E.Psi.B.A.
Espacio Psicopedagógico Brasileño-Argentino /Espacio Psicopedagógico de Buenos Aires
Un espacio de formación, investigación e intervención en Psicopedagogía clínica
Coordinación: Alicia Fernández
E.Psi.B.A. tem o prazer de convidar para os CURSOS BREVES A DISTÂNCIA com Alicia Fernández, a psicopedagoga argentina autora de “A inteligência aprisionada”.
- Modalidade: a serem desenvolvidos inteiramente através da Internet.
- Não é necessário que os participantes se conectem a Internet em um dia ou horário determinado.
- Data de início: Junho 2014 Duração: 2 meses.
- Autores dos materiais e tutores: Alicia Fernández (Argentina) y Jorge Gonçalves da Cruz (Argentina)
- Desde o início do curso, os alunos terão acesso a comunicação via e-mail com os professores Alicia Fernández e Jorge Gonçalves da Cruz.
- Público Alvo: Estudantes e profissionais da Psicopedagogia, Psicologia, Pedagogia e todos aqueles que desde outras disciplinas se interessem pelas temáticas a abordar. Professores que se desempenhem no âmbito educativo. Requisitos necessários: Computador com acesso a internet. É necessário ao inscrito saber navegar pela internet e enviar e-mail.
- Certificado será enviado por correio postal
Esperamos tê-los juntos conosco nesta experiência de intercâmbio e produção!
CURSO 1) AUTORIAS VOCACIONAIS. Data de início: 9 de Junho 2014 –Duração: 2 meses
- A orientação vocacional-proffisional, segundo a abordagem da Psicopedagogia clínica. Suas diferenças e contribuições a Orientação vocacional e profissional.
· Contribuições para o trabalho em ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL em situação escolar, institucional e individual.
- Noções centrais da Psicopedagogia clinica para o trabalho de “Autorias vocacionais”.
- Trabalho de reencontro com a própia eleição vocacional do profissional.
- Ferramentas para o trabalho clínico em consultórios, instituições e escolas.
Carga horária: 80 horas. (Certificado impresso será enviado por correio postal)
CURSO 2) CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O “DIAGNÓSTICO” DE TDA/TDAH. Data de início: 11 de Junho 2014 –Duração: 2 meses
- O “diagnóstico” de TDA (Transtorno por déficit de atenção) e TDAH (Transtorno por déficit de Atenção com hiperatividade).
- Contextos sócio-culturais e a atencionalidade.
- A capacidade atencional: uma leitura Psicopedagógica. “Diagnóstico” nas dificuldades de Atenção.
- Os novos modos atencionais nos tempos da Internet e os “vídeo-game”.
- Propostas e ferramentas de abordagem clínica e educacional. Contribuições psicopedagógicas para pensar e intervir frente às vicissitudes da “capacidade atencional” e da “atividade” pensante. Apresentação da Investigação S.P.P.A. Situação Pessoa Prestando Atenção.
Carga horária: 80 horas (certificado impresso será enviado por correio postal)
CURSO 3) PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS . Data de início: 13 de Junho 2014 –Duração: 2 meses
- Contextos sociais e adolescência: .Violências e fustigamentos nas escolas (“Bullying?”). Condutas temerárias em contextos urbanos hostilizantes (esportes radicais, parkour...). “Pichações”, Blogs… O que e como escrevem os adolescentes fora da Escola?. Fotologs e redes sociais na Internet. Uma leitura psicopedagógica.
- Novos modos de “adolescer”-crescer
- Idéias nodais da Psicopedagogía. Como escutar/acompanhar os trajetos da adolescência ante as problemáticas atuais?
- Repensando nossas práticas ante as problemáticas atuais.
- Intervenções clínico-psicopedagógicas com púberes e adolescentes.
Carga horária: 80 horas (certificado impresso será enviado por correio postal)
MODALIDADE: totalmente a distância (Internet)
De acordo a um cronograma se enviam por email os materiais do Curso (Módulos teórico-clínicos). A partir da leitura cada participante pode enviar aos professores consultas e comentários dando lugar a um intercâmbio em torno dos materiais.
Desde o início do curso, os alunos terão acesso a comunicação via e-mail com os professores Alicia Fernández e Jorge Gonçalves da Cruz.
A sua vez todos os intercâmbios são re-enviados aos participantes para irem acompanhando as reflexões, as questões que vão surgindo a partir da leitura. O nível de participação neste intercâmbio depende dos interesses, possibilidades e percursos singulares de cada participante, ou seja não há pautas formais ao respeito.
Não é necessário que os participantes se conectem a Internet em um dia ou horário determinado.
AMBIENTE DE ENSINO VIRTUAL: Os participantes receberam uma senha de acesso que lhes permitirão ingressar à AMBIENTE DE ENSINO VIRTUAL de nosso site web. No momento em que desejem, os participantes poderão aceder lá aos materiais do curso. No “ambiente de ensino virtual” você vai a encontrar:
- Apresentação do curso (modalidade, calendário, certificados)
- Conteúdo do curso (módulos teórico-clínicos)
- Materiais adicionais sobre as temáticas do Curso: artigos, apresentações em formato PowerPoint, mapas conceituais, materiais complementários em formato audiovisual (vídeos, slides, etc.).
Sua senha será válida durante os dois meses em que se desenvolverá o Curso. Podem ingressar ao site no momento em que desejem. Alunos decidir quando deve consultar e imprimir os documentos on-line ou quando baixá-los para um computador, de acordo com a disponibilidade de tempo.
AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES DOS CURSOS:
Alicia Fernández é Psicopedagoga, com especializações em Psicopedagogia clínica e em Psicodrama.
.Autora das seguintes obras: “A inteligência aprisionada” (ArtMed, 1989), “A mulher escondida na professora” (ArtMed, 1992), “O saber em jogo” (ArtMed, 2000), “Os idiomas do aprendente” (ArtMed, 2000), “Psicopedagogia em Psicodrama” (Vozes, 2000) e “A atenção aprisionada” (Grupo Pensa, 2011) editadas em espanhol e português.
.Título Membro Honorário da ABPp -Associação Nacional de Psicopedagogia do Brasil.
.Docente na Universidad de Buenos Aires (Pós-graduação da Faculdade de Psicologia) e Professora Titular da Universidad del Salvador, Buenos Aires.
.Docente convidada, palestrante e conferencista convidada em numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa.
.Fundadora e diretora de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio.
Jorge Gonçalves da Cruz é Psicólogo clínico. Psicodramatista. Psicoterapeuta.
.Docente na Universidad de Buenos Aires (Faculdade de Psicologia).
.Docente convidado, palestrante e conferencista em numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa.
. Autor de diversos artigos sobre psicologia clínica, psicanálises, temas educacionais e psicopedagógicos
.Fundador e co-diretor de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio e da Revista E.Psi.B.A.
.Assessor de numerosas instituições educativas.
PÚBLICO ALVO / REQUISITOS PARA ACESSAR OS CURSOS:
Público Alvo: Estudantes e profissionais da Psicopedagogia, Psicologia, Pedagogia e todos aqueles que desde outras disciplinas se interessem pelas temáticas a abordar. Professores que se desempenhem no âmbito educativo.
Requisitos necessários: Computador com acesso a internet. É necessário ao inscrito saber navegar pela internet e enviar e-mail. Não trabalhamos com fóruns de discussão e chats.
AVALIAÇÃO:
Este Curso não inclui instâncias formais de avaliação.
Propostas: Ao longo dos Materiais se incluirão uma série de "PROPOSTAS” (sugestões de bibliografia adicional, perguntas tendentes a que cada o participante possa ir apropriando-se e re-significando as questões apresentadas, guias conceituais, etc.) Cada um@ poderá eleger seu percurso tomando as propostas que deseje para trabalhá-las e assim orientar seus comentários. Os participantes podem fazer chegar aos professores –além dos escritos que gerem a partir das propostas- outras consultas ou reflexões e pedidos de orientação sobre bibliografias adicionais.
Uma vez concluído o Curso: - quem desejar poderá enviar um artigo de sua autoria, redatado a partir do Curso. Entre as produções recebidas se selecionará uma que será publicada na Revista EPSIBA ou no site do E.Psi.B.A. -quem desejar poderá solicitar um certificado adicional de aprovação do curso. A avaliação será feita através de um trabalho final solicitado.
