terça-feira, 16 de junho de 2015

“I JORNADA SOBRE APRENDIZAGEM E AUTISMO” na Baixada Santist

CRONOGRAMA

27/ 06/ 2015 - Sábado das 8h às 17h30.

Das 8h às 8h30 Credenciamento

1. Às 8h30 - Palestra: “Psicomotricidade: o corpo na materialidade do gesto que se manifesta para aprendizagem” – Fátima Alves.

Intervalo das 10h às 10h30

2. Às 10h30 - Palestra: “Neurociência:Cérebro,princípio para aprendizagem em rede na escola” – Claudia M. Nunes.

Almoço das 12h às 13h30

3. Às 13h30 - Palestra: “TEA: um olhar preventivo diante dos estágios de desenvolvimento da linguagem” – Maria Paula C. Raphael.

Intervalo das 15h às 15h30

4. Às 15h30 - Palestra: “Neurobiologia do Transtorno do Espectro do Autismo” – Rita Thompson.

Encerramento às 17h30.

28/06/2015 - Domingo das 8h às 12h30

Das 8h às 8h30 - Credenciamento

1. Às 8h30 - Palestra: “A Interdisciplinaridade no processo terapêutico da criança co TEA” – Ediusa Araújo.

Intervalo das 10h às 10h30

2. Às 10h30 - Palestra: “ Exagames e Coordenação Motora em indivíduos com TEA e TDHA” - Fabrício Cardoso

Sorteio 12h (livros) e 12h30 encerramento Ana Paula Chacur.



PALESTRANTES


Fátima Alves – Professora convidada da FAMESP. MESTRE em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, graduada em Fonoaudiólogia, pós-graduada em Psicomotricidade titulada pela SBP (Sociedade Brasileira de Psicomotricidade), Sócio-terapeuta Ramain-Thiers. Docente da Pós-graduação presencial e da Licenciatura a distância em Pedagogia da AVM Faculdade Integrada, Professora dos cursos de pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Inclusiva da FAMESP. Orientadora de monografia dos cursos de Psicomotricidade e Arteterapia da AVM Faculdade Integrada. Presidente da ABP (Associação Brasileira de Psicomotricidade), gestão 2008/2010. Autora dos livros da WAK Editora: “Psicomotricidade: corpo, ação e emoção”; “Como aplicar a Psicomotricidade: uma atividade multidisciplinar com Amor e União”; “Psicomotricidade e o Idoso”; "Para entender Síndrome de Down" entre outros.


Rita Thompson - MESTRE em Educação; graduada em Pedagogia e em Psicomotricidade; Pós-graduada em Psicomotricidade GAE-ISRP-Paris (França) e em Psicopedagogia; Membro da diretoria da ABENEPI – Associação de Neurologia e Psiquiatria Infantil; Membro da SOPERJ – Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro; Docente na Universidade Estácio de Sá; Coordenadora do atendimento a crianças com TEA, TDAH e Deficiência Intelectual no Instituto de Pesquisas Neuropsiquiatricas SUAV; Membro da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade - SBP, e autora de diversos artigos científicos (em livros de psicomotricidade, neuropsicologia, neuroeducação e educação) participa dos livros “NEUROEDUCAÇÃO a relação entre saúde e Educação” e “NEUROCIÊNCIAS E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO” ambos organizados por Heber Maia, publicados pela Editora WAK .


Maria Paula Raphael – Graduada em Fonoaudiólogia pela AVM (Universidade Veiga de Almeida ), Psicomotricista, Sociopsicomotricista e Socioterapeuta Ramain Thiers. Supervisora na formação em Sociopsicomotricidade Ramain-Thiers, membro da Comissão científica (CESIR-Núcleo Ramain Thiers ltda). Docente dos cursos de pós-graduação em Psicomotricidade e Educação Inclusiva pela AVM Faculdade Integrada , co-autora de livros psicomotricidade, participante em eventos como conferencista. Colunista no Blog CREATIVE IDEAIS (http://creativeideias.blogspot.com.br)


Claudia Nunes - MESTRE em Educação (Novas Tecnologias) pela UNIRIO. Especialista em PSICOPEDAGOGIA, em NEUROCIENCIA PEDAGÓGICA, em TECNOLOGIA EDUCACIONAL e em DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR pela Faculdades Integradas VEZ DO MESTRE (AVM). Graduação em LETRAS pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Conteudista e tutora em NEUROEDUCAÇÃO da WPOS graduação a distância. Professora do Estado do Rio de Janeiro em Língua Portuguesa/Literatura/Produção Textual Professora da pós-graduação presencial das Faculdades Integradas AVM. Palestrante nas áreas de Tecnologia educacional / Neurociência Pedagógica / Psicopedagogia. Publicações em diferentes mídias impressas e virtuais. Participa do livro Que cérebro é esse que chegou à escola? organizado pela Profª Drª Marta Relvas, (WAK). Tem coluna quinzenal no blog CREATIVEIDEAIS (http://creativeideias.blogspot.com.br); e blog pessoal: http://e-pesquisadora.blogspot.com Link Currículo Lattes -http://lattes.cnpq.br/1504762549498127
Fabrício Cardoso – MESTRE em Ciência da Motricidade Humana pela UCB, Graduado em Educação Física pela UCB. Membro de corpo editorial “Ciências & Cognição” (UFRJ). Professor da pós- graduação em Dificuldades da Aprendizagem (UERJ). Doutorando em Biofísica UFRJ. Filiado as instituições de pesquisas: Centro de Estudos em Neurociências e Educação (NEUROEDUC), IBCCF, CCS, UFRJ e Grupo de Pesquisa em Sociedade, Saúde e Educação da Faculdade São Fidelis (CENSUPEG).

Ediusa Araújo – Graduada em Fonoaudiólogia pela Unesa (RJ), Pós-graduada em Psicomotricidade Clínica e Educacional (IBMR), Pós-graduada e Neurociências Aplicadas a Reabilitação (UFRJ), cursos de extensão em “Transtorno do Espectro do Autismo” pela PUC-Rio, “Didática do Ensino Superior” (PUC-Rio). Coordenadora clínica do Centro Integrado de Desenvolvimento Infantil CreSer, Coordenadora de Grupo no Móbile Infantil – Centro Integrado de Desenvolvimento Infantil. Ministra como integrante da equipe Móbile a Formação do Método GrowingUp” (Vera Lúcia Mattos e Aline Kabarite), os cursos de Neurociências, Mediação Escolar, Avaliação Psicomotora entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário