e para que serve a psicomotricidade
Teu corpo te leva à redescoberta de você mesmo
por Fátima Alves

Corpo - "É Através dele que nos percebemos e nos relacionamos com o mundo"

A totalidade do ser é imprescindível para a compreensão da educação na escola, pois esta totalidade leva o sujeito a valorizar-se e valorizar, compreender e entender o corpo e a mente numa formação globalizante, desconsiderando a unicidade corpo e mente.
Corpo, alma, espírito, mente, cérebro, matéria, *corporeidade, uma maneira pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como instrumento relacional, constituindo instância básica de critérios para uma escola como espaço de possibilidades para experiências de vivências corporais através de sensações, emoções, sentimentos, em busca de ideias, de construções mentais, da complexidade dos processos relacionais e sociais integrando os aspectos cognitivos e afetivos aos da motricidade, concebendo o sujeito na sua totalidade. Isso é aprendizagem.
O corpo, que significa embrião, derivado do sânscrito garbhas, do grego karpós, que quer dizer "frut"', "semente", "envoltura", traz em seu cerne a visão fragmentada do ser-homem, um instrumento executor, de sensibilidade, identidade, afetividade e subjetividade. É através dele que nos percebemos e nos relacionamos com o mundo. É o "tecido de membros", "envoltura da alma", "embrião do espírito", do latim corpus.

O corpo fala, explica as emoções e as sensações numa relação corpo e alma. O corpo é levado a discutir, a debater nos espaços sociais, dentre os quais a escola, considerando-o como fenômeno social, cultural e biológico, eixo de ligação do sujeito com o mundo, fundamentando uma existência individual e coletiva.

O ser humano como ser vivo, apresenta-se como unidade complexa pelo corpo, pela razão, emoção, sensação e sentimentos interligados a um conceito de expressão do somatório de suas partes para definir, ou redefinir em uma dimensão realmente humana. Quero dizer que, o corpo leva o sujeito a uma redescoberta ou reconstrução de si mesmo para entender o outro e aprender em sua totalidade. Buscamos uma integridade de pensamentos, sentimentos e ações através do corpo para ser entendido e inserido num contexto social, cultural, político, histórico, afetivo e motor e assim chegar a aprendizagem por meio de uma corporeidade, dando novos significados às ações corpóreas em sala de aula, muitas vezes vistas como insignificantes, mecanicistas e imprevisíveis. Ou seja, a criança precisa aprender a dar significado a cada ação realizada por ela: um simples gesto, emprestar a borracha para o colega por exemplo; uma brincadeira em grupo.

Na escola somos cognição, somos motricidade, somos criatividade, construímos padrões de ação, considerando a corporeidade como possibilidade de uma formação em busca de novas soluções, de saberes racionais suficientes para a compreensão, complexidade e diversidade que darão privilégio ao pensamento/mente, resgatando o sujeito em sua complexidade/totalidade.

É importante que se trabalhe a corporeidade na formação do Pedagogo, para que ele trabalhe e entenda a corporeidade em seus alunos.

*Corporeidade ou Mente corpórea é um termo da filosofia para designar a maneira pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como instrumento relacional com o mundo.

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