segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Exposição

Exposição Cidade Acessível: um desafio aos sentidos
FERNANDO PEDRO - ASSESSOR DE IMPRENSA DA CASA DA CIêNCIA
assessoria@reitoria.ufrj.br
A palavra cidade é coletivo de cidadão. Mas será que todos têm seus direitos de cidadania respeitados na cidade? Um idoso, um cadeirante ou uma mãe com carrinho de criança podem andar sem problemas pelas calçadas? Uma pessoa com baixa visão ou cega pode atravessar as ruas e pegar ônibus com segurança? A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) ou os textos em Comunicação Alternativa estão disponíveis nos principais museus da cidade, para que qualquer surdo ou portador de alguma deficiência intelectual possa ter acesso às informações das obras expostas?

De 22 de outubro a 21 de dezembro de 2014, na Casa da Ciência da UFRJ, a exposição Cidade Acessível convida a vivenciar situações cotidianas que nos desafiam a pensar uma cidade para todos. A se colocar, na prática, no lugar do outro, desenvolvendo uma experiência por vezes inédita, a partir do caminhar, do cheirar, do tocar, do ver, ouvir e sentir.

Será possível andar pela Cidade Acessível com venda nos olhos, abafadores de som, cadeiras de rodas, com pesos adicionais nos braços e pernas, entre outros desafios que nos aproximam daqueles vivenciados por cegos, surdos, cadeirantes ou idosos, por exemplo. Conferir tecnologias como o DosVox, que já estão disponíveis para dar acesso à internet a cegos, ou videoguias em LIBRAS para surdos. Assistir a depoimentos significativos especialmente filmados para a exposição e participar de debates em mesas-redondas e de oficinas para educadores programadas paralelamente.

A Folguedo e a Casa da Ciência da UFRJ, responsáveis, respectivamente, pela realização e co-realização do evento, buscam instigar a interpretação imaginativa, sensorial e reflexiva nas diversas possibilidades de leituras que a exposição oferece. Amplia-se, assim, o conceito de acessibilidade em favor de um verdadeiro exercício de autonomia e questiona-se a noção de inclusão como uma benesse social. A Unimed-Rio patrocina o projeto por acreditar na relevância desse processo de afirmação de direitos.

Passamos a ficar mais atentos à superação das barreiras que nos segregam pelas diferenças, que constrangem o convívio ao reforçar preconceitos, ações que ferem os pressupostos da acessibilidade atitudinal, sendo impeditivas do exercício de uma cidadania plena e contrárias a uma concepção democrática de sociedade.
Serviço:
Exposição Cidade Acessível
VISITAÇÃO:
Terça a sexta – 9 às 20h
Sábados, domingos e feriados - 10 às 20h
LOCAL:
Casa de Ciência da UFRJ – Rio de Janeiro
Rua Lauro Müller, 3 – Botafogo – 22290-160
ENTRADA FRANCA
ESCOLAS E GRUPOS:
Agendamento antecipado pelo tel.: (21) 2542.7494
Mais informações: www.exposicaocidadeacessivel.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário