segunda-feira, 17 de março de 2014


A Faculdade de Medicina da

Universidade Federal do Rio de Janeiro

UFRJ e o Laboratório Gross

CONVIDAM para o coquetel de lançamento do

livro MÃOS EM EVOLUÇÃO

Autores:

Flávio Freinkel

Mauricio Moscovici

(editores)

Alexandre Guedes P. Xavier

Mariângela Stampa

Rafael Cisne


MEDLINE Editora

Local: AcademiaNacionaldeMedicina

Data: 28 de março de 2014 – 18:00 às 20:00 hs

Avenida General Justo, 365 - Centro, Rio de Janeiro


L ançamento do livro “Mãos em Evolução”, organizado pelos Mestres Dr.Mauricio Moscovici e Dr.Flavio Freinkel, o qual tive a satisfação de escrever um capítulo sobre “Comunicação e Linguagem Escrita”, tema este que não somente se aproxima de educadores e afins, mas se amplia a toda a humanidade.
A obra contempla em seu primeiro capítulo e estudo morfofuncional do membro superior do homem - evolução da mão, um “passeio” que nos remete a história da humanidade relacionada a evolução da maravilhosa máquina que é o ser humano, escrita pelo editor e professor Dr.Mauricio Moscovici.
O segundo capítulo nos brinda com uma interessante abordagem sobre a linguagem das mãos como possibilidade de comunicação, intitulado “Mãos que falam aos olhos: uma perspectiva dialógica sobre línguas de sinais”, escrito pelo Mestre em Educação Alexandre Guedes Pereira Xavier.
O capítulo três transcorre a partir de meus estudos específicos como Fonoaudióloga Especialista em Linguagem, Fonoaudiologia Escolar e Psicomotricista, somados a minha prática clínica com crianças que apresentam dificuldades na evolução do grafismo e produção gráfica do código escrito. Pretendo demonstrar a evolução da escrita a partir do ato gráfico à produção simbólica bem como do desenvolvimento psicomotor amplo a precisão para a escrita formal, contemplando ainda o reconhecimento de algumas possibilidades de distúrbios.
O capítulo quatro demonstra de forma acessível e encantadora a curiosa reflexão das imposições de condições de vida humana, as quais determinaram a evolução da mão do ponto de vista anatômico e funcional, intitulado “Anatomia Funcional do membro Superior do Homem, escrito pelo Prof. Dr. Mauricio Moscovici e Dr. Rafael Cisne.
O livro ainda nos presenteia no capítulo cinco com os aspectos clínicos, etiológicos e fisiopatológicos das lesões dos nervos periféricos no membro superior, escrito pelo Dr. Flávio Freinkel Rodrigues.
Acredito que a leitura desta obra contemple a todos nós, humanos sempre em“Evolução”.
Mariângela Stampa

Nenhum comentário:

Postar um comentário