CERTIFICAÇÃO:
Certificado impresso será enviado por correio postal. Certificados expedidos por EPsiBA. ESPAÇO PSICOPEDAGÓGICO BRASILEIRO-ARGENTINO-URUGUAYO. Cursos livres. Neste certificado constará: nome do curso, nome do participante, carga horária, assinatura dos professores do curso (Alicia Fernández – Jorge Gonçalves da Cruz) e dados de EPsiBA .
Carga horária: Curso 1: Autorias vocacionais: 80 horas. / Curso 2: TDA/H: 80 horas / Curso 3: ADOLESCENCIA: 80 horas.
Obs.: Caso o participante queira solicitar um certificado adicional de aprovação do curso, deverá desenvolver um trabalho final solicitado. Este segundo cercado será enviado por correio, mediante pagamento de uma taxa de impressão e postagem
IDIOMA:
Os materiais, artigos, apresentações em formato PowerPoint e materiais complementários em formato audiovisual (vídeos, slides, etc.) são enviados em português ou espanhol, segundo a preferência do participante. A partir da leitura os participantes podem enviar suas consultas em português ou em espanhol (já que os professores lêem nos dois idiomas). Os professores respondem em espanhol.
INVESTIMENTO
Curso 1:
Autorias vocacionais
|
.1 x R$ 550,00 à vista, até 10/6/2014
.Opção 2 parcelas: 2 x R$ 300
.Opção 3 parcelas: 3 x R$ 210
|
Curso 2: A psicopedagogia ante o “diagnóstico” de TDA
|
.1 x R$ 530,00 à vista, até 10/6/2014
.Opção 2 parcelas: 2 x R$ 280
.Opção 3 parcelas: 3 x R$ 190
|
Curso 3:
Puberdade
|
.1 x R$ 540,00 à vista, até 10/6/2014
.Opção 2 parcelas: 2 x R$ 290
.Opção 3 parcelas: 3 x R$ 200
|
Obs.: inclui materiais pelo email, intercâmbio, aula virtual, e envio do certificado.
Descontos (não acumulativos)
- Associados da ABPp-Pe (Pernambuco), ABPp-SP (São Paulo), ABPp-RJ (seção Rio de Janeiro), ABPp Seção Brasilia, ABPp-Es (núcleo Espírito Santo), ABPp- RS (Rio Grande do Sul), ABPp-MG (Minas Gerais): terão 15% de desconto no plano escolhido.
- Inscritos em 2 o 3 cursos: terão 15% de desconto
- Descontos por inscrições grupais : Descontos para grupos acima de 3 pessoas. Os descontos dependem da quantidade de integrantes do grupo.
INFORMAÇÕES:
INSCRIÇÕES
Enviar via e-mail a epsiba@epsiba.com
.Nome: ...............................................................................................
.Cidade de residência /Estado:...........................................................
. Formação e /ou estudos em curso: .................................................
. Curso/s pretendido/s:.......................................................................
CURSO 1) AUTORIAS VOCACIONAIS. Data de início: 9 de Junho 2014 –Duração: 2 meses
- A orientação vocacional-proffisional, segundo a abordagem da Psicopedagogia clínica. Suas diferenças e contribuições a Orientação vocacional e profissional.
· Contribuições para o trabalho em ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL em situação escolar, institucional e individual.
- Noções centrais da Psicopedagogia clinica para o trabalho de “Autorias vocacionais”.
- Trabalho de reencontro com a própia eleição vocacional do profissional.
- Ferramentas para o trabalho clínico em consultórios, instituições e escolas.
Carga horária: 80 horas. (Certificado impresso será enviado por correio postal)
CURSO 2) CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O “DIAGNÓSTICO” DE TDA/TDAH. Data de início: 11 de Junho 2014 –Duração: 2 meses
- O “diagnóstico” de TDA (Transtorno por déficit de atenção) e TDAH (Transtorno por déficit de Atenção com hiperatividade).
- Contextos sócio-culturais e a atencionalidade.
- A capacidade atencional: uma leitura Psicopedagógica. “Diagnóstico” nas dificuldades de Atenção.
- Os novos modos atencionais nos tempos da Internet e os “vídeo-game”.
- Propostas e ferramentas de abordagem clínica e educacional. Contribuições psicopedagógicas para pensar e intervir frente às vicissitudes da “capacidade atencional” e da “atividade” pensante. Apresentação da Investigação S.P.P.A. Situação Pessoa Prestando Atenção.
Carga horária: 80 horas (certificado impresso será enviado por correio postal)
CURSO 3) PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS . Data de início: 13 de Junho 2014 –Duração: 2 meses
- Contextos sociais e adolescência: .Violências e fustigamentos nas escolas (“Bullying?”). Condutas temerárias em contextos urbanos hostilizantes (esportes radicais, parkour...). “Pichações”, Blogs… O que e como escrevem os adolescentes fora da Escola?. Fotologs e redes sociais na Internet. Uma leitura psicopedagógica.
- Novos modos de “adolescer”-crescer
- Idéias nodais da Psicopedagogía. Como escutar/acompanhar os trajetos da adolescência ante as problemáticas atuais?
- Repensando nossas práticas ante as problemáticas atuais.
- Intervenções clínico-psicopedagógicas com púberes e adolescentes.
Carga horária: 80 horas (certificado impresso será enviado por correio postal)
MODALIDADE: totalmente a distância (Internet)
De acordo a um cronograma se enviam por email os materiais do Curso (Módulos teórico-clínicos). A partir da leitura cada participante pode enviar aos professores consultas e comentários dando lugar a um intercâmbio em torno dos materiais.
Desde o início do curso, os alunos terão acesso a comunicação via e-mail com os professores Alicia Fernández e Jorge Gonçalves da Cruz.
A sua vez todos os intercâmbios são re-enviados aos participantes para irem acompanhando as reflexões, as questões que vão surgindo a partir da leitura. O nível de participação neste intercâmbio depende dos interesses, possibilidades e percursos singulares de cada participante, ou seja não há pautas formais ao respeito.
Não é necessário que os participantes se conectem a Internet em um dia ou horário determinado.
AMBIENTE DE ENSINO VIRTUAL: Os participantes receberam uma senha de acesso que lhes permitirão ingressar à AMBIENTE DE ENSINO VIRTUAL de nosso site web. No momento em que desejem, os participantes poderão aceder lá aos materiais do curso. No “ambiente de ensino virtual” você vai a encontrar:
- Apresentação do curso (modalidade, calendário, certificados)
- Conteúdo do curso (módulos teórico-clínicos)
- Materiais adicionais sobre as temáticas do Curso: artigos, apresentações em formato PowerPoint, mapas conceituais, materiais complementários em formato audiovisual (vídeos, slides, etc.).
Sua senha será válida durante os dois meses em que se desenvolverá o Curso. Podem ingressar ao site no momento em que desejem. Alunos decidir quando deve consultar e imprimir os documentos on-line ou quando baixá-los para um computador, de acordo com a disponibilidade de tempo.
AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES DOS CURSOS:
Alicia Fernández é Psicopedagoga, com especializações em Psicopedagogia clínica e em Psicodrama.
.Autora das seguintes obras: “A inteligência aprisionada” (ArtMed, 1989), “A mulher escondida na professora” (ArtMed, 1992), “O saber em jogo” (ArtMed, 2000), “Os idiomas do aprendente” (ArtMed, 2000), “Psicopedagogia em Psicodrama” (Vozes, 2000) e “A atenção aprisionada” (Grupo Pensa, 2011) editadas em espanhol e português.
.Título Membro Honorário da ABPp -Associação Nacional de Psicopedagogia do Brasil.
.Docente na Universidad de Buenos Aires (Pós-graduação da Faculdade de Psicologia) e Professora Titular da Universidad del Salvador, Buenos Aires.
.Docente convidada, palestrante e conferencista convidada em numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa.
.Fundadora e diretora de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio.
Jorge Gonçalves da Cruz é Psicólogo clínico. Psicodramatista. Psicoterapeuta.
.Docente na Universidad de Buenos Aires (Faculdade de Psicologia).
.Docente convidado, palestrante e conferencista em numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa.
. Autor de diversos artigos sobre psicologia clínica, psicanálises, temas educacionais e psicopedagógicos
.Fundador e co-diretor de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio e da Revista E.Psi.B.A.
.Assessor de numerosas instituições educativas.
PÚBLICO ALVO / REQUISITOS PARA ACESSAR OS CURSOS:
Público Alvo: Estudantes e profissionais da Psicopedagogia, Psicologia, Pedagogia e todos aqueles que desde outras disciplinas se interessem pelas temáticas a abordar. Professores que se desempenhem no âmbito educativo.
Requisitos necessários: Computador com acesso a internet. É necessário ao inscrito saber navegar pela internet e enviar e-mail. Não trabalhamos com fóruns de discussão e chats.
AVALIAÇÃO:
Este Curso não inclui instâncias formais de avaliação.
Propostas: Ao longo dos Materiais se incluirão uma série de "PROPOSTAS” (sugestões de bibliografia adicional, perguntas tendentes a que cada o participante possa ir apropriando-se e re-significando as questões apresentadas, guias conceituais, etc.) Cada um@ poderá eleger seu percurso tomando as propostas que deseje para trabalhá-las e assim orientar seus comentários. Os participantes podem fazer chegar aos professores –além dos escritos que gerem a partir das propostas- outras consultas ou reflexões e pedidos de orientação sobre bibliografias adicionais.
Uma vez concluído o Curso: - quem desejar poderá enviar um artigo de sua autoria, redatado a partir do Curso. Entre as produções recebidas se selecionará uma que será publicada na Revista EPSIBA ou no site do E.Psi.B.A. -quem desejar poderá solicitar um certificado adicional de aprovação do curso. A avaliação será feita através de um trabalho final solicitado.
CERTIFICAÇÃO:
Certificado impresso será enviado por correio postal. Certificados expedidos por EPsiBA. ESPAÇO PSICOPEDAGÓGICO BRASILEIRO-ARGENTINO-URUGUAYO. Cursos livres. Neste certificado constará: nome do curso, nome do participante, carga horária, assinatura dos professores do curso (Alicia Fernández – Jorge Gonçalves da Cruz) e dados de EPsiBA .
Carga horária: Curso 1: Autorias vocacionais: 80 horas. / Curso 2: TDA/H: 80 horas / Curso 3: ADOLESCENCIA: 80 horas.
Obs.: Caso o participante queira solicitar um certificado adicional de aprovação do curso, deverá desenvolver um trabalho final solicitado. Este segundo cercado será enviado por correio, mediante pagamento de uma taxa de impressão e postagem
IDIOMA:
Os materiais, artigos, apresentações em formato PowerPoint e materiais complementários em formato audiovisual (vídeos, slides, etc.) são enviados em português ou espanhol, segundo a preferência do participante. A partir da leitura os participantes podem enviar suas consultas em português ou em espanhol (já que os professores lêem nos dois idiomas). Os professores respondem em espanhol.
INVESTIMENTO
Curso 1:
Autorias vocacionais
|
.1 x R$ 550,00 à vista, até 10/6/2014
.Opção 2 parcelas: 2 x R$ 300
.Opção 3 parcelas: 3 x R$ 210
|
Curso 2: A psicopedagogia ante o “diagnóstico” de TDA
|
.1 x R$ 530,00 à vista, até 10/6/2014
.Opção 2 parcelas: 2 x R$ 280
.Opção 3 parcelas: 3 x R$ 190
|
Curso 3:
Puberdade
|
.1 x R$ 540,00 à vista, até 10/6/2014
.Opção 2 parcelas: 2 x R$ 290
.Opção 3 parcelas: 3 x R$ 200
|
Obs.: inclui materiais pelo email, intercâmbio, aula virtual, e envio do certificado.
Descontos (não acumulativos)
- Associados da ABPp-Pe (Pernambuco), ABPp-SP (São Paulo), ABPp-RJ (seção Rio de Janeiro), ABPp Seção Brasilia, ABPp-Es (núcleo Espírito Santo), ABPp- RS (Rio Grande do Sul), ABPp-MG (Minas Gerais): terão 15% de desconto no plano escolhido.
- Inscritos em 2 o 3 cursos: terão 15% de desconto
- Descontos por inscrições grupais : Descontos para grupos acima de 3 pessoas. Os descontos dependem da quantidade de integrantes do grupo.
INFORMAÇÕES:
INSCRIÇÕES
Enviar via e-mail a epsiba@epsiba.com
.Nome: ...............................................................................................
.Cidade de residência /Estado:...........................................................
. Formação e /ou estudos em curso: .................................................
. Curso/s pretendido/s:.......................................................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário