domingo, 21 de agosto de 2011

Psicomotricidade e Investigação (excerto) - Vitor da Fonseca, 2002


(...) Não basta, portanto, o movimento pelo movimento, a ação pela ação, o jogo pelo jogo, nesse caso as crianças hiperativas e com déficits de atenção seriam os alunos mais eficazes da escola e as crianças mais adaptadas às situações da vida quotidiana, o que não é verdade tendo em atenção à extensa e saturada bibliografia publicada sobre esse tema tão debatido na prática psicomotora e pedagógico-terapeutica atual (Barkley, 1990). Para se atingirem esses objetivos, o Psicomotricista tem de ser um mediatizador de excelência, intervindo simultaneamente nas funções emocionais e afetivas dos clientes, utilizando para o efeito estratégias de intencionalidade, de reciprocidade, de significação, de transcendência, de novidade e complexidade, de segurança, de conforto, de sentimento de competência, de busca e de satisfação de objetivos, de transferência, de meta-cognição, etc. O recurso a tais estratégias de mediatização postas em prática pelo Psicomotricista deve reforçar, contribuir e acelerar a plasticidade e a mmodificabilidade dos potenciais psicomotores dos seus clientes. Em epítome, a intervenção psicomotora é estimular pelo movimento o desenvolvimento do pensamento, um paradigma da educação e da habilitação de ontem e de hoje, e, certamente, do futuro. (2002:18).

Fonseca, Vitor: Psicomotricidade e Investigação 2002 In: Psicomotricidade Clínica - Ferreira, C. A. M.; Thompson, R.; Mousinho, R. (orgs.) - Lovise editora.

Um comentário:

  1. Olá Fátima,

    Nos últimos meses venho buscando constantemente comprar o livro "Psicomotricidade Clínica", mas não encontro em nenhum local para venda. Está fora de catálogo. Percebi que o texto dessa postagem foi retirado deste livro, o que me leva a supor que você o possui. Seria possível você fazer uma cópia do livro e me enviar através de correio? Eu pago por todas as despesas de xerox e envio.

    Gosto de adquirir livros originais, ate para prestigiar o trabalho árduo dos autores, mas como neste caso não há mais exemplares para venda, só me resta recorrer às cópias.

    Seria possível?

    Obrigado desde já.

    Allan

    ResponderExcluir