segunda-feira, 16 de setembro de 2013

E.PSI.B.A.
ESPAÇO PSICOPEDAGÓGICO BRASILEIRO-ARGENTINO
Dir.: Alicia Fernández, autora de “A inteligência aprisionada” e outras obras.
Temos a honra de convidar todos para os CURSOS BREVES A DISTÂNCIA com Alicia Fernández, a psicopedagoga argentina autora de “A inteligência aprisionada”.
· Modalidade: a serem desenvolvidos inteiramente através da Internet.
· Data de início: em OUTUBRO 2013.
· Duração: 2 meses.
· Autores e tutores: Alicia Fernández (Argentina) y Jorge Gonçalves da Cruz (Argentina).
Inscrições abertas.
CURSOS A DISTÂNCIA COM ALICIA FERNÁNDEZ
OUTUBRO- INSCRIÇÕES ABERTAS:
CURSO 1 CURSO BREVE A DISTÂNCIA:AUTORIAS VOCACIONAIS.
Data de início: 08/10/2013 –Data de término: 09/12/2013
A orientação vocacional-proffisional, segundo a abordagem da Psicopedagogia clínica. O trabalho de promoção de autorias vocacionais e profissionais com crianças, adolescentes e adultos. Novos recursos psicopedagógicos e ferramentas para o trabalho clínico em consultórios, instituições e escolas, nos dias atuais.
Carga horária: 80 horas. (Certificado impresso será enviado por correio postal)
CURSO 2 CURSO BREVE A DISTÂNCIA:CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O “DIAGNÓSTICO” DE TDA/TDAH.
Data de início: 10/10/2013 –Data de término: 10/12/2013
A capacidade atencional: uma leitura Psicopedagógica. O “diagnóstico” de TDA (Transtorno por déficit de atenção) e TDAH (Transtorno por déficit de Atenção com hiperatividade). Os novos modos atencionais nos tempos da Internet e os “vídeo-game”. “Diagnóstico” nas dificuldades de Atenção. Contribuições psicopedagógicas para intervir frente às vicissitudes da “capacidade atencional” com meninos/as, pais e professores. Investigação S.P.P.A. “Situação Pessoa Prestando Atenção”.
Carga horária: Certificado horária: 80 horas (certificado impresso será enviado por correio postal)
CURSO 3 CURSO BREVE A DISTÂNCIA:PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS .
Data de início: 12/10/2013 –Data de término: 12/12/2013
Contextos sociais e adolescência. Novos modos de“adolescer”-crescer-. Idéias nodais da Psicopedagogía. Como escutar/acompanhar os trajetos da adolescência ante as problemáticas atuais?
Carga horária: Certificado horária: 80 horas (certificado impresso será enviado por correio postal)
MODALIDADE:
De acordo a um cronograma se enviam por email os materiais do Curso (Módulos teórico-clínicos). A partir da leitura cada participante pode enviar aos professores consultas e comentários dando lugar a um intercâmbio em torno dos materiais. Desde o início do curso, os alunos terão acesso a comunicação via e-mail com os professores Alicia Fernández e Jorge Gonçalves da Cruz.
A sua vez todos os intercâmbios são re-enviados aos participantes para irem acompanhando as reflexões, as questões que vão surgindo a partir da leitura. O nível de participação neste intercâmbio depende dos interesses, possibilidades e percursos singulares de cada participante, ou seja não há pautas formais ao respeito.
Não é necessário que os participantes se conectem a Internet em um dia ou horário determinado.
AMBIENTE DE ENSINO VIRTUAL: Os participantes receberam uma senha de acesso que lhes permitirão ingressar à AMBIENTE DE ENSINO VIRTUAL de nosso site web. No momento em que desejem, os participantes poderão aceder lá aos materiais do curso. No“ambiente de ensino virtual” você vai a encontrar:
1. Apresentação do curso (modalidade, calendário, certificados)
2. Conteúdo do curso (módulos teórico-clínicos)
3. Materiais adicionais sobre as temáticas do Curso: artigos, apresentações em formato PowerPoint, mapas conceituais, materiais complementários em formato audiovisual (vídeos, slides, etc.).
Sua senha será válida durante os dois meses em que se desenvolverá o Curso. Podem ingressar ao site no momento em que desejem. Alunos decidir quando deve consultar e imprimir os documentos on-line ou quando baixá-los para um computador, de acordo com a disponibilidade de tempo.
CONTEÚDO DOS CURSOS:
CURSO 1: AUTORIAS VOCACIONAIS
I) A orientação vocacional-proffisional, segundo a abordagem da Psicopedagogia clínica
. A orientação vocacional, junto a crianças, jovens e adultos.
.A Orientação Vocacional na escola.
. A Orientação vocacional no consultório.
.A proposta de “AUTORIAS VOCACIONAIS”. Suas diferenças e contribuições aOrientação vocacional.
II)Noções centrais da Psicopedagogia clinica para o trabalho de “Autorias vocacionais”.
.A autoria de pensamento como objeto do trabalho psicopedagógico.
.As autorias vocacionais e profissionais.
.O movimento entre escolher e decidir. Eleger vs. Optar.
. Informação, conhecimento e saber, na era telemática.
.“Projeto identificatório e projeto vocacional/ocupacional, nos contextos atuais.Podemos falar de “identidade profissional ou ocupacional”?.
.A construção identitária. Promovendo espaços de “heteroestima” .
III) Trabalho de reencontro com a própia eleição vocacional do profissional.
.Procurando espaços de reencontro com nossas próprias eleições vocacionais.
.O trabalho de promoção de autorias vocacionais entre os professores e profissionais.
.Questionamento à denominada “Síndrome de Burn-out”.
IV) Ferramentas para o trabalho clínico em consultórios, instituições e escolas
.A posição do “orientador vocacional” nos dias atuais.
.Apresentação de ferramentas, propostas de trabalho e experiências psicopedagógicas no trabalho de autoias vocacionais com crianças, adolescentes e adultos.
.Como propiciar a capacidade de eleger. Do impossível à decisão passando pelo possível e o provável.
.Novos recursos psicopedagógicos:
SPA (Situação Pessoa Aprendendo). SPB (Situação Pessoa Brincando) e SPT (Situação Pessoa Trabalhando). M.B. (Múltiplas biografias para projetar-se a um futuro)
CURSO 2: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O QUESTIONADO “DIAGNÓSTICO” DE TDA/THDA
I- O“diagnóstico” de TDA (Transtorno por déficit de atenção) e TDAH (Transtorno por déficit de Atenção com hiperatividade).
II-Contextos sócio-culturais e a atencionalidade:
§ Um enfoque crítico sobre a biologização do mal estar e a medicalização da infância e da adolescência.
§ Crianças e adolescentes: desatentos ou desatendidos?.
§ A sociedade desatenta e hiperativa: medica o que produz?.
III-A capacidade atencional: uma leitura Psicopedagógica:
§ A aprendizagem da capacidade de atender.
§ Capacidade de atender em sua relação com a capacidade lúdica.
§ Atender e aprender.
§ Capacidade de atender e ambiente facilitador do brincar.
§ Como se atende ao objeto de conhecimento?.
§ O atender, a inteligência e o criar. Ato criativo. .Atencionalidade e criatividade.
§ Atenção, construção e história. Variações nas modalidades atencionais.
IV- Diagnóstico”nas dificuldades de Atenção:
§ A que chamamos diagnóstico psicopedagógico clínico?
§ As perturbações na aprendizagem expressam uma mensagem que sempre é singular.
§ Diagnosticar ou rotular? O que determina o abuso no “diagnóstico” de TDA e a sobre-medicação?
V- Os novos modos atencionais nos tempos da Internet e os “vídeo-game”:
§ Mudanças na modalidade de percepção na era telemática.
§ Transformação dos modos de representação na era telemática.
§ Representação do tempo. Representação do espaço. Representação do corpo. Jogos eletrônicos e espaços do brincar. Corporeidade e subjetivação. Os “corpos-caderno”. Corpo, aprendizagem e ato criativo na era telemática. Corporalidade e subjetivação.
§ Questões de gênero e atencionalidade.
VI– Propostas e ferramentas de abordagem clínica e educacional. Contribuições psicopedagógicas para pensar e intervir frente às vicissitudes da “capacidade atencional” e da “atividade” pensante.
§ Apostando promover a atividade pensante em lugar das hiperatividades e os déficits.
§ Intervenções psicopedagógicas com meninos/as, pais e professores.
§ Promovendo caminhos de autoria ante os novos modos atencionais.
§ Ferramentas teórico-clínicas para os profissionais que desenvolvem o seu trabalho em clínicas, consultórios, escolas ou outras instituições. Novas modalidades de intervenção que permitam o trabalho com as crianças de hoje.
VII- Apresentação da Investigação S.P.P.A. “Situação Pessoa Prestando Atenção”: Investigação psicopedagógica tendente a explorar as novas modalidades atencionais nas crianças, adolescentes e adultos. Em funcionamento desde o ano 2000 com a participação de 50 investigadores de diferentes países. Apresentamos material clínico e Entrevistas SPPA: como ferramenta diagnóstica e de intervenção psicopedagógica em torno das vicissitudes da capacidade atencional.
CURSO 3: PUBERTADE E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS.
I-CONTEXTOS SOCIAIS E ADOLESCÊNCIA:
.Novos modos de “adolescer”-crescer- .
.Violências e fustigamentos nas escolas (“Bullying?”).
.Condutas temerárias em contextos urbanos hostilizantes (esportes radicais, parkour...).
.“Pichações”,Blogs… O que e como escrevem os adolescentes fora da Escola?. Fotologs e redes sociais na Internet. Uma leitura psicopedagógica.
II-OS TRABALHOS PSÍQUICOS DO ADOLESCENTE. Uma leitura Psicopedagógica:
. Construção do “nós”. O grupal. Função subjetivante de “os/as amigos/as”.
.Construir-se um passado para projetar-se ao futuro. O aprender como um modo de se re-situar frente ao passado.
.Do brincar ao trabalhar passando pelo aprender: uma travessia de descontinuidades.
.Da casa à rua (ou do familiar ao extra-familiar).
.Reconstrução e re-significação das primeiras aprendizagens. A “Adolescência” como oportunidade.
III-IDEÍAS NODAIS DA PSICOPEDAGOGÍA:
.Autoria de pensamento e os trajetos da adolescência.
.“Modalidades de ensino” e “Modalidades de aprendizagem. Que modalidades ensinantes predominam no mundo extra-familiar dos adolescentes?
.Dispositivo de análise psicopedagógico: Posições ensenantes feridoras. Modalidades ensinantes facilitadoras.
IV-INTERVENÇÕES e PROPOSTAS PSICOPEDAGÓGICAS POSSIVEIS:
. Repensando nossas práticas ante as problemáticas atuais.
.Intervenções clínico-psicopedagógicas com púberes e adolescentes.
.Como escutar/acompanhar os trajetos da adolescência?
.Reposicionar-nos ante a diversidade: propiciando espaços grupais nos que o fustigamento entre pares não possa crescer.
AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES DOS CURSOS:
Alicia Fernández é Psicopedagoga, com especializações em Psicopedagogia clínica e em Psicodrama.
.Autora das seguintes obras: “A inteligência aprisionada” (ArtMed, 1989), “A mulher escondida na professora” (ArtMed, 1992), “O saber em jogo” (ArtMed, 2000), “Os idiomas do aprendente” (ArtMed, 2000), “Psicopedagogia em Psicodrama” (Vozes, 2000) e “A atenção aprisionada” (Grupo Pensa, 2011) editadas em espanhol e português.
.Título Membro Honorário da ABPp -Associação Nacional de Psicopedagogia do Brasil.
.Docente na Universidad de Buenos Aires (Pós-graduação da Faculdade de Psicologia) e Professora Titular da Universidad del Salvador, Buenos Aires.
.Docente convidada, palestrante e conferencista convidada em numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa.
.Fundadora e diretora de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio.
Jorge Gonçalves da Cruz é Psicólogo clínico. Psicodramatista. Psicoterapeuta.
.Docente na Universidad de Buenos Aires (Faculdade de Psicologia).
.Docente convidado, palestrante e conferencista em numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa.
. Autor de diversos artigos sobre psicologia clínica, psicanálises, temas educacionais e psicopedagógicos
.Fundador e co-diretor de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio e da Revista E.Psi.B.A.
.Assessor de numerosas instituições educativas.
OBJETIVOS:
Propomos-nos gerar um espaço de intercâmbio e reflexão compartilhada entre os participantes (residentes em diferentes países) e os autores/professores. Intercâmbio no qual cada un@ possa regular sua participação e se incluir de acordo a seus percursos singulares, interesses e disponibilidade.

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