sábado, 6 de outubro de 2012

ESPACIO PSICOPEDAGÓGICO BRASILEIRO-ARGENTINO
DIRETORA: Psp. ALICIA FERNÁNDEZ
Um espaço de formação, investigação e intervenção em torno da Psicopedagogia clínica
____________________________________________________________________________________


Buen día! Le escribimos para recordarle que estamos próximos al inicio de los Cursos através de Internet, con material en português, a cargo de Alicia Fernández y Jorge Gonçalves da Cruz.

CURSO BREVE A DISTÂNCIA: AUTORIAS VOCACIONAIS. (Inicio: 06/10/2012 Término: 05/12/2012)

CURSO BREVE A DISTÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O “DIAGNÓSTICO” DE TDA/TDAH. (Inicio: 09/10/2012 Término: 07/12/2012)

CURSO BREVE A DISTÂNCIA: PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS . (Inicio: 11/10/2012 Término: 10/12/2012)

Los interesados pueden hacer su inscripción desde Brasil hasta el día 10/10/2012. Estamos disponibles para cualquier duda através de nuestros emails: epsiba@epsiba.com ; espacioepsiba@gmail.com

Estaremos gratos de reencontrarnos en este espacio de producción e intercambio, en el cual cada uno puede incluirse de acuerdo a sus posibilidades y disponibilidad.

Cordialmente,
María Sol
Equipo de EPSIBA
Obs.Quienes ya realizaron el pagamento y recibieron nuestra confirmación nao precisan reenviar sus datos. Nos comunicaremos en la data de inicio de su Curso para enviarle los materiales iniciales, su senha de acceso para el Aula virtual y las indicaciones de modalidad del Curso.

Cursos breves à distância -Outubro 2012

Cursos inteiramente através da Internet, com material em português.

CURSO BREVE A DISTÂNCIA: AUTORIAS VOCACIONAIS.
(Inicio: 06/10/2012 Término: 05/12/2012)

CURSO BREVE A DISTÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O “DIAGNÓSTICO” DE TDA/TDAH.
(Inicio: 09/10/2012 Término: 07/12/2012)

CURSO BREVE A DISTÂNCIA: PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS .
(Inicio: 11/10/2012 Término: 10/12/2012)

Os Cursos se realizam integralmente à distância (através da Internet) sem horários prefixados.
Não há encontros presenciais.
1. Envio por email dos materiais dos Cursos: os materiais, de autoria dos professores Alicia Fernández e Jorge Gonçalves da Cruz, contém textos, bibliografia, propostas e atividades. Cada participante pode enviar por email consultas aos autores/professores, que responderão também por email dando lugar a um intercâmbio em torno dos materiais. Os intercâmbios e respostas as dúvidas dos alunos serão compartilhados durante o período dos Cursos. O nível de participação neste intercâmbio e horário de estudos são estabelecidos pelo próprio participante, de acordo com sua disponibilidade.
2. Aula Virtual: Os participantes receberam uma senha de acesso que lhes permitirão ingressar à Aula Virtual de nosso site web (materiais complementários sobre o tema tais como imagens, vídeos, atividades, artigos e apresentações em formato PowerPoint).
AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES DOS CURSOS:
Psicopedagoga ALICIA FERNÁNDEZ e Psicólogo clínico JORGE GONÇALVES DA CRUZ
Alicia Fernández é Psicopedagoga, com especializações em Psicopedagogia clínica e em Psicodrama.
.Autora das seguintes obras: “A inteligência aprisionada” (ArtMed, 1989), “A mulher escondida na professora” (ArtMed, 1992), “O saber em jogo” (ArtMed, 2000), “Os idiomas do aprendente” (ArtMed, 2000), “Psicopedagogia em Psicodrama” (Vozes, 2000) e “A capacidade de atenção” (Grupo Pensa, 2011) editadas em espanhol e português.
.Título Membro Honorário da ABPp -Associação Nacional de Psicopedagogia do Brasil.
.Docente na Universidad de Buenos Aires (Pós-graduação da Faculdade de Psicologia) e Professora Titular da Universidad del Salvador, Buenos Aires.
.Docente convidada, palestrante e conferencista convidada em numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa.
.Fundadora e diretora de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio.

Jorge Gonçalves da Cruz é Psicólogo clínico. Psicodramatista. Psicoterapeuta.
.Docente na Universidad de Buenos Aires (Faculdade de Psicologia).
.Docente convidado, palestrante e conferencista em numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa.
. Autor de diversos artigos sobre psicologia clínica, psicanálises, temas educacionais e psicopedagógicos
.Fundador e co-diretor de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio e da Revista E.Psi.B.A.
.Assessor de numerosas instituições educativas.

CONTEÚDO DOS CURSOS:

CURSO 1: AUTORIAS VOCACIONAIS
I) IDEIAS NODAIS DA PSICOPEDAGOGIA PARA O TRABALHO DE AUTORIAS VOCACIONAIS:
.A autoria de pensamento como objeto do trabalho psicopedagógico. As autorias vocacionais e profissionais. O movimento entre escolher e decidir. Eleger vs. Optar. Informação, conhecimento esaber, na era telemática. Propostas e recursos para trabalhar com crianças, adolescentes e adultos.
II) A PROPOSTA DE AUTORIAS VOCACIONAIS, COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS:
.O por quê da proposta de Autorias Vocacionais. Suas diferenças e contribuções a Orientação Vocacional. Promovendo autorias vocacionais nos contextos atuais.
III)“PROJETO IDENTIFICATÓRIO” E “PROJETO VOCACIONAL/OCUPACIONAL” NOS CONTEXTOS ATUAIS:
.Podemos falar de “identidade profissional ou ocupacional”?. A construção identitária. Promovendo espaços de “heteroestima” .
IV) TRABALHO DE REENCONTRO COM A PRÓPRIA ELEIÇÃO VOCACIONAL DO PROFISSIONAL.
.Procurando espaços de reencontro com nossas próprias eleições vocacionais. O trabalho de promoção de autorias vocacionais entre os professores e profissionais. Questionamento à denominada “Síndrome de Burn-out”.
V) RECURSOS PSICOPEDAGÓGICOS. APRESENTAÇÃO DE FERRAMENTAS, PROPOSTAS DE TRABALHO E EXPERIÊNCIAS PSICOPEDAGÓGICAS NO TRABALHO DE AUTORIAS VOCACIONAIS COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS.
.Como propiciar a capacidade de eleger. Do impossível à decisão passando pelo possível e o provável.
.Novos recursos psicopedagógicos: SPA (Situação Pessoa Aprendendo), SPB (Situação Pessoa Brincando) e SPT (Situação Pessoa Trabalhando). M.B. (Múltiplas biografias para projetar-se a um futuro)
CURSO 2: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O QUESTIONADO “DIAGNÓSTICO” DE TDA/THDA
· O “diagnóstico” de TDA (Transtorno por déficit de atenção) e TDAH (Transtorno por déficit de Atenção com hiperatividade).
· Contextos sócio-culturais e a atencionalidade: Um enfoque crítico sobre a biologização do mal estar e a medicalização da infância e da adolescência.
· Crianças e adolescentes: desatentos ou desatendidos?. A sociedade desatenta e hiperativa: medica o que produz?.
· A capacidade atencional: uma leitura Psicopedagógica. A aprendizagem da capacidade de atender. Como se atende ao objeto de conhecimento?. O atender, a inteligência e o criar. Ato criativo. .Atencionalidade e criatividade.
· Os novos modos atencionais nos tempos da Internet e os “vídeo-game”.
· “Diagnóstico” nas dificuldades de Atenção: Diagnosticar ou rotular? O que determina o abuso no “diagnóstico” de TDA e a sobre-medicação?
· Intervenções psicopedagógicas com meninos/as, pais e professores. Contribuições psicopedagógicas para intervir frente às vicissitudes da “capacidade atencional” Promovendo caminhos de autoria ante os novos modos atencionais.
· Apresentação da Investigação S.P.P.A. “Situação Pessoa Prestando Atenção”: Investigação psicopedagógica tendente a explorar as novas modalidades atencionais nas crianças, adolescentes e adultos. Apresentamos material clínico e Entrevistas SPPA: como ferramenta diagnóstica e de intervenção psicopedagógica em torno das vicissitudes da capacidade atencional.

CURSO 3: PUBERTADE E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS.
I-CONTEXTOS SOCIAIS E ADOLESCÊNCIA: novos modos de “adolescer”-crescer- . Violências e fustigamentos nas escolas (“Bullying?”). Condutas temerárias em contextos urbanos hostilizantes (esportes radicais, parkour...). “Pichações”, Blogs… O que e como escrevem os adolescentes fora da Escola?. Fotologs e redes sociais na Internet. Uma leitura psicopedagógica.
II-OS TRABALHOS PSÍQUICOS DO ADOLESCENTE. Uma leitura Psicopedagógica: Construção do “nós”. O grupal. Função subjetivante de “os/as amigos/as”. Construir-se um passado para projetar-se ao futuro. O aprender como um modo de se re-situar frente ao passado. Do brincar ao trabalhar passando pelo aprender: uma travessia de descontinuidades. Da casa à rua (ou do familiar ao extra-familiar). Reconstrução e re-significação das primeiras aprendizagens. A “Adolescência” como oportunidade.
III-IDEÍAS NODAIS DA PSICOPEDAGOGÍA: Autoria de pensamento e os trajetos da adolescência. “Modalidades de ensino” e “Modalidades de aprendizagem. Que modalidades ensinantes predominam no mundo extra-familiar dos adolescentes? Dispositivo de análise psicopedagógico: Posições ensenantes feridoras. Modalidades ensinantes facilitadoras.
IV-INTERVENÇÕES e PROPOSTAS PSICOPEDAGÓGICAS POSSIVEIS: Repensando nossas práticas ante as problemáticas atuais. Intervenções clínico-psicopedagógicas com púberes e adolescentes. Como escutar/acompanhar os trajetos da adolescência? Reposicionar-nos ante a diversidade: propiciando espaços grupais nos que o fustigamento entre pares não possa crescer.

OBJETIVOS:
Propomos-nos gerar um espaço de intercâmbio e reflexão compartilhada entre os participantes (residentes em diferentes países) e os autores/professores. Intercâmbio no qual cada un@ possa regular sua participação e se incluir de acordo a seus percursos singulares, interesses e disponibilidade.

AVALIAÇÃO:
Este Curso não inclui instâncias de avaliação.
Propostas: Ao longo dos Materiais se incluirão uma série de "PROPOSTAS” (sugestões de bibliografia adicional, perguntas tendentes a que cada o participante possa ir apropriando-se e re-significando as questões apresentadas, guias conceituais, etc.)
Cada um@ poderá eleger seu percurso tomando as propostas que deseje para trabalhá-las e assim orientar seus comentários.
Os participantes podem fazer chegar aos professores –além dos escritos que gerem a partir das propostas- outras consultas ou reflexões e pedidos de orientação sobre bibliografias adicionais.
Uma vez concluído o Curso quem desejar poderá enviar um artigo de sua autoria, redatado a partir do Seminário. Entre as produções recebidas se selecionará uma que será publicada na Revista EPSIBA ou no site do E.Psi.B.A.

CERTIFICAÇÃO:
Um certificado impresso será enviado por correio postal. Certificados expedidos por EPsiBA. ESPAÇO PSICOPEDAGÓGICO BRASILEIRO-ARGENTINO-URUGUAYO. Cursos livres.
Neste certificado constará: nome do curso, nome do participante, carga horária, assinatura dos professores do curso (Alicia Fernández – Jorge Gonçalves da Cruz) e dados de EPsiBA .
Carga horária:
Curso 1: Autorias vocacionais: 80 horas.
Curso 2: TDA/H: 80 horas
Curso 3: ADOLESCENCIA: 80 horas.
IDIOMA:
Os Materiais são enviados em português ou espanhol, segundo a preferência do participante. A partir da leitura os participantes podem enviar suas consultas em português ou em espanhol (já que os professores lêem nos dois idiomas). Os professores respondem em espanhol.

PÚBLICO ALVO:
Estudantes e profissionais da Psicopedagogia, Psicologia, Pedagogia e todos aqueles que desde outras disciplinas se interessem pelas temáticas a abordar. Professores que se desempenhem no âmbito educativo.
Requisitos necessários: Computador com acesso a internet. É necessário ao inscrito saber navegar pela internet e enviar e-mail. Não trabalhamos com fóruns de discussão e chats.
INVESTIMENTO



1. Curso Autorias vocacionais
1 x R$ 400,00 à vista (ou 2 x R$ 240*)

2. Curso Psicopedagogia e TDA
1 x R$ 380,00 à vista (ou 2x R$ 220*)


Responder
Encaminhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário