sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Cursos breves à distância em Outubro 2012 a cargo da Psp. ALICIA FERNÁNDEZ (Argentina​) e o Ps. clínico JORGE GONCALVES DA CRUZ (Argentina​). Inteiramen​te através da Internet, com material em português

E.PSI.B.A.
ESPACIO  PSICOPEDAGÓGICO  BRASILEIRO-ARGENTINO
DIRETORA: Psp. ALICIAFERNÁNDEZ
Um espaço de formação,investigação e intervenção  em torno da Psicopedagogia clínica
____________________________________________________________________________________

Prezados colegas,
Segue convite aos interessados em os Cursos breves à distânciaa serem realizados em Outubro 2012 a cargo da Psp. ALICIA FERNÁNDEZ (Argentina) e o Ps. clínico JORGE GONCALVES DA CRUZ (Argentina).

Estaremos oferecendo três Cursosinteiramente através da Internet, com material em português.

Inscrições abertas.

CURSO1  CURSO BREVE A DISTÂNCIA: AUTORIASVOCACIONAIS. O trabalho depromoção de autorias vocacionais e profissionais com crianças, adolescentes eadultos.
*DURAÇÃO: 2 meses -  Inicio: 06/10/2012  Término: 05/12/2012 (carga horária: 80 horas)
*AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández y Jorge Gonçalves da Cruz

CURSO2 CURSOBREVE A DISTÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTEO  “DIAGNÓSTICO” DE TDA/TDAH. Umenfoque crítico sobre a biologização do mal estar e a medicalização da infânciae da adolescência. A sociedade desatenta e hiperativa: medica o que produz?.Promovendo caminhos de autoria ante os novos modos atencionais
*DURAÇÃO: 2 meses Inicio: 09/10/2012  Término: 07/12/2012 (cargahorária: 80 horas)
*AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández y Jorge Gonçalves daCruz 

CURSO3 CURSO BREVE A DISTÂNCIA: PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS.CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS Como escutar/acompanhar os trajetos daadolescência?
*DURAÇÃO: 2 meses Inicio: 11/10/2012  Término: 10/12/2012 (cargahorária: 80 horas)
*AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández y Jorge Gonçalves daCruz 

Os Cursos se realizam integralmente àdistância (através da Internet) sem horáriosprefixados. Não há encontros presenciais
Envio por     email dos materiais dos Cursos: os materiais, de autoria dos professores     Alicia Fernández e Jorge Gonçalves da Cruz, contém textos, bibliografia,     propostas e atividades. Cada participante pode     enviar por email consultas aos autores/professores, que responderão também     por email dando lugar a um intercâmbio em torno dos materiais. Os     intercâmbios e respostas as dúvidas dos alunos serão compartilhados     durante o período dos Cursos. O nível de participação neste intercâmbio e     horário de estudos são estabelecidos pelo próprio participante, de acordo     com sua disponibilidade.
Aula     Virtual: Os participantes receberam uma senha     de acesso que lhes permitirão ingressar à Aula Virtual de nosso     site web (materiais complementários sobre o tema tais como imagens,     vídeos, atividades, artigos e apresentações em formato PowerPoint).
 
AUTORESDOS MATERIAIS E DOCENTES DOS CURSOS:
 Psicopedagoga ALICIA FERNÁNDEZ e Psicólogo clínico JORGEGONÇALVES DA CRUZ

Alicia Fernández é Psicopedagoga, comespecializações em Psicopedagogia clínica e em Psicodrama.
.Autora das seguintes obras: “Ainteligência aprisionada” (ArtMed, 1989), “A mulher escondida na professora”(ArtMed, 1992), “O saber em jogo” (ArtMed, 2000), “Os idiomas do aprendente”(ArtMed, 2000), “Psicopedagogia em Psicodrama” (Vozes, 2000) e “A capacidade deatenção” (Grupo Pensa, 2011) editadas em espanhol e português.
.Título Membro Honorário da ABPp-Associação Nacional de Psicopedagogia do Brasil.
.Docente na Universidad de BuenosAires (Pós-graduação da Faculdade de Psicologia) e Professora Titular da Universidaddel Salvador, Buenos Aires.
.Docente convidada, palestrante econferencista  convidada em numerosas Universidades e Associações daAmérica Latina e Europa.
.Fundadora e diretora de E.Psi.B.A. Espaço PsicopedagógicoBrasileiro-Argentino-Uruguaio.

Jorge Gonçalves da Cruz é Psicólogoclínico. Psicodramatista. Psicoterapeuta.
.Docente na Universidad de BuenosAires (Faculdade de Psicologia).
.Docente convidado, palestrante econferencista em numerosas Universidades e Associações da América Latina eEuropa.
. Autor de diversos artigos sobre psicologiaclínica, psicanálises, temas educacionais e psicopedagógicos
.Fundador e co-diretor de E.Psi.B.A. Espaço PsicopedagógicoBrasileiro-Argentino-Uruguaio e da Revista E.Psi.B.A.
.Assessor de numerosas instituições educativas.

CONTEÚDO DOS CURSOS:

CURSO 1:   AUTORIASVOCACIONAIS

I) IDEIAS NODAIS DA PSICOPEDAGOGIA PARA O TRABALHO DEAUTORIAS VOCACIONAIS:
.A autoria de pensamento como objeto do trabalhopsicopedagógico.  As autorias vocacionais e profissionais. O movimentoentre escolher e decidir. Eleger vs. Optar. Informação, conhecimento e saber,na era telemática. Propostas e recursos para trabalhar com crianças,adolescentes e adultos.
II) A PROPOSTA DE AUTORIAS VOCACIONAIS,  COMCRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS:
.O por quê da proposta de Autorias Vocacionais. Suasdiferenças e contribuções a Orientação Vocacional. Promovendo autoriasvocacionais nos contextos atuais.
III)“PROJETO IDENTIFICATÓRIO” E  “PROJETOVOCACIONAL/OCUPACIONAL” NOS CONTEXTOS ATUAIS:
.Podemos falar de “identidade profissional ouocupacional”?.  A construção identitária. Promovendo espaços de“heteroestima” .
IV) TRABALHO DE REENCONTRO COM A PRÓPRIAELEIÇÃO VOCACIONAL DO PROFISSIONAL.
.Procurando espaços de reencontro com nossas próprias eleiçõesvocacionais. O trabalho de promoção de autorias vocacionais entre osprofessores e profissionais. Questionamento à denominada “Síndrome deBurn-out”.
V) RECURSOS PSICOPEDAGÓGICOS. APRESENTAÇÃODE FERRAMENTAS, PROPOSTAS DE TRABALHO E EXPERIÊNCIAS PSICOPEDAGÓGICAS NOTRABALHO DE AUTORIAS VOCACIONAIS COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS.
.Como propiciar a capacidade de eleger. Doimpossível à decisão passando pelo possível e o provável.
.Novos recursos psicopedagógicos: SPA(Situação Pessoa Aprendendo), SPB (Situação Pessoa Brincando) e SPT (SituaçãoPessoa Trabalhando). M.B. (Múltiplas biografias para projetar-se a um futuro)

CURSO2:   CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O QUESTIONADO“DIAGNÓSTICO” DE TDA/THDA

·   O “diagnóstico” de TDA (Transtorno por déficitde atenção) e TDAH (Transtorno por déficit de Atenção com hiperatividade). 
·   Contextos sócio-culturais e aatencionalidade: Umenfoque crítico sobre a biologização do mal estar e a medicalização da infânciae da adolescência.  
·   Crianças e adolescentes: desatentos oudesatendidos?. A sociedade desatenta e hiperativa:medica o que produz?.
·   A capacidade atencional: uma leituraPsicopedagógica.  A aprendizagemda capacidade de atender. Como se atende ao objeto deconhecimento?. O atender, a inteligência e o criar.  Atocriativo.  .Atencionalidade e criatividade.
·   Os novosmodos atencionais nos tempos da Internet e os “vídeo-game”.
·   “Diagnóstico” nas dificuldades deAtenção:  Diagnosticar ou rotular? O que determina o abuso no“diagnóstico” de TDA e a sobre-medicação?
·  Intervenções psicopedagógicas com meninos/as, pais e professores. Contribuições psicopedagógicaspara intervir frente às vicissitudes da “capacidade atencional” Promovendocaminhos de autoria ante os novos modos atencionais.
·   Apresentação  da InvestigaçãoS.P.P.A. “Situação Pessoa Prestando Atenção”: Investigaçãopsicopedagógica tendente a explorar as novas modalidades atencionais nascrianças, adolescentes e adultos. Apresentamos material clínico eEntrevistas SPPA: como ferramenta diagnóstica e de intervenção psicopedagógicaem torno das vicissitudes da capacidade atencional.

CURSO 3: PUBERTADE E ADOLESCÊNCIA NOSCONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS.

I-CONTEXTOS SOCIAIS E ADOLESCÊNCIA:  novos modos de “adolescer”-crescer- .Violências e fustigamentos nas escolas (“Bullying?”).  Condutas temeráriasem contextos urbanos hostilizantes (esportes radicais, parkour...).“Pichações”, Blogs…  O que e como escrevem os adolescentes fora daEscola?.   Fotologs e redes sociais na Internet. Uma leiturapsicopedagógica. 
II-OS TRABALHOS PSÍQUICOS DO ADOLESCENTE. Uma leituraPsicopedagógica:  Construçãodo “nós”. O grupal. Função subjetivante de “os/as amigos/as”. Construir-se umpassado para projetar-se ao futuro. O aprender como um modo de se re-situarfrente ao passado. Do brincar ao trabalhar passando pelo aprender: umatravessia de descontinuidades.  Da casa à rua (ou do familiar aoextra-familiar).  Reconstrução e re-significação das primeirasaprendizagens.  A “Adolescência” como oportunidade.
III-IDEÍAS NODAIS DA PSICOPEDAGOGÍA:  Autoriade pensamento e os trajetos da adolescência.   “Modalidades de ensino” e“Modalidades de aprendizagem. Que modalidades ensinantes predominamno mundo extra-familiar dos adolescentes?  Dispositivo de análisepsicopedagógico:  Posições ensenantes feridoras. Modalidades ensinantesfacilitadoras.
IV-INTERVENÇÕES e PROPOSTAS PSICOPEDAGÓGICASPOSSIVEIS:  Repensandonossas práticas ante as problemáticas atuais.  Intervençõesclínico-psicopedagógicas com púberes e adolescentes.   Comoescutar/acompanhar os trajetos da adolescência?  Reposicionar-nos ante adiversidade:  propiciando espaços grupais nos que o fustigamento entrepares não possa crescer.

OBJETIVOS:
Propomos-nos gerar um espaço de intercâmbioe reflexão compartilhada entre os participantes (residentes em diferentespaíses) e os autores/professores. Intercâmbio no qual cada un@possa regular sua participação e se incluir de acordo a seus percursos singulares,interesses e disponibilidade.

MODALIDADE: 
De acordo a umcronograma se enviam por email os materiais do Curso (doisMódulos teórico-clínicos e diversos Dossiers de intercâmbio). A partir daleitura cada participante pode enviar por email aos professores consultase comentários dando lugar a um intercâmbio em torno dos materiais.  Asua vez todos os intercâmbios são re-enviados aos participantespara irem acompanhando as reflexões.

Modalidade do intercâmbio: cada participantepode enviar por email  consultas e/ou  comentários aosprofessores, que responderão também por email. 
Não é necessárioque os participantes se conectem a Internet em um dia ou horário determinado.Podem enviar e receber os materiais do Curso como qualquer outro email.
O nível departicipação neste intercâmbio depende dos interesses, possibilidades epercursos singulares de cada participante, ou seja não há pautas formais aorespeito. Todos os participantes irão recebendo estes materiais (“Dossiersde intercâmbio”) para poder acompanhar as questões que vãosurgindo a partir da leitura.
Classe virtual: Os participantesreceberam uma senha de acesso que lhes permitirão ingressar à Aula Virtual denosso site web. No  momento em que desejem,  osparticipantes poderão aceder lá aos materiais do curso, consultar eimprimir materiais adicionais sobre as temáticas do Curso: artigos,apresentações em formato PowerPoint, mapas conceituais, materiaiscomplementários em formato audiovisual. 

 Sua senhaserá válida durante os dois meses em que se desenvolverá o Curso. Podemingressar ao site no momento em que desejem.
O ingresso à Classevirtual se concebe como uma tarefa optativa já que os materiais teóricos doCurso serão enviados por email.  

AVALIAÇÃO:
Este Curso não inclui instâncias deavaliação.
Propostas: Ao longo dos Materiais seincluirão uma série de "PROPOSTAS” (sugestões de bibliografia adicional,perguntas tendentes a que cada o participante possa ir apropriando-se e re-significandoas questões apresentadas, guias conceituais, etc.)
Cada um@ poderá eleger seu percurso tomando as propostas que desejepara trabalhá-las e assim orientar seus comentários.
Os participantes podem fazer chegar aos professores –além dos escritosque gerem a partir das propostas- outras consultas ou reflexões e pedidos deorientação sobre bibliografias adicionais.

Uma vez concluído o Curso quem desejarpoderá enviar um artigo de sua autoria, redatado a partir do Seminário.Entre as produções recebidas se selecionará uma que será publicada na RevistaEPSIBA ou no site do E.Psi.B.A.

CERTIFICAÇÃO: 
Um certificado impresso será enviado porcorreio postal.  Certificados expedidos por EPsiBA. ESPAÇO PSICOPEDAGÓGICO BRASILEIRO-ARGENTINO-URUGUAYO. Cursoslivres.
Neste certificado constará: nome do curso,nome do participante, carga horária, assinatura dos  professores do curso(Alicia Fernández – Jorge Gonçalves da Cruz) e  dados de EPsiBA .
Carga horária:
Curso 1: Autorias vocacionais: 80 horas.
Curso 2: TDA/H: 80 horas
Curso 3: ADOLESCENCIA: 80 horas.

IDIOMA:
 Os Materiais  são enviados em português ou espanhol, segundo  a preferência doparticipante.  A partir da leitura os participantes podemenviar suas consultasem português ou em espanhol (já que os professores lêem nos dois idiomas). Os professores respondem em espanhol.  

PÚBLICO ALVO:
 Estudantes e profissionais daPsicopedagogia, Psicologia, Pedagogia e todos aqueles que desde outras disciplinasse interessem pelas temáticas a abordar.  Professores que sedesempenhem no âmbito educativo.
Requisitos necessários: Computador com acessoa internet. É necessário ao inscrito saber navegar pela internet e enviare-mail. Não trabalhamos com fóruns de discussão e chats.
 
INVESTIMENTO
(desconto para inscrições efetuadas até o dia 10/09/12).

Pagamento até 10/09/2012

Pagamento após 10/09/2012

1.  Autorias

R$ 380,00 à vista   (ou 2 x R$ 220*)

R$ 400,00 à vista   (ou 2 x R$ 240*)


2.  TDA

R$ 360,00 à vista (ou 2x R$ 200*)

R$ 380,00 à vista (ou 2x R$ 220*)


3.  PUBERDADE

R$370,00 à vista (ou 2x R$ 210*)

R$390,00 à vista (ou 2x R$ 230*)

*primeira parcelana data de inscrição - segunda parcela até 10/11/2012-

Descontos (nãoacumulativos)  
-  Associados da ABPp-RJ (seção Rio deJaneiro),  ABPp Seção Brasilia,  ABPp-Es (núcleo Espírito Santo)ABPp- RS (Rio Grande do Sul), ABPp-MG (Minas Gerais):   terão 15% dedesconto no plano escolhido.
-   2 o 3  cursos: 15% dedesconto
  - Consulte-nos sobre descontos especiaispara grupos.

Inscrição
Osinteressados em participar deverão solicitar a ficha de inscrição atraves do e-mail:  epsiba@epsiba.com ou espacioepsiba@gmail.com

INFORMAÇÕES e RESERVA DE VAGAS
 Atraves do email  epsiba@epsiba.comou espacioepsiba@gmail.com informando:
Nome
Profissão
Cidade de     residência
Nome/s      do/s  Curso/s  de seu interesse. 

Podem consultarmais informações sobre estas e outras propostas em: www.epsiba.com

Carhué436 – Cidade de Buenos Aires - Argentina
Telefax:(005411) 4641 0272
                                                                       epsiba@epsiba.com             
aliciafernandezpsicopedagoga@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário