quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

I Encontro Paulista sobre
NeuroEducação
Neurociências, Aprendizagem e Educação
Dia: 23/02/2013
Horário: 08h30 às 17h
Local: Espaço Ítalo - Sala Magnum - Av. João Dias, 2046 - Santo Amaro - São Paulo
E-mail: contato@creativeideias.com.br
Telefone: (21) 2577 8691 | (21) 3246 2904 | (21) 8832 6047 (oi) | (21) 8189 1109 (Tim)


PÚBLICO ALVO:

Familiares, Mediadores (Estagiários, Monitores e/ou Facilitadores), Professores, Psicólogos, Neurocientistas, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Pedagogos, Terapeuta Ocupacional, Educador Físico, Fisioterapeuta, Estudantes de Graduação e/ou Pós e demais interessados no assunto.


PALESTRANTE:

Neurociências e Aprendizagem

Ementa: A partir dos conhecimentos da neurociências é possível compreender os processos de aprender, conservar, recuperar e associar conhecimentos. É atuar na construção do conhecimento de forma eficaz , consciente e com base científica.

Sheila Pinheiro - Psicopedagoga, Aprofundamento em Neurociências e Aprendizagem, Esp. em Ed. Inclusiva pela PUC - SP, Formação no Método Teacch e em Comunicação Alternativa, Especialização e alfabetização para crianças especiais, Residência na AACD, Coordenadora pedagógica, Professora do Ens. Fund. I e II, Equoterapeuta. Realiza atendimento em consultório e orientação à escolas para inclusão escolar na Vila Mariana.


Psicomotricidade

Ementa: A essência do ser em movimento. Com base no saber psicomotor levar cada um de nós a buscar habilidades que irão transformar cada ação numa expressão cheia de intelectualidade, verdade e consciência. Fazer sabendo. Fazer pensando. Produzindo o corpo para adequar em muitos significados. Somos o corpo construído numa totalidade de afeto e de existência humana.

Fátima Alves - Mestre em Estudos de Ciências da Saúde e do Ambiente. Fonoaudióloga, Psicomotricista titulada pela SBP, Sócio-terapeuta Ramain-Thiers, Sócia-Titular da ABP, Docente dos cursos de pós-graduação da AVM Faculdade Integrada, Docente conteudista do curso de pós-graduação e do curso de Graduação da AVM Faculdade Integrada. Autora de livros: "Psicomotricidade: Corpo, Ação e Emoção", "Para entender Síndrome de Down", "Inclusão - Muitos Olhares, Vários Caminhos E Um Grande Desafio" e "Como aplicar a Psicomotricidade.


Práticas Pedagógicas, auxiliando a inclusão do aluno autista e de outras síndromes

Ementa: Dificuldades em sala de aula; Mitos em relação a crianças com deficiência; Avaliação e a necessidade de conhecer esta criança; Vínculo e objetivos que o professor terá com este aluno e as estratégias que poderá ser construída para atingir os objetivos com ele. Materiais construídos com sucata, e de que forma podemos utilizá-las para abordar os conteúdos da aula. Estratégia que foi utilizada com um adolescente jovem autista grave que deu certo.

Maria de Fátima Destro de Arruda - Pedagoga, Pós-graduada em Educação Especial e Psicopedqagogia, Extensão universitária em Pedagogia Hospitalar-PUC-SP. Método Teacch, Pecs e PEP-R, Ensino Estruturado para crianças autistas. Professora de crianças com deficiência intelectual e autismo. Atualmente pedagoga da ABADS antiga Pestalozzi de SP, no atendimento clinico e educacional especializado a criança com deficiência.


Dislexia na Educação Infantil: Intervenções por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras

Ementa: O objetivo do tema é mostrar através de teorias e exemplos práticos como podemos prevenir alguns dos principais sintomas da dislexia em uma fase que ainda não pode ser diagnosticada, a Educação Infantil, mas que podem ser amplamente trabalhados de modo profilático. A palestra aborda o conceito da dislexia, os tipos e as principais divisões de acordo com os sintomas e os sinais que podem indicar dislexia nas crianças da Educação Infantil, bem como a intervenção de sintomas específicos com jogos, brinquedos e brincadeiras.

Sirlândia Reis - Psicóloga. Psicopedagoga. Mestre em Psicologia: Fundamentos Psicossociais do Desenvolvimento Humano e Aprendizagem. Conselheira da Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBrin). Membro da International Toy Library Association (ITLA). Pesquisadora nas áreas da Educação e da Saúde. Coordenadora de projetos sobre Brinquedotecas em faculdades, onde desenvolve trabalho de pesquisa interventiva com os alunos da graduação em Pedagogia. Pioneira na instalação e na manutenção de brinquedotecas em universidades e hospitais de Guarulhos. Atua também como professora de Graduação e de Pós-Graduação. Tem vários artigos publicados no Brasil e no exterior.


INSCRIÇÃO: www.creativeideias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário