sábado, 20 de dezembro de 2014


Qual criança é superdotada?

Por  em dez 12, 2014 - de 0 a 3 anosde 3 a 6 anos | 0 comentários
Qual criança é superdotada?

12
dez
2014
Pessoas superdotadas não têm superpoderes, apenas possuem algumas habilidades mais desenvolvidas do que outras. Segundo especialistas, até 20% dos indivíduos podem apresentar altas habilidades. Como profissional da Primeira Infância, você sabe identificar uma criança superdotada?
Na definição brasileira, presente na Política Nacional de Educação Especial de 1994, os superdotados são aqueles com desempenho muito acima da média em quesitos como rapidez de pensamento, memória excelente, pensamento abstrato, atenção, concentração, rapidez de aprendizagem, originalidade de pensamento, imaginação, resolução de problemas de forma diferente e inovadora, liderança com atitude cooperativa, poder de persuasão e de forte influência no grupo. Também apresentam talentos especiais para Artes e uma ampla capacidade psicomotora (agilidade, força, controle e coordenação).
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), de 3 a 5% da população mundial têm Alta Habilidade (AH) cognitiva (lógico-matemática, linguística, ciências, construção ). No entanto, se levarmos em conta as demais áreas de inteligência, como a artística, corporal-cinestésica (alta capacidade de controlar os movimentos do próprio corpo e de manipular objetos complexos), pessoal e musical, essa porcentagem pode chegar a 20.
Vale ressaltar que a superdotação não está relacionada a grupos raciais específicos ou ao nível socioeconômico. No entanto, o estímulo ambiental adequado faz toda diferença para que esse potencial, herdado geneticamente, se desenvolva plenamente.
Replicamos aqui dois quadros que mostram características presentes nas crianças superdotadas para que você possa entender melhor como elas são e agem no dia a dia. É importante lembrar que a criança com AH não apresenta, necessariamente, todas essas características:
1 – Aprende fácil e rapidamente.
2 – É original, imaginativo, criativo, não convencional.
3 – Está sempre bem informado, inclusive em áreas não comuns.
4 – Pensa de forma incomum para resolver problemas.
5 – É persistente, independente, autodirecionado (faz coisas sem que seja mandado).
6 – Persuasivo, é capaz de influenciar os outros.
7 – Mostra senso comum e pode não tolerar tolices.
8 – Inquisitivo e cético, está sempre curioso sobre o como e o porquê das coisas.
9 – Adapta-se com bastante rapidez a novas situações e a novos ambientes.
10 – É esperto ao fazer coisas com materiais comuns.
11 – Tem muitas habilidades nas artes (música, dança, desenho etc.).
12 – Entende a importância da natureza (tempo, Lua, Sol, estrelas, solo etc.).
13 – Tem vocabulário excepcional, é verbalmente fluente.
14 – Aprende facilmente novas línguas.
15 – Trabalhador independente.
16 – Tem bom julgamento, é lógico.
17 – É flexível e aberto.
18 – Versátil, tem múltiplos interesses, alguns deles acima da idade cronológica.
19 – Mostra sacadas e percepções incomuns.
20 – Demonstra alto nível de sensibilidade e empatia com os outros.
21 – Apresenta excelente senso de humor.
22 – Resiste à rotina e à repetição.
23 – Expressa ideias e reações, frequentemente de forma argumentativa.
24 – É sensível à verdade e à honra.
No caso de Alto Habilidoso Cognitivo:
1- Vocabulário avançado para a idade.
2- Perfeccionista, não lida bem com o erro nem com a frustração.
3- Crítico consigo mesmo e com os outros.
4- Contestador.
5- Não gosta de rotina e imposições.
6- Grande interesse por temas abordados por adultos.
7- Facilidade de expressão.
8- Desafia professor e colegas.
9- Consegue monopolizar a atenção de professor e colegas.
10-Prefere geralmente trabalhar de forma individual.
Fonte: MEC, 2007 – Quadro 5, p44
A criança superdotada pode demonstrar muitas dessas características desde cedo, por isso é fundamental acompanhar seu desenvolvimento desde pequena.
É importante ficar atento, por exemplo, àquelas que falam corretamente frases completas antes dos dois anos de idade, se alfabetizam sozinhas antes de seis anos, apresentam agilidade motora (andam cedo, têm destreza manual ou para esportes), memória excelente e são detalhistas.
É possível perceber diferença entre os gêneros. Os meninos tendem a mostrar mais suas características, enquanto as meninas, em geral, só demonstram seu potencial quando se sentem aceitas pelo grupo.
Quer saber mais sobre o tema? Então acesse o site da Associação Paulista para Altas Habilidades/Superdotação – APAHSD, que cedeu este texto para o post de hoje.

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