sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

E.PSI.B.A.
ESPAÇO PSICOPEDAGÓGICO BRASILEIRO-ARGENTINO
E.Psi.B.A. tem o prazer de convidar para os CURSOS BREVES A DISTÂNCIA com Alicia Fernández, a psicopedagoga argentina autora de “A inteligência aprisionada”.
· Modalidade: a serem desenvolvidos inteiramente através da Internet.
· Data de início: Março 2014 Duração: 2 meses.
· Autores e tutores: Alicia Fernández (Argentina) y Jorge Gonçalves da Cruz (Argentina).
Esperamos tê-los juntos conosco nesta experiência de intercâmbio e produção!
CURSOS A DISTÂNCIA:
Conversando com a Psicopedagoga Alicia Fernández
Março 2014 INSCRIÇÕES ABERTAS:
CURSO BREVE A DISTÂNCIA: AUTORIAS VOCACIONAIS.
Data de início: 10 de Março 2014 –Duração: 2 meses
A orientação vocacional-proffisional, segundo a abordagem da Psicopedagogia clínica. O trabalho de promoção de autorias vocacionais e profissionais com crianças, adolescentes e adultos. Novos recursos psicopedagógicos e ferramentas para o trabalho clínico em consultórios, instituições e escolas, nos dias atuais.
Carga horária: 80 horas. (Certificado impresso será enviado por correio postal)
CURSO BREVE A DISTÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O “DIAGNÓSTICO” DE TDA/TDAH.
Data de início: 12 de Março 2014 –Duração: 2 meses
A capacidade atencional: uma leitura Psicopedagógica. O “diagnóstico” de TDA (Transtorno por déficit de atenção) e TDAH (Transtorno por déficit de Atenção com hiperatividade). Os novos modos atencionais nos tempos da Internet e os “vídeo-game”. “Diagnóstico” nas dificuldades de Atenção. Contribuições psicopedagógicas para intervir frente às vicissitudes da “capacidade atencional” com meninos/as, pais e professores. Investigação S.P.P.A. “Situação Pessoa Prestando Atenção”.
Carga horária: 80 horas (certificado impresso será enviado por correio postal)
CURSO BREVE A DISTÂNCIA: PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS .
Data de início: 14 de Março 2014 –Duração: 2 meses
Contextos sociais e adolescência. Novos modos de“adolescer”-crescer-. Idéias nodais da Psicopedagogía. Como escutar/acompanhar os trajetos da adolescência ante as problemáticas atuais?
Carga horária: 80 horas (certificado impresso será enviado por correio postal)
MODALIDADE: totalmente a distância (Internet)
De acordo a um cronograma se enviam por email os materiais do Curso (Módulos teórico-clínicos). A partir da leitura cada participante pode enviar aos professores consultas e comentários dando lugar a um intercâmbio em torno dos materiais. Desde o início do curso, os alunos terão acesso a comunicação via e-mail com os professores Alicia Fernández e Jorge Gonçalves da Cruz.
A sua vez todos os intercâmbios são re-enviados aos participantes para irem acompanhando as reflexões, as questões que vão surgindo a partir da leitura. O nível de participação neste intercâmbio depende dos interesses, possibilidades e percursos singulares de cada participante, ou seja não há pautas formais ao respeito.
Não é necessário que os participantes se conectem a Internet em um dia ou horário determinado.
AMBIENTE DE ENSINO VIRTUAL: Os participantes receberam uma senha de acesso que lhes permitirão ingressar à AMBIENTE DE ENSINO VIRTUAL de nosso site web. No momento em que desejem, os participantes poderão aceder lá aos materiais do curso. No“ambiente de ensino virtual” você vai a encontrar:
1. Apresentação do curso (modalidade, calendário, certificados)
2. Conteúdo do curso (módulos teórico-clínicos)
3. Materiais adicionais sobre as temáticas do Curso: artigos, apresentações em formato PowerPoint, mapas conceituais, materiais complementários em formato audiovisual (vídeos, slides, etc.).
Sua senha será válida durante os dois meses em que se desenvolverá o Curso. Podem ingressar ao site no momento em que desejem. Alunos decidir quando deve consultar e imprimir os documentos on-line ou quando baixá-los para um computador, de acordo com a disponibilidade de tempo.
AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES DOS CURSOS:
Alicia Fernández é Psicopedagoga, com especializações em Psicopedagogia clínica e em Psicodrama.
..Autora das seguintes obras: “A inteligência aprisionada” (ArtMed, 1989), “A mulher escondida na professora” (ArtMed, 1992), “O saber em jogo” (ArtMed, 2000), “Os idiomas do aprendente” (ArtMed, 2000), “Psicopedagogia em Psicodrama” (Vozes, 2000) e “A atenção aprisionada” (Grupo Pensa, 2011) editadas em espanhol e português.
..Título Membro Honorário da ABPp -Associação Nacional de Psicopedagogia do Brasil.
..Docente na Universidad de Buenos Aires (Pós-graduação da Faculdade de Psicologia) e Professora Titular daUniversidad del Salvador, Buenos Aires.
..Docente convidada, palestrante e conferencista convidada em numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa.
..Fundadora e diretora de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio.
Jorge Gonçalves da Cruz é Psicólogo clínico. Psicodramatista. Psicoterapeuta.
..Docente na Universidad de Buenos Aires (Faculdade de Psicologia).
..Docente convidado, palestrante e conferencista em numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa.
.. Autor de diversos artigos sobre psicologia clínica, psicanálises, temas educacionais e psicopedagógicos
..Fundador e co-diretor de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio e da Revista E.Psi.B.A.
..Assessor de numerosas instituições educativas.
OBJETIVOS:
Propomos-nos gerar um espaço de intercâmbio e reflexão compartilhada entre os participantes (residentes em diferentes países) e os autores/professores. Intercâmbio no qual cada un@ possa regular sua participação e se incluir de acordo a seus percursos singulares, interesses e disponibilidade.
PÚBLICO ALVO / REQUISITOS PARA ACESSAR OS CURSOS:
Público Alvo: Estudantes e profissionais da Psicopedagogia, Psicologia, Pedagogia e todos aqueles que desde outras disciplinas se interessem pelas temáticas a abordar. Professores que se desempenhem no âmbito educativo.
Requisitos necessários: Computador com acesso a internet. É necessário ao inscrito saber navegar pela internet e enviar e-mail. Não trabalhamos com fóruns de discussão e chats.
CONTEÚDO DOS CURSOS:
CURSO 1: AUTORIAS VOCACIONAIS
I) A orientação vocacional-proffisional, segundo a abordagem da Psicopedagogia clínica
.. A orientação vocacional, junto a crianças, jovens e adultos.
.A Orientação Vocacional na escola.
. A Orientação vocacional no consultório.
..A proposta de “AUTORIAS VOCACIONAIS”.
..Suas diferenças e contribuições a Orientação vocacional.
II)Noções centrais da Psicopedagogia clinica para o trabalho de “Autorias vocacionais”.
..A autoria de pensamento como objeto do trabalho psicopedagógico.
..As autorias vocacionais e profissionais.
..O movimento entre escolher e decidir. Eleger vs. Optar.
.. Informação, conhecimento e saber, na era telemática.
..“Projeto identificatório e projeto vocacional/ocupacional, nos contextos atuais.Podemos falar de “identidade profissional ou ocupacional”?.
..A construção identitária. Promovendo espaços de “heteroestima” .
III) Trabalho de reencontro com a própia eleição vocacional do profissional.
.Procurando espaços de reencontro com nossas próprias eleições vocacionais.
.O trabalho de promoção de autorias vocacionais entre os professores e profissionais.
.Questionamento à denominada “Síndrome de Burn-out”.
IV) Ferramentas para o trabalho clínico em consultórios, instituições e escolas
.A posição do “orientador vocacional” nos dias atuais.
.Apresentação de ferramentas, propostas de trabalho e experiências psicopedagógicas no trabalho de autoias vocacionais com crianças, adolescentes e adultos.
.Como propiciar a capacidade de eleger. Do impossível à decisão passando pelo possível e o provável.
.Novos recursos psicopedagógicos:
SPA (Situação Pessoa Aprendendo).
SPB (Situação Pessoa Brincando)
SPT (Situação Pessoa Trabalhando).
M.B. (Múltiplas biografias para projetar-se a um futuro)
CURSO 2: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O QUESTIONADO “DIAGNÓSTICO” DE TDA/THDA
I- O“diagnóstico” de TDA (Transtorno por déficit de atenção) e TDAH (Transtorno por déficit de Atenção com hiperatividade).
II-Contextos sócio-culturais e a atencionalidade:
§ Um enfoque crítico sobre a biologização do mal estar e a medicalização da infância e da adolescência.
§ Crianças e adolescentes: desatentos ou desatendidos?..
§ A sociedade desatenta e hiperativa: medica o que produz?.
III-A capacidade atencional: uma leitura Psicopedagógica:
§ A aprendizagem da capacidade de atender.
§ Capacidade de atender em sua relação com a capacidade lúdica.
§ Atender e aprender.
§ Capacidade de atender e ambiente facilitador do brincar.
§ Como se atende ao objeto de conhecimento?.
§ O atender, a inteligência e o criar. Ato criativo. .Atencionalidade e criatividade.
§ Atenção, construção e história. Variações nas modalidades atencionais.
IV- Diagnóstico”nas dificuldades de Atenção:
§ A que chamamos diagnóstico psicopedagógico clínico?
§ As perturbações na aprendizagem expressam uma mensagem que sempre é singular.
§ Diagnosticar ou rotular? O que determina o abuso no “diagnóstico” de TDA e a sobre-medicação?
V- Os novos modos atencionais nos tempos da Internet e os “vídeo-game”:
§ Mudanças na modalidade de percepção na era telemática.
§ Transformação dos modos de representação na era telemática.
§ Representação do tempo. Representação do espaço. Representação do corpo. Jogos eletrônicos e espaços do brincar. Corporeidade e subjetivação. Os “corpos-caderno”.Corpo, aprendizagem e ato criativo na era telemática. Corporalidade e subjetivação.
§ Questões de gênero e atencionalidade.
VI– Propostas e ferramentas de abordagem clínica e educacional. Contribuições psicopedagógicas para pensar e intervir frente às vicissitudes da “capacidade atencional” e da “atividade” pensante.
§ Apostando promover a atividade pensante em lugar das hiperatividades e os déficits.
§ Intervenções psicopedagógicas com meninos/as, pais e professores.
§ Novas modalidades de intervenção que permitam o trabalho com as crianças de hoje.
§ Promovendo caminhos de autoria ante os novos modos atencionais.
VII - Apresentação da Investigação S.P.P.A.
Ferramenta teórico-clínica para os profissionais que desenvolvem o seu trabalho em clínicas, consultórios, escolas ou outras instituições. “Situação Pessoa Prestando Atenção”: Investigação psicopedagógica tendente a explorar as novas modalidades atencionais nas crianças, adolescentes e adultos. Em funcionamento desde o ano 2000 com a participação de 50 investigadores de diferentes países. Apresentamos material clínico e Entrevistas SPPA: como ferramenta diagnóstica e de intervenção psicopedagógica em torno das vicissitudes da capacidade atencional.
CURSO 3: PUBERTADE E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS.
I-CONTEXTOS SOCIAIS E ADOLESCÊNCIA:
..Novos modos de “adolescer”-crescer- .
..Violências e fustigamentos nas escolas (“Bullying?”).
..Condutas temerárias em contextos urbanos hostilizantes (esportes radicais, parkour...).
..“Pichações”,Blogs… O que e como escrevem os adolescentes fora da Escola?. Fotologs e redes sociais na Internet. Uma leitura psicopedagógica.
II-OS TRABALHOS PSÍQUICOS DO ADOLESCENTE. Uma leitura Psicopedagógica:
.. Construção do “nós”. O grupal. Função subjetivante de “os/as amigos/as”.
..Construir-se um passado para projetar-se ao futuro. O aprender como um modo de se re-situar frente ao passado.
..Do brincar ao trabalhar passando pelo aprender: uma travessia de descontinuidades.
..Da casa à rua (ou do familiar ao extra-familiar).
..Reconstrução e re-significação das primeiras aprendizagens. A “Adolescência” como oportunidade.
III-IDEÍAS NODAIS DA PSICOPEDAGOGÍA:
..Autoria de pensamento e os trajetos da adolescência.
..“Modalidades de ensino” e “Modalidades de aprendizagem. Que modalidades ensinantes predominam no mundo extra-familiar dos adolescentes?
..Dispositivo de análise psicopedagógico: Posições ensenantes feridoras. Modalidades ensinantes facilitadoras.
IV-INTERVENÇÕES e PROPOSTAS PSICOPEDAGÓGICAS POSSIVEIS:
.. Repensando nossas práticas ante as problemáticas atuais.
..Intervenções clínico-psicopedagógicas com púberes e adolescentes.
..Como escutar/acompanhar os trajetos da adolescência?
..Reposicionar-nos ante a diversidade: propiciando espaços grupais nos que o fustigamento entre pares não possa crescer.
AVALIAÇÃO:
Este Curso não inclui instâncias formais de avaliação.
Propostas: Ao longo dos Materiais se incluirão uma série de "PROPOSTAS” (sugestões de bibliografia adicional, perguntas tendentes a que cada o participante possa ir apropriando-se e re-significando as questões apresentadas, guias conceituais, etc.) Cada um@ poderá eleger seu percurso tomando as propostas que deseje para trabalhá-las e assim orientar seus comentários. Os participantes podem fazer chegar aos professores –além dos escritos que gerem a partir das propostas- outras consultas ou reflexões e pedidos de orientação sobre bibliografias adicionais.
Uma vez concluído o Curso:
- quem desejar poderá enviar um artigo de sua autoria, redatado a partir do Curso. Entre as produções recebidas se selecionará uma que será publicada na Revista EPSIBA ou no site do E.Psi.B.A.

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