terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

CURSOS DE ALICIA FERNÁNDEZ

E.PSI.B.A.

ESPACIO PSICOPEDAGÓGICO BRASILEIRO-ARGENTINO-URUGUAYO

DIRETORA:Psp. ALICIA FERNÁNDEZ

Un espacio de formación,investigación e intervención en Psicopedagogía clínica



Caros amigos e colegas,

Segue convite aos interessados em os Cursos 2012 de E.Psi.B.A. a cargo da Psp. Alicia Fernández (Argentina) e o Ps. Clínico Jorge Gonçalves da Cruz (Argentina).

Em 2012, estaremos oferecendo os seguintes Cursos:

1).CURSO DE FORMAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA (emMódulos)

Docentes: ALICIAFERNÁNDEZ (Argentina) e JORGE GONÇALVES DA CRUZ (Argentina)

Duração: 4 módulos presenciais, semestrais, sendo ostrês primeiros módulos no Brasil (no primeiro semestre iniciaremos turmas emSão Paulo e Rio de Janeiro) divididos em duas etapas (6 encontros) e o quartoMódulo em uma única etapa , em Buenos Aires,Argentina.

-Nacidade de São Paulo: começando no mês de Abril de 2012.

-Nacidade de Rio de Janeiro: começando no mês de Março de 2012.

Temas:

- A alegria e o jogar como promotores daautoria de pensar,

- O espaço de aprender como espaço deprodução de diferenças, como espaço de criatividade e como espaço de jogar,

- A aprendizagem e suas vicissitudes: entre osaber e o conhecimento. Constituição subjetiva e construção cognitiva.

- Aprendizagem e família: matrizes deaprendizagem e modalidades de circulação do conhecimento.

- Aprendizagem, instituição escolar econtexto social.

- Especificidade das intervenções daPsicopedagogia clínica.

- Aprendizagem e suas fraturas. Sintoma.Inibição. Fracasso escolar.

- A clínica e a aprendizagem: criar espaços deautoria do pensamento, diagnóstico, tratamento, orientação, intervençãoinstitucional e intervenção nas instituições.

- O dispositivo de intervençãopsicopedagógica. O jogo, o desenho e o psicodrama.

- A psicopedagogia clínica e a escrita. Assignificações do ato de escrever.

- Implicações éticas nas distintasintervenções psicopedagógicas.

- A biologização do mal-estar e amedicalização da infância e da adolescência,

- Questionamento aos conceitos tradicionaisde 'atenção' e de 'atividade', em sua relação com os denominados 'Déficitsatencionais - com ou sem hiperatividade -' (TDA e TDAH). Contribuições desde aPsicopedagogia. Intervenções psicopedagógicas com professores, pais e crianças.

Certificação: Certificados expedidos porE.Psi.B.A. como cursolivre. Carga horária: 160 horas presenciais, mais até 80 horas não presenciais.

Pré-requisito: ser graduadoou estudante avançado em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Medicina,Psicopedagogia, ou áreas afins


2)CURSOS BREVES A DISTÂNCIA:

Realizam-se inteiramente através da Internet, mediante intercâmbiode emails entre os participantes e os professores do Curso. Sem horáriosprefixados, de tal forma que cada participante possa acompanhar o percorrido deacordo a seus interesses e disponibilidades.

MODALIDADE:
De acordo a um cronograma se enviam por email os materiais dos Cursos. A partir da leitura cada participante pode enviar por email consultas aos autores/professores Alicia Fernández e Jorge Gonçalves da Cruz, que responderão também por email dando lugar a um intercâmbio em torno dos materiais.

· Classevirtual: Os participantes receberam uma senhade acesso que lhes permitirão ingressar à Aula Virtual de nosso site web.Durante o curso, o participante terá acesso a materiais complementários sobreo tema(em português ou espanhol) em formato audiovisual, tais como imagens, vídeos, artigos, apresentações em formato PowerPoint e mapasconceituais.


Em MARÇO 2012, estaremos oferecendo commaterial EM PORTUGUÊS os seguintes Cursos à distância:

CURSO BREVE A DISTÂNCIA: AUTORIAS VOCACIONAIS

*DURAÇÃO: 2 meses - Inicio: 13/03/2012 Término:14/05/2012

*AUTORES DOS MATERIAIS EDOCENTES TUTORES: Alicia Fernández y Jorge Gonçalves da Cruz

*CARGA HORÁRIA: 80 horas àdistância. Certificado impresso será emitido via correio postal.

*CONTEUDO:

-IDEIAS NODAIS DA PSICOPEDAGOGIA PARA O TRABALHO DE AUTORIAS VOCACIONAIS: A autoria de pensamento como objeto do trabalhopsicopedagógico. As autorias vocacionais e profissionais. O movimento entreescolher e decidir. Eleger vs. Optar /Autorias vs. Orientação.

- A PROPOSTA DE AUTORIAS VOCACIONAIS, COM CRIANÇAS,ADOLESCENTES E ADULTOS. Promovendoautorias vocacionais nos contextos atuais. O porquê da proposta de AutoriasVocacionais. Suas diferenças e contribuições a Orientação Vocacional.

- O NECESSÁRIO TRABALHO DE REENCONTRO COM APRÓPRIA ELEIÇÃO VOCACIONAL DO PROFISSIONAL (psicopedagogo, docente, professor, psicólogo,terapeuta…).

- RECURSOS PSICOPEDAGÓGICOS. APRESENTAÇÃODE FERRAMENTAS, PROPOSTAS DE TRABALHO E EXPERIÊNCIAS PSICOPEDAGÓGICAS NOTRABALHO DE AUTORIAS VOCACIONAIS COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS: .SPA (Situação Pessoa Aprendendo), SPB(Situação Pessoa Brincando) e SPT (Situação Pessoa Trabalhando). “Sair pelaporta das decisões”.

*INVESTIMENTO:Valor até 28/02/2012: Investimento total de R$ 350,00 (ou2 parcelas de R$ 190, primeira parcela até 28/02/12 - segunda parcela até10/04/2012)



CURSO BREVE A DISTÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O “DIAGNÓSTICO” DE TDA/TDAH

*DURAÇÃO: 2 meses Inicio: 15/03/2012 Término:15/05/2012

*AUTORES DOS MATERIAIS EDOCENTES TUTORES: AliciaFernández y Jorge Gonçalves da Cruz

*CARGAHORÁRIA: 80 horas à distância.Certificado impresso será emitido via correio postal

*CONTEÚDO:

-O “diagnóstico” de TDA (Transtorno por déficit deatenção) e TDAH (Transtorno por déficit de Atenção com hiperatividade).

-Contextos sócio-culturais e a atencionalidade: Um enfoque crítico sobre a biologização domal estar e a medicalização da infância e da adolescência.

-Crianças e adolescentes: desatentos ou desatendidos?. A sociedade desatenta e hiperativa: medica o queproduz.

-A capacidade atencional: uma leituraPsicopedagógica. “Diagnóstico”nas dificuldades de Atenção. Diagnosticar ou rotular?

-Corpo, aprendizagem e ato criativo na era telemática. Os novos modos atencionais nostempos da Internet e os “vídeo-game”.

-Intervenções psicopedagógicas com meninos/as, pais e professores. Promovendocaminhos de autoria ante os novos modos atencionais.

-Apresentamos material clínico e Entrevistas S.P.P.A.(Investigação S.P.P.A. “Situação Pessoa Prestando Atenção”).Ferramenta diagnóstica e de intervenção psicopedagógica em torno dasvicissitudes da capacidade atencional.


*INVESTIMENTO:Valor até 28/02/2012: Investimento total de R$ 330,00 (ou2 parcelas de R$ 180, primeira parcela até 28/02/12 - segunda parcela até10/04/2012)



CURSO BREVE A DISTÂNCIA: PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS

*DURAÇÃO: 2 meses Inicio: 16/03/2012 Término: 16/05/2012

*AUTORES DOS MATERIAIS EDOCENTES TUTORES: Alicia Fernández y JorgeGonçalves da Cruz

*CARGAHORÁRIA: 80 horas àdistância. Certificado impresso será emitido via correio postal

*CONTEUDO:

-CONTEXTOS SOCIAIS E ADOLESCÊNCIA: Novos modos de “adolescer”-crescer. Violências e fustigamentos nas escolas (“Bullying?”). Condutas temerárias emcontextos urbanos hostilizantes (esportes radicais, parkour...). “Pichações”,Blogs… O que e como escrevem os adolescentes fora da Escola?. Fotoblogs e redes sociais na Internet. Uma leitura psicopedagógica.

-OS TRABALHOS PSÍQUICOS DO ADOLESCENTE. Uma leituraPsicopedagógica: Construçãodo “nós”. Construir-se um passado para projetar-se ao futuro. Do brincar aotrabalhar passando pelo aprender: uma travessia de descontinuidades. Dacasa à rua (ou do familiar ao extra-familiar). Reconstrução ere-significação das primeiras aprendizagens.

-IDEÍAS NODAIS DA PSICOPEDAGOGÍA: Autoriade pensamento e os trajetos da adolescência. “Modalidades de ensino” e“Modalidades de aprendizagem. Dispositivo de análisepsicopedagógico: Posições ensenantes feridoras. O processo adolescente emseus potenciais de transformaçãoe criação.

-INTERVENÇÕES e PROPOSTAS PSICOPEDAGÓGICAS POSSIVEIS: Repensando nossas práticas ante asproblemáticas atuais. Intervenções clínico-psicopedagógicas com púberes eadolescentes. Como escutar/acompanhar os trajetos daadolescência? Propiciando espaços grupais nos que o fustigamento entrepares não possa crescer.


*INVESTIMENTO:Valor até 28/02/2012: Investimento total de R$ 340,00 (ou2 parcelas de R$ 185, primeira parcela até 28/02/12 - segunda parcela até10/04/2012)


DOCENTES DOS CURSOS: Psicopedagoga ALICIA FERNÁNDEZ e Psicólogo clínico JORGE GONÇALVES DA CRUZ

Alicia Fernández é Psicopedagoga, com especializações emPsicopedagogia clínica e em Psicodrama.

.Autora das seguintes obras: “A inteligência aprisionada” (Ed.Artes Médicas), “A mulher escondida na professora” (Ed.Artes Médicas), “O saber em jogo” (Ed.ArtMed), “Osidiomas do aprendente” (ArtMed) e “Psicopedagogia em Psicodrama” (ED.Vozes) e “A atenção aprisionada” (Ed. Pensa – grupo A), editadas em espanhol eportuguês.

.Docente na Universidadde Buenos Aires (Pós-graduação da Faculdade de Psicologia) e Professora Titular das matérias “Diagnóstico Psicopedagógico” e “Tratamento Psicopedagógico” da Universidad del Salvador (Faculdade dePsicopedagogia).

.Docente convidada em numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa: Technische Universität de Berlin, Association Gree Groupe Européen de Recherche en Evaluation Education etRéadatation de Francia, Faculdadede Ciências da Educação de Lisboa Portugal, PontificiaUniversidade Católica de São Paulo, Universidade do Vale do Rio dosSinos, Universidade de Passo Fundo,Universidade Regional Do Noroeste Do Estado Do Rio Grande do Sul, Universidadde la República de Uruguay, Universidad Nacional de Lomas deZamora, Universidad de Morón, Universidad Nacional delComahue, Universidad Nacional de la Rioja, Universidad Nacional de SanJuan, Universidad Nacional de San Luis; entre outras.

.Fundadora eco-diretora de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio.

.Coordenação degrupos de formação de profissionais das áreas de saúde e educação em diversascidades da Argentina, do Uruguay, do Brasil e de Portugal.

.Título MembroHonorário da Associação Nacional de Psicopedagogia do Brasil.


Jorge Gonçalves da Cruz é Psicólogo clínico,psicodramatista. Psicoterapeuta com crianças, adolescentes e adultos.

.Docente na Universidadde Buenos Aires (Faculdade de Psicologia).

.Docente convidado em numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa: Faculdade de Ciências da Educação de LisboaPortugal, Secretaria Municipal de Porto Alegre, PontificiaUniversidade Católica de São Paulo, Universidad de la República de Uruguay, Universidad Nacional deLomas de Zamora, Universidad Nacional de San Martín, , UniversidadNacional del Comahue, Docente do "Curso de especialização emPsicopedagogia Clínica" (Ministério de Saúde e Ação social) noHospital A. Posadas, Buenos Aires, Argentina; entre outras.

.Fundador eco-diretor de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio eda Revista E.Psi.B.A.

.Coordenação degrupos de formação de profissionais das áreas de saúde e educação em diversascidades da Argentina, do Uruguay, do Brasil e de Portugal.


INFORMAÇÕES: Ficamos à disposição para eventuais esclarecimentos que se façamnecessários, a traves do email epsiba@epsiba.com ou espacioepsiba@gmail.cominformando:

1.Nome

2. Profissão

3. Cidade de residência

4. Nome do/s Curso/s de seu interesse.


Pode consultar mais informações sobre estas e outraspropostas em: www.epsiba.com


Carhué436 – Cidade de Buenos Aires - Argentina

Telefax:(005411) 4641 0272

epsiba@epsiba.com

aliciafernandezpsicopedagoga@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário