quarta-feira, 29 de abril de 2015


Psicomotricidade
Entenda o que é e para que serve a psicomotricidade
Entenda por que seu corpo é um templo sagrado
por Fátima Alves

"O corpo é a essência de atuações, de convivências, de realizações para que cada um de nós nos tornemos pessoas honestas, produtivas e conscientes."

O corpo é mágico, ele pode sonhar, descobrir sentimentos, agir com sabedoria, manifestar-se através da alma, expressar-se pelo som, viajar através dos ritmos, reeducar-se, romper com o que já está estabelecido para poder criar novas sensações, opiniões e aprendizagens. A intensidade do corpo é levar a agilidade e o dinamismo para poder viver, viver bem. Ele pode e deve ser um instrumento de acolhimento, paz, saúde, dedicação e identidade.
Que corpo podemos ter para poder explicitar formas estética e física que a sociedade "impõe" e facilitar todos osâmbitos (ambientes ou lugares) onde cada um de nós precisa passar? Educar o corpo é poder utilizá-lo na identificação das expressões, das oportunidades para nos fazer crescer e aprender a idealizar e melhorar nossas crenças em relação aos impactos que precisamos passar. A credibilidade (confiança em si e no outro) intervém nas nossas atividades, que passamos a realizar, integrando conhecimentos (tudo o que você pode aprender), aperfeiçoando a busca do equilíbrio desse corpo, para poder ter um espírito sadio e assim encontrar um caminho de concepções baseadas na integração da nossa civilização, influenciando a educação e a aprendizagem. O conhecimento leva à aprendizagem que tem como meta levar para o mundo o que aprendemos.

Precisamos olhar, caminhar e desafiar os interesses para despertar a criação de técnicas (relacionadas ao nosso processo criativo ou à nossa aprendizagem), atingindo e melhorando o desenvolvimento sem a preocupação de conseguir ou não realizar melhor uma técnica ou outra. A sequência de evoluções enquanto ser humano decorre da consciência mais sutil das nossas sensações. Sentimos e evoluímos e aprendemos a nos controlar, trabalhando, percebendo e entendendo como raciocinar, se conscientizar, se atentar e colaborar nas diversas novas descobertas e assim assimilar os grandes desejos sem se machucar. Que corpo é esse? De bagagens diversas, onde se ama, se odeia, se trai, se conforta, que se confunde, se atrapalha, que se descobre, se lembra para não esquecer.

O corpo se organiza, levando a comunicação. Ele transmite mensagens de todo tipo, através de gestos, de movimentos, da fala, constituindo uma linguagem compreendida por todos. Levando o homem à concepção da motilidade e do processo autoconstrutivo com um desejo instintivo de favorecer e traduzir sua consciência corporal. A fim de dominar, aumentar e capacitar suas habilidades motoras funcionais e relacionais, promovendo o desenvolvimento da autonomia, motivação, imaginação e criatividade, levando a melhorias significativas do corpo e mente na exploração e interação com o meio social.

Precisamos buscar através do corpo melhorias significativas em vários aspectos dentre eles: estabilidade emocional, imagem corporal, expressão e desenvolvimento cognitivo. O corpo, um instrumento de expressão ciente das várias articulações, que precisa aprender a pensar no movimento, para produzir atitudes que vão levar a busca da origem, da essência, da história de cada gesto, fugindo de uma repetição mecanicista e se mostrando quem realmente nós somos. O corpo organizado comanda a intensidade e a direção de cada movimento, focalizando a atenção para a aprendizagem favorecendo a prática e viabilizando de forma rápida e eficiente a criação de um repertório de movientos. Assim passamos a ter uma perspectiva corporal influenciada pela realização, pela comparação, análise e verificação do uso das mãos, braços, pés, dos ombros, da cabeça, pernas e de todas as partes corporais para caminhar, buscar, trazer, pular, balançar, pegar e empurrar, envolvendo combinações de cada ação. O corpo é um ponto de apoio, se origina de uma excitação interna através de impressões sensoriais previamente experimentadas e de certa forma arquivadas na memória para produzir alterações, criando equilíbrio, movimento e consciência para não levar a fadiga. E tudo depende do ponto de origem e aspecto interior de cada realização, consciente, inconsciente, voluntário e involuntário. Mostrando e demonstrando a origem de cada movimento corporal.

O corpo é natureza: respira, energiza, capta, transporta o equilíbrio motor (de movimentos) e emocional que influenciam a energia das nossas ações.
Considerações finais
As práticas pedagógicas devem ser envolvidas para formar uma produção do saber e levar à reflexão de pensamentos, emoções e sentimentos e são responsáveis pelas bases epistemológicas (teoria do conhecimento) da realidade educacional com certezas e verdades.

Vivemos em um mundo incerto, mutante, plural e indeterminado de natureza complexa e transdisciplinar na tentativa de disciplinar também os pensamentos, as emoções e os sentimentos para levar a mudanças na maneira de pensar, de sentir, de agir e de viver/conviver, colaborando para a evolução do pensamento, da consciência e do espírito humano, conscientizando-nos de nossas responsabilidades sociais.

O corpo é a essência de atuações, de convivências, de realizações para que cada um de nós nos tornemos pessoas honestas, produtivas e conscientes. Esse corpo na intensidade e na integralidade de seres individuais e coletivos necessita de mudanças - de pensamentos nutridos com necessária abertura do coração. Sentimentos, coração mais terno e afetivo, atento e solidário, com um olhar mais humano e compreensivo. Um pensamento iluminado para criar, moldar ou construir as grandes emoções realizadoras dos mais ancestrais desejos humanos.




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Fátima Alves 
é psicomotricista e fonoaudióloga
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