terça-feira, 25 de novembro de 2014

Notícias de Araruama

Encontro Intermunicipal de Educação Inclusiva acontece em Araruama nesta sexta-feira

A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza na próxima sexta-feira, dia 28, o Encontro Intermunicipal de Educação Inclusiva no auditório da Universidade Cândido Mendes. O evento acontece de 8h30 às 17h30, contando com a participação de educadores de municípios de toda a Região dos Lagos.

Um dos destaques da programação é a palestra “Inclusão: muitos olhares, vários caminhos e um grande desafio”, com a fonoaudióloga e psicomotricista Fátima Maria Oliveira Alves.

No período da tarde, acontece a mostra de ações inclusivas, com a apresentação de experiências nos vários setores do espaço pedagógico. Ligia de Faria Souza falará sobre a coordenação do Atendimento Educacional Especializado. Vyvian Steffanie da Fontoura aborda a coordenação da Formação Continuada. A deficiência auditiva é o tema abordado por Eduardo Fontoura. Alessandra Damasceno Santos falará sobre a orientação aos casos de deficiência física. A professora Alessandra Santarém Ramos apresenta o trabalho realizado na Sala de Recursos.

De acordo com a chefe da Divisão de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação, Rita de Cássia Scaramella, a questão da inclusão está diretamente ligada ao respeito, ao amor e à valorização do ser humano e sua diversidade.

“Chegará um dia em que não mais falaremos em inclusão. Todos nós somos diferentes, independentemente de sexo, cor, tipo físico, hábitos e cultura. Nossa Constituição garante que todos somos iguais perante a lei, sem qualquer distinção. E essa realidade inclusiva é uma meta fundamental no desenvolvimento da educação em nosso país”, disse.

Por Camilo Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário