quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

www.vyaestelar.com.br

Psicomotricidade
Entenda o que é e para que serve a psicomotricidade
Psicomotricidade: ciência que estuda a "alma" do corpo para sua estruturação
por Fátima Alves

"A psicomotricidade no processo educacional da criança evidencia um papel muito importante na prevenção das dificuldades escolares."

A psicomotricidade visa contribuir de forma pedagógica para o desenvolvimento integral de alguém, objetivando os aspectos mental, psicológico, social, cultural e físico para auxiliar no processo de aprendizagem.
A infância é de extrema importância para a maturidade de qualquer um e através de atividades psicomotoras, como por exemplo: orientação e estruturação espaço-temporal, postura e coordenação motora levam o sujeito a criar e a se expressar em todos os ambientes.
Através da psicomotricidade, cada um busca entender os movimentos realizados através do corpo fazendo uma ligação com o desenvolvimento cognitivo, levando ao desenvolvimento das ações e expressões corporais. Portanto, a psicomotricidade se faz necessária na prática pedagógica.

Dificuldades no equilíbrio; no esquema corporal (consciência do corpo como meio de comunicação, demonstrando o que cada pessoa é e representa); dificuldade na lateralidade (domínio de um dos lados do corpo); dificuldade na percepção (capacidade de reconhecer e compreender estímulos) entre outros aspectos, podem levar a dificuldades relacionadas a problemas na escrita, como inversão ou troca de letras, dificuldade em relação à leitura e à fala.

A psicomotricidade é a relação da ação motora com aspectos afetivos, cognitivos e sociais. Ou seja, é a alma de um corpo para a sua reestruturação, trazendo à tona sua essência e representação para um ser integral. Esses aspectos auxiliam na execução dos traçados gráficos, já que não é apenas o ato motor que interage com a escrita, demonstrando assim a relação entre o desenvolvimento psicomotor (corpo, ação e emoção) e a aprendizagem da escrita.

É importante compreender as atividades motoras finas (capacidade para executar movimentos com controle e precisão), porque nelas podemos associar a função de coordenação visual através dos movimentos dos olhos quando no manuseio dos objetos e ao mesmo tempo na fixação da atenção e na manipulação dos mesmos. Dessa forma, podemos trabalhar as funções das preensões (capacidade para executar movimentos com controle e destreza), e as motricidades finas complexas - movimentos que levam a aprendizagem e decisões acerca de como se movimentar e também de que forma nos desenvolvemos quando realizamos atividades motoras.

Quando há uma dificuldade nessa apreensão, o indivíduo apresentará um transtorno na coordenação dinâmica manual, acarretando déficits nos movimentos que exijam precisão da coordenação visomotora, ou seja, o estímulo visual que permite movimentos manuais coordenados.

A psicomotricidade é um fator essencial e indispensável ao desenvolvimento global e uniforme da pessoa. Os aspectos psicomotores, como funções psicomotoras que trabalham o reconhecimento corporal, lateralidade etc devem ser utilizados com frequência. Esses são fundamentais na aprendizagem e se ocorrer falhas no desenvolvimento motor, poderá também ocorrer falhas na aquisição da linguagem verbal e escrita.

Quando houver dificuldades no desenvolvimento psicomotor, a pessoa poderá apresentar problemas na escrita, na leitura... O trabalho psicomotor facilitará as aquisições de capacidades básicas para atividades da vida diária. Portanto, a psicomotricidade ajudará a sanar dificuldades no caso, por exemplo, de aprendizagem ou de escrever.

A psicomotricidade globaliza o ser humano para realizar-se diante do meio em que vive, facilitando a compreensão, desenvolvimento de suas habilidades motoras através de suas funcionalidades, como também através de suas relações com os outros. Relações que ajudam a trabalhar a comunicação, a expressão, a afetividade, a agressividade, o limite e a corporeidade - qualidade de vida por meio de movimentos e se dá pela estruturação da imagem corpórea. Dessa forma, facilita a aprendizagem como um todo.

A psicomotricidade no processo educacional da criança evidencia um papel muito importante na prevenção de dificuldades escolares. Mas todos nós nos beneficiamos com a psicomotricidade e se ela continuasse sendo trabalhada sempre até na velhice seria o ideal. O nosso corpo precisa ser cuidado e quando, para quê e porquê precisamos fazê-lo, seria a essência da existência e consciência corporal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário