quarta-feira, 20 de junho de 2012

E.PSI.B.A.  ESPACIO  PSICOPEDAGÓGICO  BRASILEIRO-ARGENTINO
DIRETORA: Psp. ALICIA FERNÁNDEZ
Um espaço de formação, investigação e intervenção  em torno da Psicopedagogia clínica
____________________________________________________________________________________

Segue um convite para os Cursos breves a distância com material EM PORTUGUÊS, que aconteceram em Junho 2012  coordenados pela Psp. ALICIA FERNÁNDEZ (Argentina) e pelo Ps. clínico JORGE GONCALVES DA CRUZ (Argentina).

Estaremos oferecendo três Cursos inteiramente através da Internet.
 
CURSO 1 : CURSO BREVE A DISTÂNCIA: AUTORIAS VOCACIONAIS
*Inscrição e Inicio: até 22/06/2012  Término: 10/08/2012
*AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández y Jorge Gonçalves da Cruz
*CARGA HORÁRIA:  80 horas à distância . Certificado impresso será emitido via correio postal.

CURSO 2: CURSO BREVE A DISTÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O  “DIAGNÓSTICO” DE TDA/TDAH
*Inscrição e Inicio: até 22/06/2012- Término: 13/08/2012
*AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández y Jorge Gonçalves da Cruz 
*CARGA HORÁRIA:  80 horas à distância . Certificado impresso será emitido via correio postal

CURSO 3: CURSO BREVE A DISTÂNCIA: PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS
*Inscrição e Inicio: até 22/06/2012 -  Término: 15/08/2012
*AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández y Jorge Gonçalves da Cruz 
*CARGA HORÁRIA:  80 horas à distância . Certificado impresso será emitido via correio postal

Inscrições abertas até 22/06/2012.

MODALIDADE
Os Cursos se realizam inteiramente através da Internet, sem horários prefixados:
Envio por email dos materiais dos Cursos: cada participante pode enviar por email consultas aos   autores/professores Alicia Fernández e Jorge Gonçalves da Cruz,  que   responderão também por email dando lugar a um intercâmbio em torno dos   materiais.
Os participantes receberam uma senha de acesso que lhes permitirão   ingressar à Aula Virtual de nosso site web (materiais   complementários sobre o tema em formato audiovisual,  tais como   imagens, vídeos, artigos e apresentações em formato   PowerPoint.

 AVALIAÇÃO: não há instâncias formais de avaliação.

AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES DOS CURSOS:
 Psicopedagoga ALICIA FERNÁNDEZ e Psicólogo clínico JORGE GONÇALVES DA CRUZ

Alicia Fernández é Psicopedagoga, com especializações em Psicopedagogia clínica e em Psicodrama.
.Autora das seguintes obras: “A inteligência aprisionada” (ArtMed, 1989), “A mulher escondida na professora” (ArtMed, 1992), “O saber em jogo” (ArtMed, 2000), “Os idiomas do aprendente” (ArtMed, 2000), “Psicopedagogia em Psicodrama” (Vozes, 2000) e “A capacidade de atenção” (Grupo Pensa, 2011) editadas em espanhol e português.
.Título Membro Honorário da ABPp -Associação Nacional de Psicopedagogia do Brasil.
.Docente na Universidad de Buenos Aires (Pós-graduação da Faculdade de Psicologia) e Professora Titular da Universidad del Salvador, Buenos Aires.
.Docente convidada, palestrante e conferencista  convidada em numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa.
.Fundadora e diretora de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio.

Jorge Gonçalves da Cruz é Psicólogo clínico. Psicodramatista. Psicoterapeuta.
.Docente na Universidad de Buenos Aires (Faculdade de Psicologia).
.Docente convidado, palestrante e conferencista em numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa.
. Autor de diversos artigos sobre psicologia clínica, psicanálises, temas educacionais e psicopedagógicos
.Fundador e co-diretor de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio e da Revista E.Psi.B.A.
.Assessor de numerosas instituições educativas.

CONTEÚDO DOS CURSOS:

CURSO 1:   AUTORIAS VOCACIONAIS

I) IDEIAS NODAIS DA PSICOPEDAGOGIA PARA O TRABALHO DE AUTORIAS VOCACIONAIS:
.A autoria de pensamento como objeto do trabalho psicopedagógico.  As autorias vocacionais e profissionais. O movimento entre escolher e decidir. Eleger vs. Optar. Informação, conhecimento esaber, na era telemática.. Propostas e recursos para trabalhar com crianças, adolescentes e adultos.
II) A PROPOSTA DE AUTORIAS VOCACIONAIS,  COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS:
.O por quê da proposta de Autorias Vocacionais. Suas diferenças e contribuções a Orientação Vocacional. Promovendo autorias vocacionais nos contextos atuais.
III)“PROJETO IDENTIFICATÓRIO” E  “PROJETO VOCACIONAL/OCUPACIONAL” NOS CONTEXTOS ATUAIS:
.Podemos falar de “identidade profissional ou ocupacional”?.  A construção identitária. Promovendo espaços de “heteroestima” .
IV) TRABALHO DE REENCONTRO COM A PRÓPRIA ELEIÇÃO VOCACIONAL DO PROFISSIONAL.
.Procurando espaços de reencontro com nossas próprias eleições vocacionais. O trabalho de promoção de autorias vocacionais entre os professores e profissionais. Questionamento à denominada “Síndrome de Burn-out”.
V) RECURSOS PSICOPEDAGÓGICOS. APRESENTAÇÃO DE FERRAMENTAS, PROPOSTAS DE TRABALHO E EXPERIÊNCIAS PSICOPEDAGÓGICAS NO TRABALHO DE AUTORIAS VOCACIONAIS COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS.
.Como propiciar a capacidade de eleger. Do impossível à decisão passando pelo possível e o provável.
.Novos recursos psicopedagógicos: SPA (Situação Pessoa Aprendendo), SPB (Situação Pessoa Brincando) e SPT (Situação Pessoa Trabalhando). M.B. (Múltiplas biografias para projetar-se a um futuro)

CURSO 2:   CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O QUESTIONADO “DIAGNÓSTICO” DE TDA/THDA

·   O “diagnóstico” de TDA (Transtorno por déficit de atenção) e TDAH (Transtorno por déficit de Atenção com hiperatividade). 
·   Contextos sócio-culturais e a atencionalidade: Um enfoque crítico sobre a biologização do mal estar e a medicalização da infância e da adolescência.   Crianças e adolescentes: desatentos ou desatendidos?. A sociedade desatenta e hiperativa: medica o que produz.
·   A capacidade atencional: uma leitura Psicopedagógica.  A aprendizagem da capacidade de atender. Como se atende ao objeto de conhecimento?. O atender, a inteligência e o criar.  Ato criativo.  .Atencionalidade e criatividade.
·   .Os novos modos atencionais nos tempos da Internet e os “vídeo-game”.
·   “Diagnóstico” nas dificuldades de Atenção:  Diagnosticar ou rotular? O que determina o abuso no “diagnóstico” de TDA e a sobre-medicação?
·  Intervenções psicopedagógicas com meninos/as, pais e professores. Contribuições psicopedagógicas para intervir frente às vicissitudes da “capacidade atencional” Promovendo caminhos de autoria ante os novos modos atencionais.
·   Apresentação  da Investigação S.P.P.A. “Situação Pessoa Prestando Atenção”: Investigação psicopedagógica tendente a explorar as novas modalidades atencionais nas crianças, adolescentes e adultos. Apresentamos material clínico e Entrevistas SPPA: como ferramenta diagnóstica e de intervenção psicopedagógica em torno das vicissitudes da capacidade atencional.

CURSO 3: PUBERTADE E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS.

I-CONTEXTOS SOCIAIS E ADOLESCÊNCIA:  novos modos de “adolescer”-crescer- . Violências e fustigamentos nas escolas (“Bullying?”).  Condutas temerárias em contextos urbanos hostilizantes (esportes radicais, parkour...). “Pichações”, Blogs…  O que e como escrevem os adolescentes fora da Escola?.   Fotologs e redes sociais na Internet. Uma leitura psicopedagógica. 
II-OS TRABALHOS PSÍQUICOS DO ADOLESCENTE. Uma leitura Psicopedagógica:  Construção do “nós”. O grupal. Função subjetivante de “os/as amigos/as”. Construir-se um passado para projetar-se ao futuro. O aprender como um modo de se re-situar frente ao passado. Do brincar ao trabalhar passando pelo aprender: uma travessia de descontinuidades.  Da casa à rua (ou do familiar ao extra-familiar).  Reconstrução e re-significação das primeiras aprendizagens.  A “Adolescência” como oportunidade.
III-IDEÍAS NODAIS DA PSICOPEDAGOGÍA:  Autoria de pensamento e os trajetos da adolescência.   “Modalidades de ensino” e “Modalidades de aprendizagem. Que modalidades ensinantes predominam no mundo extra-familiar dos adolescentes?  Dispositivo de análise psicopedagógico:  Posições ensenantes feridoras. Modalidades ensinantes facilitadoras.
IV-INTERVENÇÕES e PROPOSTAS PSICOPEDAGÓGICAS POSSIVEIS:  Repensando nossas práticas ante as problemáticas atuais.  Intervenções clínico-psicopedagógicas com púberes e adolescentes.   Como escutar/acompanhar os trajetos da adolescência?  Reposicionar-nos ante a diversidade:  propiciando espaços grupais nos que o fustigamento entre pares não possa crescer.

CERTIFICADOS
Os certificados serão emitidos pelo correio postal constando 80 horas.  Certificados expedidos por E.Psi.B.A. como curso livre.

IDIOMA:
Os Módulos teóricos  são enviados em português ou espanhol, segundo  a preferência do participante.  Os participantes podem enviar suas consultas em português. Os professores respondem por email em espanhol.  

PÚBLICO ALVO:

Psicopedagogos já formados ou em formação, estudantes e profissionais de pedagogía, psicologia, fonoaudiologia, e licenciaturas.
Professores,educadores, diretores de escolas, orientadores educacionais e demais profissionais que desde outras disciplinas se interessem pelas temáticas a abordar.

Requisitos necessários: Computador com acesso a internet. É necessário ao inscrito saber enviar e-mail  (se enviam por email os materiais dos Cursos  eintercâmbio por email) e navegar pela internet .

INVESTIMENTO:

Curso 1: Autorias vocacionais: 1 x R$ 400,00 à vista  (ou 2 x R$ 240*)
Curso 2:TDA/H:  1 x R$ 380,00  à vista (ou 2 x R$ 230*)
Curso 3:Adolescência 1 x R$ 390,00 à vista  (ou 2 x R$ 235*)
                                                  * segunda parcela até 10/07/2012.

Descontos (não acumulativos)  
-  Associados da ABPp-RJ (seção Rio de Janeiro),  ABPp Seção-Brasilia,  ABPp-Es (núcleo Espírito Santo), ABPp- RS (Rio Grande do Sul),  ABPp-MG (Minas Gerais):   terão 15% de desconto no plano escolhido.
-   2 o 3  cursos: 15% de desconto
       - Consulte-nos sobre descontos especiais para grupos.

PROCEDIMENTO DE EFETIVAÇÃO DE INSCRIÇÃO:

1) Efetuar depósito bancário,depósito on-line outransferência em Reais no Banco Itaú. (total ou primeira parcela):
Banco Itaú Unibanco S.A.
Ag. 0067 Cta. cte. Nro. 72784-2
Titular: Alicia Tereza G. F. Goncalves
CPF 631-55800 097

2) ATÉ 22/06/2012: Enviar via e-mail a  epsiba@epsiba.com   y espacioepsiba@gmail.com seus dados e  comprovante de pagamento:  
1) Nome
2) E-mail 1
3) E-mail 2
4) Telefone
5) Fax
6) Endereço completo/ Cidade de residência /Estado/CEP
7) Formação e /ou estudos em curso
8) Curso/s pretendido/s
9)Depósito/ transferência: Enviar comprovante ou informar dados do pagamento: data, Valor, Nro. Caixa Eletrônico, Depósito (CEI/DOC/TBI/DI) Nro.

Enviaremos  uma confirmação  para o seu e-mail.

Podem consultar mais informações sobre estas e outras propostas em: www.epsiba.com

Carhué 436 – Cidade de Buenos Aires - Argentina
Telefax: (005411) 4641 0272
epsiba@epsiba.com
aliciafernandezpsicopedagoga@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário