segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Aprendizagem x Desenvolvimento
Autismo - por Frances Tustin
- "Abordagem Terapêutica de Frances Tustin" para crianças com autismo foi baseada em sua formação como psicoterapeuta infantil na escola de Melanie Klein. Tecnicamente, trata-se de fornecer a criança com brinquedos que são adequados para provocar o jogo sobre o seu mundo interior, como pequenos bonecos, animais domésticos e selvagens, uma casa de bonecas, carros, tijolos, materiais de desenho e assim por diante.
O terapeuta observa atentamente a criança de brincar e outros tipos de comportamento, bem como o clima emocional entre ela eo filho. Com base nesta temperado por uma boa quantidade de intuição e experiência, ela faz comentários fantasiosas sobre como a criança parece estar experimentando o relacionamento com ela, que se supõe derivar de seu mundo interno e idéias sobre como as pessoas tendem a se comportar Isto o ajuda a criança a se sentir compreendida e aceita além de promover crescimento. Ela pode desenvolver novas formas de se relacionar com outras pessoas, ao invés de permanecer presa a padrões habituais que podem não ser realistas ou de adaptação.
Crianças com autismo não falam ou jogam até que estejam melhores, e sua experiência sensorial pode ser muito diferente da do resto de nós. Ao mesmo tempo, e acima de tudo, são pessoas de direito próprio, com emoções que precisam de uma resposta, da mesma maneira que as outras crianças precisam. Isto pode ser difícil para os seus responsáveis - e seus terapeutas - porque a maneira particular de se expressarem é frequentemente difícil de decodificar. Frances Tustin era tudo menos doutrinária, e permaneceu profundamente interessada no conhecimento de qualquer fonte que pudesse ajudá-la a melhor empatizar com as crianças que ela tratava. Ela tinha um dom especial para descobrir seu caminho até a experiência de crianças autistas, particularmente a sua experiência corporal. Quando se recuperavam e começavam a falar, elas eram capazes de descrever estados aparentemente bizarros, como a sensação de perder partes do corpo.
Em anos recentes, muitas de suas formulações têm sido confirmadas pelos relatos em primeira pessoa de indivíduos com autismo. No início do tratamento, quando os seus pacientes ainda não podiam falar ou brincar, era uma questão de estimar os seus sentimentos a partir da maneira com a qual eles usavam seus corpos. Isto exige que o terapeuta leve em conta o contexto emocional e julgue pela reação da criança se ela está no caminho certo. Por exemplo, crianças que giram excitadamente podem estar obliterando a noção de estarem separadas, ou podem estar tentando aumentar a sua consciência proprioceptiva de todas as diferentes partes do seu corpo. Na opinião de Tustin, crianças com autismo começam se relacionando com o terapeuta como uma função e não como uma pessoa à parte; mas não é até mais tarde que a criança desenvolve transferência.
A "transferência infantil" é o processo pelo qual os sentimentos desde a primeira infância são re-experimentados vis-à-vis com o terapeuta. Uma vez que este processo é colocado em movimento, o terapeuta pode verbalizá-lo, o que ajuda a criança a avançar das posições nas quais ela havia ficado presa e a abandonar as práticas estereotipadas rebeldes e muitas vezes secretas que estavam se colocando no caminho do seu desenvolvimento e interferindo com as relações humanas.
Tustin adotou uma técnica mais ativa com seus pacientes autistas do que é típico do psicoterapeuta infantil com outros tipos de crianças: por exemplo, ela poderia gentilmente segurar as mãos da criança e explicar, "Tustin pode segurar a chateada". Ela era compreensiva e compassiva, mas totalmente assentimental, e ela pensava que a indulgência excessiva era tão ruim para as crianças com autismo como para qualquer outra criança. Ao mesmo tempo, ela estava consciente da vulnerabilidade que faziam necessárias as manobras de autoproteção e alertava contra os perigos de interferir com elas prematuramente ou desajeitadamente. (Fonte: http://www.frances-tustin-autism.org/pgs/main.php)

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