terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Sou Professora

Meu coração mostra que sou diferente e que posso acreditar em mudanças. Ensino sorrindo, calo-me quando precisa e ouço. Aprendo com todos os erros. Acredito que posso melhorar e ofereço meu carinho quando precisam. Aproveito cada instante e demonstro alegria incondicionalmente. Faço sonhar acordado para ver e ouvir a realidade de um mundo de estrelas para conseguirem entendê-las. O encanto da minha felicidade ao ensinar me faz abrir janelas e portas para um futuro de um presente que escolhi ser de um amor sem fim.
A vida me ensinou ser professora e a cada dia busco informações, conhecimento, deveres e necessidades incondicionalmente. Quando ensino meu coração mostra o que penso e assim demonstra de que forma ensino. Luto, sorrio, temo, desejo e grito quando necessário. Afinal sou professora.
Quando possível faço planos, as vezes acho possível sonhar para buscar energia e ultrapassar obstáculos que não são intransponíveis. Afinal como disse Sócrates, “Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida”. Aprendo a cada dia isso. Tudo me dá energia e me faz desfrutar cada momento com intensidade. Cada dia, cada turma, cada aluno, cada curso é uma dádiva, uma oferenda, uma promessa, que me encanta sem culpa de sentir prazer.
Encanto-me a cada momento, a cada instante, a cada dia. Entrego-me e experimento cada desafio que acho ser um convite à luta. Disponho-me a viver apaixonadamente em cada momento ao ministrar uma aula, a estar envolvida com a educação. Entusiasmo-me com disposição a enfrentar o que for preciso para defender aquilo que amo e me dá prazer. Dar aula.
A grande satisfação é que não escolhi, fui escolhida. Faço criar e recriar quantas vezes for preciso e dessa forma os alunos entram em minha vida e permanecem. Sinto felicidade porque que tudo que faço não é inútil. Quando não consigo continuar, recomeço. Caminho, semeo e colho com sorriso nos lábios aquilo que faz bem, que satisfaz, para continuar envolvida no enriquecimento de cada um.
O professor precisa descobrir de verdade a educação para entender o seu significado. Dessa forma ele será capaz de ajudar o aluno a ganhar, a construir uma vida de sabedoria e a vontade de querer mais.

Com afeto,
Fátima Alves, 17-01-12

Nenhum comentário:

Postar um comentário