segunda-feira, 15 de junho de 2015



O que é Psi como tri cidade?
por Fátima Alves

"... a psicomotricidade se refere ao movimento humano, ela tem a capacidade de levar o sujeito a transmitir emoções, sentimentos, demonstrar suas potencialidades, suas descobertas, criações..."

O termo Psi vem tem origem no alfabeto grego, como no antigo alfabeto cirílico. Ou simplesmente demonima uma sigla PSI (Sigla), sigla para Para Sua Informação.
COMO significa:

Advérbio
Conjunção
Pronome
Preposição
Substantivo
Forma verbal
TRI significa:
(latim tres, tres, tria, três)
elemento de composição
Exprime a noção de três ou triplo (ex.: tridimensional).
"tri-", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/tri- [consultado em 19-05-2015].
CIDADE significa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Uma cidade ou urbe é uma área urbanizada, que se diferencia de vilas e outras entidades urbanas através de vários critérios, os quais incluem população, densidade populacional ou estatuto legal, embora sua clara definição não seja precisa, sendo alvo de discussões diversas.
Para Sua Informação, refletir sobre a psicomotricidade faz aumentar a consciência e leva à reflexão sobre limitações que podem ocorrer durante a aquisição de qualquer tipo de conhecimento. A evolução psicomotora engloba a aprendizagem de uma maneira geral. Precisamos ter domínio do próprio corpo e inibição voluntária. O desenvolvimento neuropsicomotor através da praxia (ação simultânea de grupos musculares diferentes na execução de movimentos) leva e envolve a independência de cada parte corporal na realização de atividades e até na integridade das funções psicológicas.

Como a psicomotricidade se refere ao movimento humano, ela tem a capacidade de levar o sujeito a transmitir emoções, sentimentos, demonstrar suas potencialidades, suas descobertas, criações, proporcionando melhoria na qualidade de vida e procurando educar o movimento ao mesmo tempo em que desenvolve as funções de inteligência. O desenvolvimento da motricidade contribui para o desenvolvimento global e uniforme de cada sujeito, tornando-o base fundamental para o processo de qualquer aprendizagem.

Tri legal pensar nos elementos básicos da psicomotricidade. Elementos que constituem noções, que levam a experiências, que permitem a compreensão, que buscam possibilidades de expressão, que mostram o movimento transformar-se em comportamento significante, que abordam a importância de todas as etapas do desenvolvimento do sujeito, que levam a construção do movimento humano, desenvolvendo as aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor.

Cidade. É para ela que o corpo precisa crescer. A cidade ajudará bastante a maturação do sujeito. Vivemos e crescemos para a vida e essa vida é feita numa cidade.

O desenvolvimento psicomotor está ligado ao desenvolvimento físico, observando a evolução psicomotora, adequando-se ao amadurecimento do indivíduo. Podendo ser organizado de forma lúdica as necessidades corporais associadas ao controle mental realizado sobre a expressão motora, como um dos aspectos mais significantes na concepção da educação.

Psicomotricidade estuda o sujeito dando a ele a capacidade de determinar e coordenar mentalmente seus movimentos corporais e está relacionada ao processo de maturação dando origem as aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É o corpo, ação e emoção, sustentado pelo movimento, intelecto e afeto, que leva a uma capacidade psíquica e que faz realizar movimentos através da atividades, levando a transformação das imagens através das ações como estímulos para uma concepção de movimento organizado e integrado, resultando numa individualidade, linguagem e socialização.

A função motora, o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento afetivo estão inteiramente ligados na criança: a psicomotricidade quer justamente destacar a relação existente entre a motricidade, a mente e a afetividade e facilitar a abordagem global da criança por meio de uma técnica. (A. De Muer e L. Staes 1991, p.5)

Para estruturação da intervenção educativa podemos observar a Psicomotricidade da seguinte forma:
Psicomotricidade
Educação
Reeducação
Terapia
A educação psicomotora deve ser enfatizada e iniciada na escola primária. Ela condiciona todos os aprendizados pré-escolares e escolares; leva a criança a tomar consciência de seu corpo, da * lateralidade, a situar-se no espaço, a dominar o tempo, a adquirir habilmente a coordenação de seus gestos e movimentos, ao mesmo tempo em que desenvolve a inteligência. Deve ser praticada desde a mais tenra idade, conduzida com perseverança, permite prevenir inadaptações, difíceis de corrigir quando já estruturadas. (Le Boulch, 1984, p. 24).

Educação psicomotora, uma educação de base, leva o sujeito a tomar consciência de seu corpo, a buscar a dominância lateral, a situar-se no espaço e obter o tempo, a apreender e adquirir a habilidade de coordenar cada gesto e movimento. Pressupõe tomada de posições e forma um sujeito capaz de situar-se e atuar em um mundo em constante transformação.

A educação psicomotora leva o sujeito a uma ação educativa e ela é uma formação de base imprescindível que através dos movimentos espontâneos beneficia a formação da imagem corporal, da personalidade, de atitudes corporais, as adaptações posturais indispensáveis durante a aprendizagem nas fases evolutivas do sujeito. Todas essas formações são essenciais para assegurar o desenvolvimento funcional e relacional desse sujeito. Dá equilíbrio, auxilia na afetividade e na interação com o ambiente, qualificando a ação educativa global e integradora. Para Le Boulch a educação psicocinética (produção de movimento em objetos físicos pelo exercício de poder mental ou psíquico) compreende-se como uma legítima educação psicomotora.
Educação psicomotora

A educação psicomotora é uma técnica, que através de exercícios e jogos adequados a cada faixa etária, leva a criança ao desenvolvimento global de ser. Devendo estimular, de tal forma, toda uma atitude relacionada ao corpo, respeitando as diferenças individuais (o ser é único, diferenciado e especial) e levando a autonomia do indivíduo como lugar de percepção, expressão e criação em todo seu potencial. (Negrine, 1995, p. 15).
A reeducação psicomotora - como qualquer outra reeducação - deve começar o mais cedo possível: quando mais nova for a criança sob nossa responsabilidade, menos longa será a reeducação. É relativamente fácil fazer com que uma criança bem nova adquira as estruturas motoras ou intelectuais corretas; mas se a criança já assimilou esquemas errados, o reeducador deverá primeiro fazer com que os esqueça, antes de poder inculcar-lhe os esquemas corretos.
Por que realizar reeducação psicomotora?

A reeducação é feita a partir da necessidade que a criança tem em relação ao seu desenvolvimento - motor, cognitivo e afetivo-, que não foi trabalhado na educação infantil.ou no seu dia a dia; é realizada através de experiências com brincadeiras, jogos, atividades da vida diária

A reeducação é urgente sobre tudo para os problemas afetivos. Quanto mais o tempo passa, mais a criança se bloqueia em algum tipo de reação; sente-se mais angustiada. A reeducação ajudará a adotar um novo comportamento e, pouco a pouco, os que a cercam a verão de forma mais positiva. (A. De Muer e L. Staes, 1991, p.23)
*Lateralidade: quando se verifica a dominância de um dos lados do corpo. É o domínio de um lado sobre o outro. 
Bibliografia:
- LE BOULCH, Jean. A educação pelo movimento: a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.
- MEUR, A. De; STAES, L. Psicomotricidade educação e reeducação. Barueri, SP: Manole, 1991.
- NEGRINE, Airton. Aprendizagem e desenvolvimento infantil: psicomotricidade: alternativas pedagógicas. Porto alegre: Prodil, 1995.

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