quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

ESPACIO PSICOPEDAG​ÓGICO BRASILEIRO​-ARGENTINO​-URUGUAYO - DIRETORA: Psp. ALICIA FERNÁNDEZ - Cursos breves a distância 2012

E.PSI.B.A. ESPACIO PSICOPEDAGÓGICO BRASILEIRO-ARGENTINO-URUGUAYODIRETORA: Psp. ALICIA FERNÁNDEZ
Un espacio de formación, investigación e intervención en Psicopedagogía clínica

CURSO 1 : CURSO BREVE A DISTÂNCIA: AUTORIAS VOCACIONAIS *DURAÇÃO: 2 meses - Inicio: 13/03/2012 Término: 14/05/2012*AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández y Jorge Gonçalves da Cruz*CARGA HORÁRIA: 80 horas. Certificado impresso será emitido via correio postal.

CURSO 2: CURSO BREVE A DISTÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O “DIAGNÓSTICO” DE TDA/TDAH *DURAÇÃO: 2 meses Inicio: 15/03/2012 Término: 15/05/2012 *AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández y Jorge Gonçalves da Cruz *CARGA HORÁRIA: 80 horas. Certificado impresso será emitido via correio postal

CURSO 3: CURSO BREVE A DISTÂNCIA: PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS *DURAÇÃO: 2 meses Inicio: 16/03/2012 Término: 16/05/2012 *AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández y Jorge Gonçalves da Cruz *CARGA HORÁRIA: 80 horas. Certificado impresso será emitido via correio postal Inscrições até 12/03/2012 (valores especiais até 28/02/2012.)Reserva de vaga e informações: através do e-mail epsiba@epsiba.com ou espacioepsiba@gmail.com Caso queira sair da nossa lista, basta retornar este e-mail colocando remover no assunto.

CURSOS BREVES A DISTÂNCIA com material em português:
CURSO 1: AUTORIAS VOCACIONAIS
Conteúdo deste Curso:
- IDEIAS NODAIS DA PSICOPEDAGOGIA PARA O TRABALHO DE AUTORIAS VOCACIONAIS:.A autoria de pensamento como objeto do trabalho psicopedagógico. . As autorias vocacionais e profissionais. . Capacidade de escolher. O movimento entre escolher e decidir .Eleger vs. Optar /Autorias vs. Orientação..Relações entre o desenvolvimento da capacidade atencional e a capacidade de creer/criando…”.“A capacidade de creer/criando…” e sua importância no trabalho de autorias vocacionais. .Diferenciação entre informação, conhecimento e saber, na era telemática..Aprender é historiar-se: Múltiplas biografias para projetar-se a um futuro. Propostas e recursos para trabalhar com crianças, adolescentes e adultos. .Inteligência como “desadaptação criativa”. As diferenças como singularizantes..A potência atencional da alegria.

- A PROPOSTA DE AUTORIAS VOCACIONAIS, COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS. .Promovendo autorias vocacionais nos contextos atuais. .O por quê da proposta de Autorias Vocacionais. Suas diferenças e contribuções a Orientação Vocacional.

- “PROJETO IDENTIFICATÓRIO” E “PROJETO VOCACIONAL/OCUPACIONAL” NOS CONTEXTOS ATUAIS.-Podemos falar de “identidade profissional ou ocupacional”?. A construção identitária. Promovendo espaços de “heteroestima” .

- O NECESSÁRIO TRABALHO DE REENCONTRO COM A PRÓPRIA ELEIÇÃO VOCACIONAL DO PROFISSIONAL.-Resgatando as autorias vocacionais do próprio profissional (psicopedagogo, docente, professor, psicólogo, terapeuta…).-Procurando espaços de reencontro com nossas próprias eleições vocacionais, que nos permitam recuperar o entusiasmo e as alegrias iniciais .Experiências com grupos de professores. O trabalho de promoção de autorias vocacionais entre os professores e profissionais..Questionamento à denominada “Síndrome de Burn-out”.

- RECURSOS PSICOPEDAGÓGICOS. APRESENTAÇÃO DE FERRAMENTAS, PROPOSTAS DE TRABALHO E EXPERIÊNCIAS PSICOPEDAGÓGICAS NO TRABALHO DE AUTORIAS VOCACIONAIS COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS. .Como propiciar a capacidade de eleger..Do impossível à decisão passando pelo possível e o provável..SPA (Situação Pessoa Aprendendo), SPB (Situação Pessoa Brincando) e SPT (Situação Pessoa Trabalhando)..“Sair pela porta das decisões”.

CURSO 2: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O QUESTIONADO “DIAGNÓSTICO” DE TDA/THDA
CONTEÚDO:
· O “diagnóstico” de TDA (Transtorno por déficit de atenção) e TDAH (Transtorno por déficit de Atenção com hiperatividade).
· Contextos sócio-culturais e a atencionalidade: Um enfoque crítico sobre a biologização do mal estar e a medicalização da infância e da adolescência.
· Crianças e adolescentes: desatentos ou desatendidos?. A sociedade desatenta e hiperativa: medica o que produz.
· A capacidade atencional: uma leitura Psicopedagógica. A aprendizagem da capacidade de atender. Capacidade de atender em sua relação com a capacidade lúdica. Atender e aprender. Capacidade de atender e ambiente facilitador do brincar
· Como se atende ao objeto de conhecimento?.O atender, a inteligência e o criar. Ato criativo. .Atencionalidade e criatividade.
· Atenção, construção e história. Lembrar e atender.
· “Diagnóstico” nas dificuldades de Atenção: A que chamamos diagnóstico psicopedagógico clínico? As perturbações na aprendizagem expressam uma mensagem que sempre é singular.
· Diagnosticar ou rotular? O que determina o abuso no “diagnóstico” de TDA e a sobre-medicação?·
Corpo, aprendizagem e ato criativo na era telemática. Corporalidade e subjetivação. Questões de gênero e atencionalidade.
· Os novos modos atencionais nos tempos da Internet e os “vídeo-game”. Mudanças na modalidade de percepção na era telemática. Transformação dos modos de representação na era telemática. .Representação do tempo. Representação do espaço. Representação do corpo. Jogos eletrônicos e espaços do brincar. Corporeidade e subjetivação. Os “corpos-caderno”.
· Contribuições psicopedagógicas para pensar e intervir frente às vicissitudes da “capacidade atencional” e da “atividade” pensante. Apostando promover a atividade pensante em lugar das hiperatividades e os déficits.
· Intervenções psicopedagógicas com meninos/as, pais e professores.
· Promovendo caminhos de autoria ante os novos modos atencionais. Mudar os modos de investigar. A queixa é o lubrificante da máquina inibitória Questões de gênero, era telemática e atencionalidade. .Novos modelos familiares e variações nas modalidades atencionais.
· Apresentação da Investigação S.P.P.A. “Situação Pessoa Prestando Atenção”: Investigação psicopedagógica tendente a explorar as novas modalidades atencionais nas crianças, adolescentes e adultos. Em funcionamento desde o ano 2000 com a participação de 50 investigadores de diferentes países. Apresentamos material clínico e Entrevistas SPPA: como ferramenta diagnóstica e de intervenção psicopedagógica em torno das vicissitudes da capacidade atencional.

CURSO 3: PUBERTADE E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS.
Conteúdo:
-CONTEXTOS SOCIAIS E ADOLESCÊNCIA:
-Quais novos modos de “adolescer”-crescer- estão inventando os púberes de hoje para tramitar o adolescer –padecer- dos contextos atuais?.
- Violências e fustigamentos nas escolas (“Bullying?”).
- Condutas temerárias em contextos urbanos hostilizantes (esportes radicais, parkour...). Buscas de sentido em contextos de ruptura e reconfigurações dos laços sociais.
-“Pichações”, Blogs… O que e como escrevem os adolescentes fora da Escola?.
- Adolescer na era da “ética do êxito” (ou "Nos ensinam a escalar até o nada").
- Fotologs e redes sociais na Internet. Uma leitura psicopedagógica.
- A necessidade de fazer pensáveis estes contextos e as particulares condições de subjetivação que imprimem, desde uma perspectiva psicopedagógica.

-OS TRABALHOS PSÍQUICOS DO ADOLESCENTE. Uma leitura Psicopedagógica:
-Construção do “nós”. O grupal. Função subjetivante de “os/as amigos/as”.
- Construir-se um passado para projetar-se ao futuro.
-O aprender como um modo de se re-situar frente ao passado.
- Do brincar ao trabalhar passando pelo aprender: uma travessia de descontinuidades.
- Da casa à rua (ou do familiar ao extra-familiar).
- Reconstrução e re-significação das primeiras aprendizagens. As aprendizagens paradigmáticas da Primeira Infância se reconstroem na adolescência instalando-se no social. A “Adolescência” como oportunidade para resgatar a potência criativa dessas aprendizagens da primeira infância.

-IDEÍAS NODAIS DA PSICOPEDAGOGÍA:
- autoria de pensamento e os trajetos da adolescência.
-“Modalidades de ensino” e “Modalidades de aprendizagem. Que modalidades ensinantes predominam no mundo extra-familiar dos adolescentes?
-Dispositivo de análise psicopedagógico: Posições ensenantes feridoras. Modalidades ensinantes facilitadoras. Ambiente facilitador da autoria de pensamento.
-A inteligência como desadaptação criativa.
- Sair da queixa paralisante para propiciar autorias que permitam desativar o tédio.
- O processo adolescente em seus potenciais de transformação e criação.

-INTERVENÇÕES e PROPOSTAS PSICOPEDAGÓGICAS POSSIVEIS:
-Repensando nossas práticas ante as problemáticas atuais. Intervenções clínico-psicopedagógicas com púberes e adolescentes.
- Como escutar/acompanhar os trajetos da adolescência?
-Reposicionar-nos ante a diversidade: propiciando espaços grupais nos que o fustigamento entre pares não possa crescer.

MODALIDADE DOS CURSOS: Se realizam inteiramente através da Internet, sem horários prefixados
.De acordo a um cronograma se enviam por email os materiais dos Cursos. A partir da leitura cada participante pode enviar por email consultas aos autores/professores Alicia Fernández e Jorge Gonçalves da Cruz, que responderão também por email dando lugar a um intercâmbio em torno dos materiais
. Classe virtual: Durante o curso, o participante terá acesso a materiais complementários sobre o tema (em português ou espanhol) em formato audiovisual, tais como imagens, vídeos, artigos, apresentações em formato PowerPoint e mapas conceituais.

Os participantes receberam uma senha de acesso que lhes permitirão ingressar à Aula Virtual de nosso site web. Podem ingressar ao site no momento em que desejem. Não trabalhamos com fóruns de discussão e chats.

AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES DOS CURSOS: Psicopedagoga ALICIA FERNÁNDEZ (Argentina) e Psicólogo clínico JORGE GONÇALVES DA CRUZ (Argentina)
Alicia Fernández é Psicopedagoga, com especializações em Psicopedagogia clínica e em Psicodrama. .Autora das seguintes obras: “A inteligência aprisionada”, “A mulher escondida na professora”, “O saber em jogo”, “Os idiomas do aprendente” e “Psicopedagogia em Psicodrama”, editadas em espanhol e português. Docente na Universidad de Buenos Aires (Pós-graduação da Faculdade de Psicologia) e Professora Titular das materias “Diagnóstico Psicopedagógico” e “Tratamento Psicopedagógico” da Universidad del Salvador (Faculdade de Psicopedagogia). Docente convidada em numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa. Fundadora e co-diretora de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio. Coordenação de grupos de formação de profissionais das áreas de saúde e educação em diversas cidades da Argentina, do Uruguay, do Brasil e de Portugal.

.Título Membro Honorário da Associação Nacional de Psicopedagogia do Brasil. Jorge Gonçalves da Cruz é Psicólogo clínico, psicodramatista. Psicoterapeuta. Docente na Universidad de Buenos Aires (Faculdade de Psicologia). Docente convidado em numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa..Fundador e co-diretor de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio e da Revista E.Psi.B.A. Assessor de numerosas instituições educativas.

Os professores Alicia Fernández e Jorge
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