domingo, 19 de abril de 2015

"Desenvolvendo as habilidades sociais em crianças e adolescentes do Espectro do Autismo: como ensinar a interagir na prática"

Nossa proposta é apresentar aspectos teóricos e práticos sobre o funcionamento e as principais intervenções para o desenvolvimento das habilidades sociais em crianças e adolescentes do Espectro Autista. Mais especificamente, estaremos abordando aqueles indivíduos que interagem, mas que encontram, apesar da linguagem mais desenvolvida, dificuldades no estabelecimento de relações sociais; aqueles que apresentam impasses em fazer e manter amizades com outros da mesma idade e que, mesmo desejando, parecem não saber como se comportar em diferentes contextos sociais. Muitos deles não conseguem iniciar e manter vínculo com seus pares. Outros podem ser, ainda, alvos de bullying ou de isolamento social como consequência de seu funcionamento social peculiar.
Nosso objetivo é, então, fornecer algumas informações sobre os aspectos mais básicos para o desenvolvimento das habilidades que favorecem a interação social. Dividido em três módulos, nosso workshop constitui-se na parte teórico-prática destinada a profissionais da área de saúde e educação, bem como aos pais que desejam aprimorar seus conhecimentos neste campo. Seguido a ele, mas apenas destinados aos profissionais previamente selecionados, haverá o treinamento prático em que se realizarão as sessões de intervenções com adolescentes do Espectro Autista sob supervisão.

Workshop Introdutório (11/04)

Módulo 1 (9 às 10:30hs)
Como crianças e adolescentes do Espectro do Autismo entendem as relações sociais

O primeiro módulo tem como objetivo apresentar o modo como os indivíduos de Espectro Autista percebem, interpretam e se comportam diante das situações sociais. Entender o funcionamento que está subjacente às características sociais dessas crianças e adolescentes nos ajuda não apenas a lidar com os seus comportamentos, mas também nos auxilia a desenvolver estratégias que os ajudam a aprimorar sua competência nas interações.

Modulo 2 (11 às 13:30hs)
Protocolos de desenvolvimento de habilidades sociais baseados em evidências científicas.

Os programas para desenvolvimento das habilidades sociais neste espectro têm abordado uma série de aspectos como focos de intervenção. Dentre os mais eficazes estão aqueles que visam treinar ou estimular a capacidade de empatia através de intervenções cognitivas e comportamentais. Além disso, ensina-los o passo a passo das interações constitui-se numa importante estratégia para o aumento de seus repertórios sociais e os ajudam a entender como agir em diferentes contextos. É importante, ainda, que tais protocolos de intervenção sejam efetivos mostrando as evidências de seus benefícios para estes indivíduos em seus cotidianos reais. Neste módulo serão apresentados alguns protocolos cientificamente comprovados, dando-se ênfase ao ‘Sistema de Desenvolvimento de Habilidades Sociais’ e ao Programa ‘PEERS’. O primeiro programa foi aplicado no Brasil e tem como base o desenvolvimento da empatia através do aprimoramento da leitura social e da aplicação de estratégias comportamentais em grupo. Esse sistema já mostrou suas primeiras evidências de eficácia e encontra-se em fase de expansão que será apresentada nesse módulo do workshop. Complementar a este protocolo, será abordado o Programa PEERS (....) desenvolvido pela Universidade da Califórnia – Los Angeles e já implementado em diversos países do mundo. Ele conta com 14 sessões baseadas numa metodologia cognitiva-comportamental que tem como objetivo ampliar o repertório de estratégias comportamentais tais como iniciar interações, lidar com críticas e implicâncias, dentre outros desafios sociais específicos da infância e da adolescência. O objetivo é munir esses indivíduos para que possam desenvolver e manter amizades de modo geral ensinando-os a pensar sobre as ações e reações alheias, o que lhes auxiliaria também a saberem como e quando aplicar os comportamentos aprendidos e treinados durante as sessões.     


Módulo 3 (14:15 às 16hs)
Treinando pais e cuidadores para o desenvolvimento das habilidades de interação de seus filhos no dia a dia.

Tomando como base os programas que mostraram efetividade nessa área, o treinamento de pais é, sem dúvidas, o fator fundamental para tal sucesso. Assim, este módulo é destinado à apresentação de metodologias que podem ser utilizadas pelos pais para incentivarem seus filhos a interagirem de forma competente. As estratégias podem ser úteis para os profissionais que desejam orientar as famílias de seus pacientes, como também aos pais que desejam ampliar seu conhecimento para maior estimulação de seus filhos.



Módulo Prático (6 meses)
O workshop introdutório habilita psicólogos e estudantes de psicologia a partir do 80 período a participarem da seleção para o treinamento prático da aplicação do protocolo que conjuga o ‘Sistema de Desenvolvimento de Habilidades Sociais’ e o Programa ‘PEERS’ durante o período de 6 meses. Ao longo da aplicação de tais programas, os psicólogos serão treinados e supervisionados para que sejam terapeutas e co-terapeutas na condução de grupos com adolescentes de 13 a 17 anos no Rio de Janeiro. A seleção será realizada através de entrevista e análise de currículo por serem limitados o numero de vagas neste módulo do treinamento.

Palestrante:
Patricia Barros
Psicóloga (CRP: 05/31383) e terapeuta Cognitivo Comportamental
Mestre e Doutora em Psicologia (UERJ);
Certificada em Transtornos do Espectro do Autismo (Davis Mind Institute, University of California - Davis);
Certificada no protocolo PEERS de Treinamento de Habilidades Sociais (University of California - Los Angeles);
Membro da diretoria da Associação de Terapias Cognitivas RJ (ATC-Rio);
Coordenadora Acadêmica do Curso de Extensão em TCC com crianças e adolescentes (Santa Casa Misericórdia RJ)
Coordenadora da Comissão Científica do Planeta Aspie RJ.


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