quarta-feira, 28 de março de 2012

Ramain-Thiers

VITRAIS 67 JÁ ESTÁ NO AR.

http://www.ramain-thiers-sociopsicomotricidade.com/vitrais67/editorial.htm

Acessem o link acima e conheçam VITRAIS

Palestras Gratuitas

Aos Amigos e Clientes da Saúde Plena e Cia

Estamos realizando no mês de abril várias palestras gratuitas tudo para o bem estar do corpo e da mente, participem!!!



Reflexologia

Palestra: O Poder da Reflexologia

Os pés revelam como está o seu corpo e sua mente.

Data: Dia 10 de abril de 2012 (terça-feira)

Horário: De 19:30 às 21:00hs.

Palestrante: Terapeuta Néa Pinheiro

Sorteio de uma sessão do Kit Rubi de Massagem




Detox

Palestra: Detox -Limpeza Iônica a desintoxicação natural.

Data: Dia 12 de abril de 2012 (quinta-feira)

Horário: De 19:30 às 20:30hs

Palestrante: Terapeuta Mexicano Alejandro Salinas

Sorteio de uma sessão de Detox no dia da palestra para apresentação.




Mesa Radiônica

Palestra: Mesa Radiônica

O que ela pode fazer por você!

Conheça as Maravilhas desta Mesa Radiônica Transformadora.

Data: Dia 13 de abril de 2012

(sexta-feira)

Horário: De 19:30 às 20:30hs.

Palestrante: Terapeuta Holística Sandra Mendes

Sorteio de um kit Prosperidade


Iremos realizar em junho e julho o Curso de Reiki nível 1 e o Workshop Especial sobre" Você e os Orixás"


Att,

Equipe Saúde Plena e Cia

Saúde Plena e Cia

O Seu Espaço Zen x

Av. N. Sra. de Copacabana nº613 sl 701

Copacabana - Rio de Janeiro -R.J-

Tel: +55(21)3181-7526

Cels:+55(21)9949-8517(vivo) 9182-3957(claro) 8168-6879(tim) 8509-9914(oi)

e-mail: saudeplena.ecia@yahoo.com.br

site: http://www.saudeplenaecia.jimdo.com

terça-feira, 27 de março de 2012


Sobre.

O tema do 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação será Comunidades e Aprendizagem em Rede com o objetivo de ampliar a discussão da temática para além das fronteiras brasileiras e trocar experiências com pesquisadores de outros países.

Descrição
O Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação chega a sua quarta edição renovando seu principal objetivo de ser um fórum aberto a apresentações de trabalhos acadêmicos e discussões de ações pedagógicas implementadas com o suporte das novas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Busca-se assim oportunizar o diálogo entre pesquisadores da área e professores do ensino fundamental e médio para fornecê-los subsídios técnico-pedagógicos que possibilitem práticas docentes mais eficazes e prazerosas aos estudantes dos diferentes níveis escolaridade.

Informações básicas.
Fundada em 2006

Localização
UFPE, Recife, Brazil

Informações de contato.
E-mail
simposio@hipertexto2012.com.br

Website
http://www.hipertexto2012.com.br/

MARATONA de HARMONIZAÇÃO CORPORAL

CAMINHADA das ERVAS MEDICINAIS
SÍTIO GIRASSOL
21, 22 e 23 de abril de 2012
Um convite à paz e ao contato com a natureza.
Uma proposta de descanso e saúde.
Um trabalho de Harmonização Corporal.
Fogueira, trabalhos corporais e banhos.
E no domingo,
uma linda caminhada em trilha de mata
com banhos de rio.
Hospedagem: Sítio Girassol – São Pedro da Serra N.F. – 022 / 99020114 Informações: 021 87774835 / 22867645 / 25270897 .
Equipe: Daniel l Benchimol, Gisele Fortes e monitores do Anthropos. Guia: Valdir Feijão Alimentação: Rosi Cristina
Valor: 580,00 reais.
Email: anthroposcdh@gmail.com Site: www.casaanthropos.com.br

segunda-feira, 26 de março de 2012

CURSO: A DISCIPLINA CRIA O LIMITE OU O LIMITE CRIA A DISCIPLINA?

Dia: 28/03/2012, das 13h30 às 17h30 CH: 4 horas
Local: SIEEESP Vagas: 50
Inscrições: (11) 5583–5555, das 8h às 19h30 com Izabel (Depto. de Cursos)
Avenida Dr. Altino Arantes , 225 • Vila Clementino • São Paulo • SP

SÍNTESE: A disciplina e os limites propiciam o desenvolvimento do autodomínio, da cidadania e dos valores básicos da criança. O curso aborda temas como: fatores que favorecem ou não a disciplina na escola, a importância dos limites, administrando comportamentos em classe e em casa, a disciplina nos primeiros anos, a força das conseqüências, a autodisciplina

PÚBLICO-ALVO: Mantenedores, Diretores, Professores, Coordenadores, Orientadores, Psicólogos Escolares e Profissionais da Educação em geral

Seminario-Formación-Mayo 2012

DÉBORA SCHOJED ORTÍZ
Psicomotricista / D. U. de la Universidad Pierre Et Marie Curie, París / Docente titular de la Universidad
Tres de Febrero / Coordinadora del Equipo de Psicomotricidad de la Unidad de Salud Mental del Hospital
de Niños R. Gutiérrez / Autora del libro: ‘Psicomotricidad. Caminos y herramientas en la Intervención’

SEMINARIO:
APORTES PARA LA OBSERVACION DE SIGNOS DE
ALERTA EN EL DESARROLLO PSICOMOTOR DURANTE
LOS DOS PRIMEROS AÑOS DE VIDA

TEMARIO
Signos en el cuerpo
Herramientas en la Intervención Temprana
El valor en la comunicación en el desarrollo infantil

SÁBADO 5 DE MAYO DE 2012
DE 9 A 12 Ó DE 15 A 18 HS.

Destinado a: profesionales del campo de la Primera Infancia
Cupo: 2 grupos de 20 personas – Costo: $160.-

Informes e Inscripciones: cunina@hotmail.com.ar

José E. Echeverría 258 - Alto Alberdi - Córdoba / Tel.fijo: 644-3548 - cel. 152-458828

AUTISMO: CONHECER E AGIR

Dia: 13/04/2012
Horário: 09h:30 às 13 h
Local: Av. Marechal Câmara, 150 – 9º andar - Centro
Rio de Janeiro/RJ

REALIZAÇÃO
Ordem dos Advogados do Brasil - RJ
Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CDPD
Apoio – Universidade Castelo Branco

Coordenação Geral: Bárbara Parente - Colaboradora da CDPD

09h30 – Welcome coffee

10h - Solenidade de Abertura

10h15 - UMA VISÃO TÉCNICA NA EDUCAÇÃO, SAÚDE E JUDICIÁRIO.

Coordenação: Bárbara Parente – Colaboradora da CDPD/OAB/RJ****

Dra. . Leila Caxeiro Omari – Coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos da
Defensoria Pública - RJ****

Dr. Marcio Moacyr Vasconcelos – Professor de Neuropediatria da Universidade
Federal Fluminense****

Romeu Kasume Sassaki – Professor, Consultor e Autor de Livros sobre
Inclusão Social****

11h:15 - CAMINHOS E PROPOSIÇÕES PARA INCLUSÃO SOCIAL DO AUTISTA

Coordenação: Geraldo Nogueira – Presidente da CDPD/OAB/RJ****

Otavio Leite - Deputado Federal****

Xandrinho – Deputado Estadual/RJ****

Elizabeth Felix – Pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários –
Universidade Castelo Branco****

12h:15

Depoimentos de Familiares

13h – Encerramento.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Curso de Base em Massagem Biodinâmica

Criada nosanos 50 pela fisioterapeuta e psicóloga norueguesa Gerda Boyesen, a Massagem Biodinâmica é um trabalho terapêutico cujaação sobre o corpo ocasiona uma estimulaçãointerna que permite o surgimento de afetos, imagens oureações neurovegetativas. O tratamento visa o relaxamento,permitindo a auto-regulação vegetativa do organismo, baseadana função de dissolução do stress físicoe emocional.

A partir dos trabalhos da Gerda, PaulBoyesen desenvolveu, durante a década de 70, a AnálisePsico-Orgânica. Estabelecendo inter-relações entre alinguagem somática, emocional e psíquica, a AnálisePsico-Orgânica busca conexões entre o verbo, aprodução de imagens e os movimentos energéticos docorpo.

Proponho um curso, reconhecido pelaEscola Francesa de Análise Psico-Orgânica (EFAPO), queserá estruturado de forma teórica-vivencial atravésdas aulas expositivas e do aprendizado de percusos de MassagensBiodinâmicas.

Programa do Curso

ConceitosBásicos:

• Ciclo energético:tonificação e relaxamento.

• Psicoperistaltismo eauto-regulação.

• Reflexo desobressalto.

• Intenção, qualidadee níveis de toque.

• Contato e memóriasomática afetiva.

• O toque como possibilidade derestauração de vínculo.

Noções de Base emAnálise Psico-Orgânica:

• Energia primária,reação secundária, comprometimentosomático.

• CírculoPsico-Orgânico “fluxo, defluxo e refluxo”. Os 9 pontos do
círculo.

• O toque, sensação eimagem.

• Atitudes e posturasterapêuticas.

• Linguagem corporal.

Percursos em MassagemBiodinâmica:

1. Lifting.

2. Polarização e massagemdo cólon. Aprendizagem da utilização do
estetoscópio.

3. Massagem de base.

4. Massagem de distribuiçãoenergética.

5. Palming e Packing.

6. Massagem dos músculosconstritores da respiração.

7. Massagem de cruzamento.

8. Massagem sedativa.

Coordenação: SILVANASACHARNY

Psicóloga (CRP: 05/11665) -UFRJ;

Psicoterapeuta Corporal formada pelaEscola Francesa de Análise Psico-Orgânica(EFAPO);

Especialista em Psicologia Clínicapela Universidade de Sorbone - Paris;

Coordenadora e Formadora do CEBRAFAPO -Centro Brasileiro de Formação em AnálisePsico-Orgânica e Trainée Internacional;

Membro titular da AAPO(Associação de Análise Psico-Orgânica -França);

Membro Titular da ABRAPO(Associação Brasileira de AnálisePsico-Orgânica).

Organização:

Centro Brasileiro deFormação em Análise Psico-Orgânica -CEBRAFAPO

Certificados fornecidos pela EFAPO -Escola Francesa de Formação em AnálisePsico-Orgânica e pelo CEBRAFAPO - Centro Brasileiro deFormação em AnálisePsico-Orgânica.

Início: Março de2012

Horário: terças-feiras das18:30 h às 20:30 h

Duração: 10meses

Local: Humaitá - RJ

Informações e Inscrições:
Silvana Sacharny
(21) 2537-4081
contatocebrafapo@gmail.com
www.cebrafapo.com.br
Inscrições Abertas

AGUARDEM. VEM AÍ!

TRANSTORNOS ALIMENTARES: ANOREXIAS

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NEUROLOGIA E PSIQUIATRIA INFANTIL
E PROFISSÕES AFINS - ABENEPI-RJ tem o prazer de convidar para o evento de
abertura dos trabalhos do ano de 2012

TRANSTORNOS ALIMENTARES: ANOREXIAS
. em bebês / na infância / na adolescência

Coordenação: ELOÍSA ZEN, psicóloga clínica

PROGRAMAÇÃO

9:00 - ABERTURA - SONIA MOTTA – psicanalista, Presidente da ABENEPI-RJ

- POR QUE ESTA “BOCA” TÃO FECHADA?
Palestrantes:

LEDA AMAR DE AQUINO – Pediatra; doutora em Saúde da Mulher e da Criança (IFF/ FIOCRUZ); membro do Depto de Cuidados Primários da SBP; secretária do Comitê de Pediatria Ambulatorial da SBP; analista de Projetos Nacionais do INCA.

JACKELINE LOBATO - Nutricionista; especialista em Nutrição Clínica (UFF); mestre em Saúde Coletiva (IESC/UFRJ); doutoranda em Saúde Coletiva (IESC/URFJ); ex-nutricionista colaboradora do GOTA (Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentícios).

LUCIO SIMÕES DE LIMA – Psiquiatra da Infância e Adolescência; vice-presidente da ABENEPI-RJ.

12:30 - ESPAÇO PARA DISCUSSÃO

Data: Sábado – 24 de março de 2012 – 9 ÀS 13 HORAS
Local: Auditório “A” do Instituto Philippe Pinel
End.: Av. Venceslau Brás 65 – 3º andar – Botafogo
Inscrições: Profissionais = R$ 60,00
Estudantes (nível de graduação, com comprovante) = R$ 30,00
Com direito a certificado (4 horas/aula)

AS INSCRIÇÕES SERÃO FEITAS NO DIA DO EVENTO (24 DE MARÇO),
A PARTIR DAS 8 HORAS, NO AUDITÓRIO “A” DO INSTITUTO PHILIPPE PINEL

PRÓXIMOS EVENTOS DA ABENEPI-RJ :

DIA 21/4/2012 –AULA INAUGURAL DO 9º CURSO DE CAPACITAÇÃO
EM SAÚDE MENTAL PARA INTERVENÇÕES PRECOCES

DIA 26/5/2012 – MESA REDONDA - DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM:
O IMPACTO NA ESCOLA, NA FAMÍLIA E NO PRÓPRIO SUJEITO

Informações – tel. 2537-0264 (Sra.Josete Torres)
Email: abenepirio@abenepirio.com.br

segunda-feira, 19 de março de 2012

URGENTEGENTE!!! PRECISAMOS DIZER NÃO PARA ISSO!!!


O Evento

O Copacabana Fitness surge em um momento especial para o esporte brasileiro, mais especificamente para a cidade do Rio de Janeiro, que no dia 02 de Outubro de 2009 teve sua candidatura oficializada para sediar as Olimpíadas de 2016.

Levando em conta o número de academias, o Brasil é o segundo mercado mundial, com 16.600 unidades (CONFEF/Abril 2010). Se considerarmos um número de 20 funcionários por academia são 332.000 empregos diretos. Atingimos a marca aproximada de quatro milhões trezentos e sessenta mil usuários (IHRSA/2009), aproximadamente 2,2% da população brasileira - 190.730.429 habitantes conforme o IBGE, em abril de 2010.

Atualmente no Brasil as academias com maior área construída estão situadas no Rio de Janeiro.

No estado do Rio de Janeiro são aproximadamente 2000 academias, que agregam em suas instalações cerca de 1.144.000 pessoas.


O Carioca exporta idéias criativas para todas as regiões do território nacional, e no Universo do Fitness não poderia ser diferente. A ginástica carioca é reconhecida e cria modismo em todo Brasil.

No rio nasceu a primeira Rede de Academias do Brasil, a CORPORE, em 1980, e em 1991 surgiu o primeiro Clube-Americano do Brasil, o AKXE.

Objetivo

Realizar na Cidade do Rio de Janeiro um grande evento voltado para capacitação profissional de educadores físicos, fisioterapeutas e nutricionistas.

Abertura

Fórum SESC - Rio, Capital Mundial dos Esportes

No dia 17 de Maio de 2012 será realizado um Fórum gratuito para convidados e congressistas. O tema abordado será - Rio, Capital Mundial dos Esportes.


Informações
Tel: 21 3734-5051
rio@100porcentoesporte.com.br

Local
Clube Israelita Brasileiro - CIB
R Barata Ribeiro 489
Copacabana
Rio de Janeiro
22040-001

domingo, 18 de março de 2012

ESPACIO PSICOPEDAGÓGICO BRASILEIRO-ARGENTINO

E.PSI.B.A.

ESPACIO PSICOPEDAGÓGICO BRASILEIRO-ARGENTINO

Um espaço de formação, investigação e intervenção em torno da Psicopedagogia clínica

DIRETORA: Psp. ALICIA FERNÁNDEZ

Autora das seguintes obras: “A inteligência aprisionada”, “A mulher escondida na professora”, “O saber em jogo”, “Os idiomas do aprendente”,

“Psicopedagogia em Psicodrama” e "Atenção aprisionada" , editadas em espanhol e português.


Cursos breves a distância com material EM PORTUGUÊS


Autores e docentes:

Psp. ALICIA FERNÁNDEZ (Argentina) e

Ps. clínico JORGE GONCALVES DA CRUZ (Argentina).


Inteiramente através da Internet.

Início: Março 2012

CURSO 1 : CURSO BREVE A DISTÂNCIA: AUTORIAS VOCACIONAIS

*DURAÇÃO: 2 meses - Inicio: 13/03/2012 Término: 14/05/2012

*AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández y Jorge Gonçalves da Cruz

*CARGA HORÁRIA: 80 horas à distância . Certificado impresso será emitido via correio postal.


CURSO 2: CURSO BREVE A DISTÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O “DIAGNÓSTICO” DE TDA/TDAH

*DURAÇÃO: 2 meses Inicio: 15/03/2012 Término: 15/05/2012

*AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández y Jorge Gonçalves da Cruz

*CARGA HORÁRIA: 80 horas à distância . Certificado impresso será emitido via correio postal


CURSO 3: CURSO BREVE A DISTÂNCIA: PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS

*DURAÇÃO: 2 meses Inicio: 16/03/2012 Término: 16/05/2012

*AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández y Jorge Gonçalves da Cruz

*CARGA HORÁRIA: 80 horas à distância . Certificado impresso será emitido via correio postal


Os Cursos se realizam inteiramente através da Internet, sem horários prefixados:
Envio por email dos materiais dos Cursos: cada participante pode enviar por email consultas aos autores/professores Alicia Fernández e Jorge Gonçalves da Cruz, que responderão também por email dando lugar a um intercâmbio em torno dos materiais.
Os participantes receberam uma senha de acesso que lhes permitirão ingressar à Aula Virtual de nosso site web (materiais complementários sobre o tema em formato audiovisual, tais como imagens, vídeos, artigos e apresentações em formato PowerPoint.

Inscrições abertas até 22/03/2012.

Informações gerais:


AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES DOS CURSOS:

Psicopedagoga ALICIA FERNÁNDEZ e Psicólogo clínico JORGE GONÇALVES DA CRUZ


Alicia Fernández é Psicopedagoga, com especializações em Psicopedagogia clínica e em Psicodrama.

.Autora das seguintes obras: “A inteligência aprisionada”, “A mulher escondida na professora”, “O saber em jogo”, “Os idiomas do aprendente” e “Psicopedagogia em Psicodrama” e "Atenção aprisionada" , editadas em espanhol e português.

.Título Membro Honorário da ABPp -Associação Nacional de Psicopedagogia do Brasil.

.Docente na Universidad de Buenos Aires (Pós-graduação da Faculdade de Psicologia) e Professora Titular das materias “Diagnóstico Psicopedagógico” e “Tratamento Psicopedagógico” da Universidad del Salvador, Buenos Aires.

.Docente convidada em numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa.

.Fundadora e co-diretora de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio.


Jorge Gonçalves da Cruz é Psicólogo clínico, psicodramatista. Psicoterapeuta.

.Docente na Universidad de Buenos Aires (Faculdade de Psicologia).

.Docente convidado em numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa.

.Fundador e co-diretor de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio e da Revista E.Psi.B.A.

.Assessor de numerosas instituições educativas.


CONTEÚDO DOS CURSOS:


CURSO 1: AUTORIAS VOCACIONAIS

I) IDEIAS NODAIS DA PSICOPEDAGOGIA PARA O TRABALHO DE AUTORIAS VOCACIONAIS:

.A autoria de pensamento como objeto do trabalho psicopedagógico. As autorias vocacionais e profissionais. O movimento entre escolher e decidir. Eleger vs. Optar. Informação, conhecimento e saber, na era telemática.. Propostas e recursos para trabalhar com crianças, adolescentes e adultos.

II) A PROPOSTA DE AUTORIAS VOCACIONAIS, COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS:

.O por quê da proposta de Autorias Vocacionais. Suas diferenças e contribuções a Orientação Vocacional. Promovendo autorias vocacionais nos contextos atuais.

III)“PROJETO IDENTIFICATÓRIO” E “PROJETO VOCACIONAL/OCUPACIONAL” NOS CONTEXTOS ATUAIS:

.Podemos falar de “identidade profissional ou ocupacional”?. A construção identitária. Promovendo espaços de “heteroestima” .

IV) TRABALHO DE REENCONTRO COM A PRÓPRIA ELEIÇÃO VOCACIONAL DO PROFISSIONAL.

.Procurando espaços de reencontro com nossas próprias eleições vocacionais. O trabalho de promoção de autorias vocacionais entre os professores e profissionais. Questionamento à denominada “Síndrome de Burn-out”.

V) RECURSOS PSICOPEDAGÓGICOS. APRESENTAÇÃO DE FERRAMENTAS, PROPOSTAS DE TRABALHO E EXPERIÊNCIAS PSICOPEDAGÓGICAS NO TRABALHO DE AUTORIAS VOCACIONAIS COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS.

.Como propiciar a capacidade de eleger. Do impossível à decisão passando pelo possível e o provável.

.Novos recursos psicopedagógicos: SPA (Situação Pessoa Aprendendo), SPB (Situação Pessoa Brincando) e SPT (Situação Pessoa Trabalhando). M.B. (Múltiplas biografias para projetar-se a um futuro)


CURSO 2: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O QUESTIONADO “DIAGNÓSTICO” DE TDA/THDA

· O “diagnóstico” de TDA (Transtorno por déficit de atenção) e TDAH (Transtorno por déficit de Atenção com hiperatividade).

· Contextos sócio-culturais e a atencionalidade: Um enfoque crítico sobre a biologização do mal estar e a medicalização da infância e da adolescência. Crianças e adolescentes: desatentos ou desatendidos?. A sociedade desatenta e hiperativa: medica o que produz.

· A capacidade atencional: uma leitura Psicopedagógica. A aprendizagem da capacidade de atender. Como se atende ao objeto de conhecimento?. O atender, a inteligência e o criar. Ato criativo. .Atencionalidade e criatividade.

· .Os novos modos atencionais nos tempos da Internet e os “vídeo-game”.

· “Diagnóstico” nas dificuldades de Atenção: Diagnosticar ou rotular? O que determina o abuso no “diagnóstico” de TDA e a sobre-medicação?

· Intervenções psicopedagógicas com meninos/as, pais e professores. Contribuições psicopedagógicas para intervir frente às vicissitudes da “capacidade atencional” Promovendo caminhos de autoria ante os novos modos atencionais.

· Apresentação da Investigação S.P.P.A. “Situação Pessoa Prestando Atenção”: Investigação psicopedagógica tendente a explorar as novas modalidades atencionais nas crianças, adolescentes e adultos. Apresentamos material clínico e Entrevistas SPPA: como ferramenta diagnóstica e de intervenção psicopedagógica em torno das vicissitudes da capacidade atencional.


CURSO 3: PUBERTADE E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS.

I-CONTEXTOS SOCIAIS E ADOLESCÊNCIA: novos modos de “adolescer”-crescer- . Violências e fustigamentos nas escolas (“Bullying?”). Condutas temerárias em contextos urbanos hostilizantes (esportes radicais, parkour...). “Pichações”, Blogs… O que e como escrevem os adolescentes fora da Escola?. Fotologs e redes sociais na Internet. Uma leitura psicopedagógica.

II-OS TRABALHOS PSÍQUICOS DO ADOLESCENTE. Uma leitura Psicopedagógica: Construção do “nós”. O grupal. Função subjetivante de “os/as amigos/as”. Construir-se um passado para projetar-se ao futuro. O aprender como um modo de se re-situar frente ao passado. Do brincar ao trabalhar passando pelo aprender: uma travessia de descontinuidades. Da casa à rua (ou do familiar ao extra-familiar). Reconstrução e re-significação das primeiras aprendizagens. A “Adolescência” como oportunidade.

III-IDEÍAS NODAIS DA PSICOPEDAGOGÍA: Autoria de pensamento e os trajetos da adolescência. “Modalidades de ensino” e “Modalidades de aprendizagem. Que modalidades ensinantes predominam no mundo extra-familiar dos adolescentes? Dispositivo de análise psicopedagógico: Posições ensenantes feridoras. Modalidades ensinantes facilitadoras.

IV-INTERVENÇÕES e PROPOSTAS PSICOPEDAGÓGICAS POSSIVEIS: Repensando nossas práticas ante as problemáticas atuais. Intervenções clínico-psicopedagógicas com púberes e adolescentes. Como escutar/acompanhar os trajetos da adolescência? Reposicionar-nos ante a diversidade: propiciando espaços grupais nos que o fustigamento entre pares não possa crescer.


CERTIFICAÇÃO Um certificado impresso será enviado via correio postal. Certificados expedidos por E.Psi.B.A. como curso livre.


IDIOMA: Os Módulos teóricos são enviados em português ou espanhol, segundo a preferência do participante. Os participantes podem enviar suas consultas em português. Os professores respondem por email em espanhol.


PÚBLICO ALVO: Estudantes, professores e profissionais de Educação, Pedagogía, Psicopedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia e Licenciaturas e demais profissionais que desde outras disciplinas se interessem pelas temáticas a abordar.



INVESTIMENTO:

Inscrições até 20/03/2012

.Curso 1 “Autorias vocacionais”: Investimento total de R$ 370,00 à vista (ou 2 parcelas de R$ 200*)

.Curso 2 “TDA”: investimento total de R$ 350,00 à vista (ou 2 parcelas de R$ 190*)

.Curso 3 “Adolescência”: investimento total de R$ 360,00 à vista (ou 2 parcelas de R$ 195*)

*primeira parcela até 12/03/12 - segunda parcela até 10/04/2012-

Descontos (não acumulativos)
- Associados da ABPp-RJ (seção Rio de Janeiro), ABPp Seção-Brasilia, ABPp-Es (núcleo Espírito Santo), ABPp- RS (Rio Grande do Sul), ABPp-MG (Minas Gerais): terão 15% de desconto no plano escolhido.

- Consulte-nos sobre descontos especiais para grupos.


INFORMAÇÕES / RESERVA DE VAGA:

Enviar via e-mail seus dados a: epsiba@epsiba.com e espacioepsiba@gmail.com

1) Nome

2)Cidade de residência /Estado/pais

3) Formação e /ou estudos em curso

4) Curso/s pretendido/s


Inscrições abertas até 20/03/2012.

Site E.Psi.B.A.: Podem consultar mais informações sobre estas e outras propostas em: www.epsiba.com

Carhué 436 -CP 1408- Cidade de Buenos Aires - Argentina

Telefax: 005411 4641 0272

sexta-feira, 16 de março de 2012

V CONGRESSO BRASILEIRO RAMAIN-THIERS

INSCRIÇÕES

Amigos(as),
Temos o prazer de comunicar a abertura das inscrições para o nosso V Congresso Brasileiro Sociopsicomotricidade Ramain-Thiers, que será realizado na cidade de Recife (PE), no período de 06 a 08 de setembro de 2012. O Congresso apresenta como tema “Ramain-Thiers na Ciranda da Vida: a harmonia entre o pensar, sentir e agir”, no qual será abordado o ser humano e suas relações na busca da harmonia sustentável, consigo mesmo, com o outro, com o meio ambiente, no mundo globalizado da multimídia e das redes sociais.
O V Congresso Brasileiro Ramain-Thiers constará de atividades variadas como palestras, mini cursos, mesas redondas, mesas de casos clínicos e vivências corporais, cujos palestrantes serão das áreas de saúde, educação e afins.
Local do evento:
Hotel Park: Rua dos Navegantes, nº 09. Boa Viagem.
CEP: 51021-010. Fone:081-21224666. Recife, Pernambuco, Brasil.

Valores das inscrições
Categorias Até 30/04/2012 Até 30/06/2012 Após 30/06/2012
Estudante R$ 200,00 R$220,00 R$250,00
Sócio ABRT R$220,00 R$250,00 R$280,00
Profissional R$300,00 R$350,00 R$380,00

A inscrição pode ser realizada através de depósito bancário, à vista:
Banco: 033 (Banco Santander)
Agência: 3295. Conta Corrente: 01-000038-5.
Abigail de Souza Duarte Pereira

O comprovante de depósito deve ser escaneado e enviado ao email: congressoramainthiersrecife@gmail.com, juntamente com a ficha de inscrição preenchida (veja abaixo).
O valor da inscrição pode ser parcelado em até três vezes em cheques pré- datados, nominal a Abigail de Souza Duarte Pereira, a serem enviados para o seguinte endereço: Av. Visconde de Albuquerque, 836. Madalena. Recife- PE, CEP: 50610-090. A ficha de inscrição preenchida deve ser enviada ao email: congressoramainthiersrecife@gmail.com.
Quem preferir, pode realizar sua inscrição no Integre- Centro de Psicomotricidade e Terapias Integradas, no endereço Av. Visconde de Albuquerque, 836. Madalena. Recife-PE. Telefone: (81) 3227 9438/ 3228 1853.
Informamos que os associados da ABRT, conforme cumprimento do regulamento, devem apresentar o recibo de anuidade de 2012 escaneado e enviá-lo para congressoramainthiersrecife@gmail.com.


Divulguem!


Maiores informações entrem em contato diretamente conosco, através do e-mail: congressoramainthiersrecife@gmail.com ou pelos telefones de:

- Sônia Aroucha:
081 | 99511292 (TIM)
081 | 91867678 (CLARO)

- Sônia Loreto:
081 | 97086723 (CLARO)

- Margot Abigail Duarte
081 93011953 (CLARO)

- BJ Turismo: agência de viagem do Congresso
081 34214882/ grupos@bureaudeturismo.com.br

Realização: Núcleo Ramain-Thiers de Recife | Organização: ABRT - Associação Brasileira Ramain-Thiers

APRIMORAMENTO EM DISFAGIA NA UTI – GERENCIAMENTO INTERDISCIPLINAR DO PACIENTE INTENSIVO


Coordenadora

Christiane Albuquerque

Crfa. 9903/RJ

Doutoranda em Clínica Médica/ Terapia Intensiva FM- UFRJ; Mestre em Ciências Médicas pela FCM - UERJ
Chefe do Setor de Fonoaudiologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto HUPE - UERJ


Início

Dia 12 de Maio


Corpo Docente Previsto:


Fga. Dra. Kátia Alonso; Enf. Dra. Sueli Sciosak; Fga. Camila Fussi; Ft. Gustavo Ghion
Dr. Leonardo Brauer (Intensivista); Dr. Milton Costa (anatomista); Dra. Patrícia Santoro (otorrinolaringologista); Dr. Ricardo Viebig (gastroneterologista);

Dra. Roberta Saba (neurologista) e como Profa. Convidada Ana Furkim


Programação:


Fisiologia e Vídeo da Deglutição

Neurologia

Fisioterapia

Gastroenterologia

Câncer Cabeça e Pescoço

Unidade Intensiva: Aspectos Médicos

Avaliação e Terapia Fono UTI

Assistencia Neonatal na UTI

Nutrição na UTI

Aspectos Fonológicos para Int. e Terapia

Enfermagem

Otorrinolaringologia

Farmacologia

Gerenciamento


Horário

Um Sábado ao mês das 8:30h às 17:30h


Informações:

Av. Nossa Senhora de Copacabana Nº 1133 salas 213/14/15 , Copacabana

Tels.: 21- 2247-6018 / 2287-0696

www.fonotrade.com.br

cefacrio@terra.com.br

APRIMORAMENTO EM FONOAUDIOLOGIA CLINICA / 150h


Início: abril

coordenação:

Maria Inês Rehder

crfa. 2527/SP

Especialização em patologias da comunicação MEC, especialista em Voz pelo CFFa. Formada em Fonoaudiologia pela PUCSP. Mestre em Distúrbios

da Comunicação Humana, UNIFESP/EPM. Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana, UNIFESP/EPM.

Objetivo:

Atualizar e aprimorar conhecimentos para uma prática mais eficaz no atendimento clínico nas áreas de motricidade orofacial, voz e linguagem.

CORPO DOCENTE PREVISTO:

Flavia Foz, Inês Maia Ribeiro, Jaime Zorzi, Cristina Furia, Debora Rolim, Maria Inês Rehder, Maura Sanchez, Adriana Tesitore.

hORÁRIo:

6ª Feiras de 8:30h às 18:00H

Programa do curso:
• Avaliação em motricidade orofacial: protocolo MBGR; documentação fonoaudiológica e emissão de laudos

• Respiração e ronco

• Fala: fonoterapia nas alterações de fala de origem fonética; frênulo lingual; atualização e conduta

• Casos clínicos em Motricidade Orofacial

• Pontos motores

• Voz na infância: relações entre disfonia infantil, habilidades comunicativas e motricidade orofacial

• Atualização, conduta e prática nas disfonias

• Processamento auditivo: ferramenta diagnóstica e de intervenção

• Análise dos achados em avaliação auditiva e suas implicações no diagnóstico e intervenção da linguagem

• Distúrbios da fluência: diagnóstico diferencial e terapia

• Diagnóstico de alterações de linguagem

• Atuação nas alterações de linguagem

• Procedimentos de avaliação em leitura e escrita. Elaboração de laudos

• Dislexia e distúrbios de aprendizagem

• Atividades em leitura e escrita

Entre em contato e se inscreva!

CEFAC RIO

Tels.:( 21) 2247-6018 / 2287-0696 / 8880 6018

www.fonotrade.com.br

cefacrio@terra.com.br

ESPECIALIZAÇÃO EM DISFAGIAS E ASSISTÊNCIA HOSPITALAR


Início

Dia 13 e 14 de Abril


Coordenação Científica

Christiane Albuquerque

CRFa - 9903 RJ

Doutoranda em Clínica Médica/ Terapia Intensiva FM- UFRJ; Mestre em Ciências Médicas pela FCM - UERJ
Chefe do Setor de Fonoaudiologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto HUPE - UERJ


Estrutura do Curso
O curso está composto por uma carga horária modular de 500 horas/aula, distribuídas em 2 anos de duração,

sendo 400 horas/aula teóricas e 100 horas/aula práticas no HUPE – Hospital Universitário Pedro Ernesto

PROGRAMA DE DESCONTOS

“Vem Comigo para o CEFAC”

“ De volta para o CEFAC “


Horário:

Sexta feira: de 8:30h às 19:00h

Sábado: 8:00h às 16:00h

Informações:

Av. Nossa Senhora de Copacabana Nº 1133 salas 213/14/15 , Copacabana

Tels.: 21- 2247-6018 / 2287-0696

www.fonotrade.com.br

cefacrio@terra.com.br

quinta-feira, 15 de março de 2012

quarta-feira, 14 de março de 2012

Estagiária

Estou precisando com URGÊNCIA de uma estagiária para aulas de balé baby class e jazz iniciante na Tijuca (av. maracana esquina com r. uruguai) às terças e quintas-feiras, mas especificamente nas quintas, das 17h às 19h.

Meu telefone 21 8465-5735
zacarone.maiara@gmail.com

Maiara Zacarone

Escolha seu curso de qualidade!

ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUAGEM COM ENFOQUE NAS ALTERAÇÕES DA LINGUAGEM,

APRENDIZAGEM E ATUAÇÃO EDUCACIONAL

Inicio:

dias 27 e 28 de abril


Módulo 1

Desenvolvendo Habilidades e Competências Gerais em Leitura e Escrita


Ministrante:

Jaime Zorzi

Crfa. 3681 / SP

Especialista em Linguagem; Mestre em Distúrbios da Comunicação – PUC SP; Doutor em Educação – UNICAMP

Programa – 500/H



Desenvolvendo habilidades e competências gerais em Leitura e Escrita

Jaime Zorzi

Apresentação dos resultados das avaliações práticas: discussão dos casos; diagnóstico diferencial; elaboração dos relatórios; planejamento da intervenção clínica e da orientação educacional

Simone Capellini



Intervenção Fonoaudiológica em pacientes neurológicos I

Ana Chiappetta



Intervenção Fonoaudiológica em pacientes neurológicos II

Ana Chiappetta



Diagnóstico e Terapia da Gagueira

Ignês Maia


Funções Executivas e Avaliação Neuropsicológica

Telma Pantano


Distúrbios Invasivos do Desenvolvimento - Autismo e deficiência mental

Ana Carina Tamanaha


Neurologia

Vicente Assêncio


Letramento Infantil, Conciência Fonologica e Alfabetização

Jaime Zorzi


Apresentação e Discussão de Casos Clínicos em Leitura

Flavia Foz


Educação especial, inclusão e políticas educacionais

Márcia Honora


Práticas em atenção e memória

Flavia Foz


Distúrbios da Leitura e da Escrita eo trabalho do Fonoaudiologo no âmbito Escolar

Patrícia Calheta


Processamento Auditivo e Distúrbios da Audição e da Linguagem

Maura Sanchez


Terapia de Linguagem na Deficiência Auditiva

Valderez Prass Lemes


Memoria, Atenção e Hiperatividade

Rubens Wansztejn


Alterações da Motricidade Orofacial relacionadas à clinica da linguagem

Adriana Rahal


Avaliação fonoaudiológica nas alterações da leitura e da escrita : processos cognitivos e linguísticos; diagnóstico diferencial e a elaboração de laudos/relatórios; orientação para aplicação prática

Mariana Castro


Aprendizagem e disturbios do desenvolvimento: TODA/H; Dislexia; Disturbios de aprendizagem; discalculia; disgrafia; disortografia; dificuldades escolares. A identificação precoce e suas manifestações no ambiente escolar

Cíntia Salgado


Avaliação, Diagnóstico e Terapia dos Distúrbios e Atrasos da Linguagem Oral

Simone Hage


Avaliação, Diagnóstico e Terapia dos Distúrbios e Atrasos da Linguagem Oral

Simone Hage


Ética e Biossegurança

Leila Mendes


Metodologia Científica

Flavia Liporaci


Faça sua inscrição

Av. Nossa Senhora de Copacabana Nº 1133 salas 213/14/15 , Copacabana

Tels.: 21- 2247-6018 / 2287-0696 / 8880 6018

www.fonotrade.com.br cefacrio@terra.com.br

ÚLTIMOS DIAS DE INSCRIÇÃO!

Informamos que as inscrições para o Workshop da Inspirados pelo Autismo (Nível I - Introdução) na cidade de São Paulo serão encerradas nesta 6a feira, dia 16 de março, ou assim que as últimas vagas forem preenchidas.

Este evento será voltado principalmente a pais e familiares de crianças, adolescentes e adultos com autismo. Instruções serão oferecidas para que os pais e familiares possam desenvolver um programa educacional domiciliar utilizando uma abordagem responsiva baseada no Programa Son-Rise. Profissionais poderão participar e aprender os princípios e técnicas básicas do método, adaptando-os à sua área de atuação.

O workshop acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de março de 2012, e será ministrado por Mariana Tolezani, facilitadora infantil certificada em 2006 pelo Programa Son-Rise.

Os participantes podem contar com descontos para casais e pagamentos parcelados no cartão de crédito.

Veja abaixo a programação do curso.

Será um prazer receber você e/ou alguém de seu grupo,

Programação do Curso

A PERSPECTIVA DE ACEITAÇÃO, APRECIAÇÃO E ENTUSIASMO
A História do Programa Son-Rise®
A Participação dos Pais
Acreditando na Possibilidade de Desenvolvimento da Criança
Uma Atitude Positiva e Ativa
Aceitando e Apreciando a Criança
Querer sem Necessitar

A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO SOCIALO Trajeto de Desenvolvimento
As Quatro Grandes Áreas de Foco do Programa Son-Rise
Celebrando a sua Criança
Uma Abordagem de Valorização da Relação com a Criança com Autismo
O Ambiente Social - O Estilo de Interação Responsivo


CONHECENDO A CRIANÇA COM AUTISMO
Introdução ao Filtro Perceptivo e Processamento Sensorial
A Necessidade da Criança Se Sentir em Controle
O Isolamento e os Comportamentos Repetitivos


OTIMIZANDO O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM
Minimizando as Distrações
Dando o Controle à Criança
O Ambiente Físico - O Quarto de Brincar
Introdução às AVDs e ao Treino para o Vaso Sanitário


OS ESTADOS DE DISPONIBILIDADE DA CRIANÇA PARA INTERAÇÃO
Os Estados de Disponibilidade - Criança Isolada, Interessada e Altamente Conectada


O FORTALECIMENTO DO VÍNCULO ATRAVÉS DA ACEITAÇÃO - JUNTANDO-SE À CRIANÇA
Juntando-se ao Mundo da Criança
As Razões para se Juntar à Atividade de sua Criança
Conhecendo as Motivações de sua Criança


O CONVITE À INTERAÇÃO
Sinais Verdes para a Interação
Construindo a Interação - Oferecendo uma Ação Motivadora
Criando e Prolongando o Intervalo de Atenção Compartilhada
O Pensamento Criativo


ENCORAJANDO O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS
A Criança Motivada por uma Ação do Facilitador
Solicitações Durante a Atividade - O Papel da Criança na Atividade
O Equilíbrio entre a Construção e a Solicitação, entre Dar e Pedir Algo
Aumentando o Nível de Dificuldade da Solicitação
A Dinâmica da Sessão


A IMPORTÂNCIA DO CONTATO VISUAL E OS "3Es"
Como Facilitar e Estimular um Maior Contato Visual
Energia, Entusiasmo e Empolgação


O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
Os Estágios de Desenvolvimento da Linguagem
O Choro como Comunicação
Inspirando o Desenvolvimento da Linguagem


A CRIANÇA INTERATIVA E REPETITIVA/CONTROLADORA
Como se Juntar à Criança no Estado Repetitivo e Controlador
O Continuum Flexibilidade - Rigidez
Construindo Interações Mais Flexíveis


LIDANDO COM OS COMPORTAMENTOS INDESEJADOS
Razões para a Criança Apresentar Comportamentos Indesejados
As Estratégias de Resposta aos Comportamentos Indesejados
Situações em que Limites São Oferecidos


AS METAS EDUCACIONAIS EM ATIVIDADES INTERATIVAS - BRINCANDO E APRENDENDO
Elaborando Atividades que Utilizam Interesses da Criança para Auxiliá-la a Alcançar Metas Educacionais
Esperando pelo Melhor Momento para Solicitar Algo da Criança
Ser Flexível, Adaptar-se ao Ritmo e Interesses da Criança

Mais informações no site: www.inspiradospeloautismo.com.br

Contate-nos através de: info@inspiradospeloautismo.com.br

III Encontro Multidisci​plinar de Transtorno​s de Aprendizag​em e Transtorno​s da Atenção

III ENCONTRO
Multidisciplinar de Transtornos de Aprendizagem e Transtornos da
Atenção: Desafios Psicoeducacionais
18 e 19 de maio de 2012
Marília - São Paulo

O EVENTO
O III Encontro Multidisciplinar de Transtornos de Aprendizagem e Transtornos da Atenção: Desafios Psicoeducacionais, organizado pelo Grupo de Pesquisa do CNPQ “Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade” e o LIDA "Laboratório de Investigação dos Desvios de Aprendizagem" propõe discussão e apresentação de trabalhos científicos e vivências por profissionais da área da saúde e educação para tratar de questões referentes às situações de ensino-aprendizagem de escolares com transtornos de aprendizagem e transtornos da atenção.

APOIO
- Departamento de Fonoaudiologia - UNESP/Marília
- CNPq

PÚBLICO ALVO
Estudantes, Profissionais das áreas de Fonoaudiologia, Psicologia, Pedagogia, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional e demais interessados.

COMISSÃO ORGANIZADORA
Profª Dra. Simone Aparecida Capellini
Ms. Fábio Henrique Pinheiro
Dra. Giseli Donadon Germano

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
Data limite para submissão de trabalhos: 13/04/2012
Divulgação dos trabalhos aceitos: 20/04/2012
Para a submissão do trabalho é necessário fazer a pré-inscrição no site, não havendo necessidade de fazer o pagamento neste momento. No entanto, para que o trabalho seja publicado nos anais do III ENCONTRO, condicionado à aceitação, é necessário que o pagamento seja efetuado até o dia 27/04/2012. Caso não haja inscrição dentro do prazo, o trabalho não constará na programação científica e, portanto, não será publicado nos anais do III ENCONTRO.
Todos os resumos aceitos para apresentação no III ENCONTRO serão publicados no CD-ROM com ISSN.
Serão certificados os autores cujos trabalhos tenham sido aceitos e que estiverem presentes no local do evento no momento da apresentação.

MESAS, OFICINAS E MINICURSO
Mesa-Redonda 1: Transtornos Específicos da Aprendizagem: Dislexia
Mesa-Redonda 2: Leitura e compreensão de leitura
Mesa-Redonda 3: Dificuldades de aprendizagem
Mesa-Redonda 4: Transtornos Específicos de Aprendizagem: Disgrafia e Disortografia

Oficina 1: Compreensão de Leitura (com entrega de material)
Oficina 2: Intervenção com a Disortografia (com entrega de material)

Minicurso Parte 1: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade: Abordagem Multidisciplinar na intervenção
(com entrega de material)
Minicurso Parte 2: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade: Abordagem Multidisciplinar na intervenção
(com entrega de material)

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
Acesse o site do evento e confira a programação completa: http://www.fundepe.com/encontro

LOCAL DE REALIZAÇÃO
Campus II da UNESP/ Cees – Marília/SP
Anfiteatro "Mestre Xidieh"
Avenida Vicente Ferreira, 1278
Cascata - Marília/SP
(14) 3311-9500

Saúde mental na escola e na família

SER Associação Comunitária de Saúde Mental

Ser Poético

Olá Gente Boa!

Esperamos vocês dia 23 de março às 20 horas no Ser Poético.

Será o nosso 1o Encontro do Ano.

Nosso convidado é "Mario Quintana"

e o ingresso comidinha e/ou bebidinha para compartilhar.

Ah! O endereço prá você que ainda não participou

- Rua Professor Gabiso n 225 - Tijuca

(próximo Estação Metrô Afonso Pena)

Seminário de Psicomotricidade


Análise Corporal da Relação com Víctor García (ESP.) no RJ - MAIO/2012


17 de Maio às 19:00 até 20 de Maio às 12:00.

"É um método de análise pessoal em grupo, que se baseia na criatividade do jogo simbólico, onde se une o verbal e o não verbal, como necessários e complementares para um conhecimento integrado do ser humano."

17 à 20 de maio de 2012 - RIO DE JANEIRO

Analista: VÍCTOR GARCÍA (Espanha)
- Psicomotricista, Pedagogo, Terapeuta Corporal;
- Membro da Associação Internacional de Somatoterapia;
- Membro da Associação Internacional de Análise Corporal da Relação e Psicomotricidade Relacional;
- Atende grupos na Europa, Brasil e América Latina

"Na Análise Corporal da Relação se aprende a escutar o corpo, a decodificar as suas mensagens, a vivê-lo com prazer.
Uma análise para encontrar o teu lugar no mundo.
Uma análise para a vida!"

Informações:
Ana Griner
Tel/fax (0XX21) 2205-1991
Cel: (0XX21) 9679-4108
Mail: anargrin@hotmail.com

ESPECIAL - 14/03/2012

Clube CACSS informa:

Em reunião com a Diretoria e Comissão de Divulgação do CREFONO1 no último dia 6 de março, para esclarecer dúvidas quanto a contatos indevidos feitos por pessoas não autorizadas em nome do Clube CACSS, usando, inclusive, redes sociais, a direção da Administradora de Benefícios informou que não mantém em seus quadros funcionais corretores terceirizados nem se responsabiliza por contatos diretos feitos por terceiros em seu nome. Assim, o CREFONO1 recomenda que quaisquer dúvidas e solicitações ao Clube CACSS, responsável pela administração de planos de saúde com valores diferenciados só para fonoaudiólogos, seja solicitado diretamente à empresa pelo telefone (21) 2221-6677, (21) 2671-6741, (21) 3553-3767 ou ainda pelos emails comercial@clubecacss.com.br, comercial1@clubecacss.com.br, comercial2@clubecacss.com.br.

A Diretoria

9º Colegiado

Projeto de Lei 267/11

Recebi e repasso
Vamos apoiar!

Finalmente!!!!!

Projeto de Lei 267/11

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 267/11, da deputada Cida Borghetti (PP-PR), que estabelece punições para estudantes que desrespeitarem professores ou violarem regras éticas e de comportamento de instituições de ensino. Em caso de descumprimento, o estudante infrator ficará sujeito a suspensão e, na hipótese de reincidência grave, encaminhamento à autoridade judiciária competente. A proposta muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) para incluir o respeito aos códigos de ética e de conduta como responsabilidade e dever da criança e do adolescente na condição de estudante. Indisciplina: De acordo com a autora, a indisciplina em sala de aula tornou-se algo rotineiro nas escolas brasileiras e o número de casos de violência contra professores aumenta assustadoramente. Ela diz que, além dos episódios de violência física contra os educadores, há casos de agressões verbais, que, em muitos casos, acabam sem punição. O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Fonte:http://primasfalando.blogspot.com/2011/04/camara-analisa-projeto-de-lei-que-pune.html

PASSEM PARA TODOS OS PROFESSORES, e até para quem não é para ficar sabendo o que está acontecendo na Educação . . . VAMOS APOIAR !

Transtornos da Leitura e da Ortografia

segunda-feira, 12 de março de 2012

V Congresso Brasileiro Ramain-Thiers


INSCRIÇÕES

Amigos(as),
Temos o prazer de comunicar a abertura das inscrições para o nosso V Congresso Brasileiro Sociopsicomotricidade Ramain-Thiers, que será realizado na cidade de Recife (PE), no período de 06 a 08 de setembro de 2012. O Congresso apresenta como tema “Ramain-Thiers na Ciranda da Vida: a harmonia entre o pensar, sentir e agir”, no qual será abordado o ser humano e suas relações na busca da harmonia sustentável, consigo mesmo, com o outro, com o meio ambiente, no mundo globalizado da multimídia e das redes sociais.
O V Congresso Brasileiro Ramain-Thiers constará de atividades variadas como palestras, mini cursos, mesas redondas, mesas de casos clínicos e vivências corporais, cujos palestrantes serão das áreas de saúde, educação e afins.
Local do evento:
Hotel Park: Rua dos Navegantes, nº 09. Boa Viagem.
CEP: 51021-010. Fone:081-21224666. Recife, Pernambuco, Brasil.

Valores das inscrições
Categorias Até 30/04/2012 Até 30/06/2012 Após 30/06/2012
Estudante R$ 200,00 R$220,00 R$250,00
Sócio ABRT R$220,00 R$250,00 R$280,00
Profissional R$300,00 R$350,00 R$380,00

A inscrição pode ser realizada através de depósito bancário, à vista:
Banco: 033 (Banco Santander)
Agência: 3295. Conta Corrente: 01-000038-5.
Abigail de Souza Duarte Pereira

Realização: Núcleo Ramain-Thiers de Recife | Organização: ABRT - Associação Brasileira Ramain-Thiers

O comprovante de depósito deve ser escaneado e enviado ao email: congressoramainthiersrecife@gmail.com, juntamente com a ficha de inscrição preenchida (veja abaixo).
O valor da inscrição pode ser parcelado em até três vezes em cheques pré- datados, nominal a Abigail de Souza Duarte Pereira, a serem enviados para o seguinte endereço: Av. Visconde de Albuquerque, 836. Madalena. Recife- PE, CEP: 50610-090. A ficha de inscrição preenchida deve ser enviada ao email: congressoramainthiersrecife@gmail.com.
Quem preferir, pode realizar sua inscrição no Integre- Centro de Psicomotricidade e Terapias Integradas, no endereço Av. Visconde de Albuquerque, 836. Madalena. Recife-PE. Telefone: (81) 3227 9438/ 3228 1853.
Informamos que os associados da ABRT, conforme cumprimento do regulamento, devem apresentar o recibo de anuidade de 2012 escaneado e enviá-lo para congressoramainthiersrecife@gmail.com.

Divulguem!

Maiores informações entrem em contato diretamente conosco, através do e-mail: congressoramainthiersrecife@gmail.com ou pelos telefones de:

- Sônia Aroucha:
081 | 99511292 (TIM)
081 | 91867678 (CLARO)

- Sônia Loreto:
081 | 97086723 (CLARO)

- Margot Abigail Duarte
081 93011953 (CLARO)

- BJ Turismo: agência de viagem do Congresso
081 34214882/ bureauturismo.com.br@bureaudeturismo

Realização: Núcleo Ramain-Thiers de Recife | Organização: ABRT - Associação Brasileira Ramain-Thiers

ATIVIDADES JÁ CONFIRMADAS

 Palestra de Abertura- Ramain-Thiers na Ciranda da Vida.
Sonia Aroucha (PE).

 Mini cursos (2 horas de duração):

1) Na Ciranda da Vida: Ramain-Thiers Estimula a Neuroplasticidade e Amplia a Resiliência - Maria da Graça Conceição (PR);
2) Transpsicomotricidade: uma tecedura psico-socio-etno-ergopsicomotora- Martha Lovisaro (RJ);
3) A Inserção da Família na Clínica Psicomotora - Regina Morizot (RJ);
4) Filosofia e Ramain- Thiers - Sandra Arraes (PE);
5) Ramain-Thiers na Ciranda do Relacionamento Conjugal - Eleide Lopes Felix (MS);
6) Corpo e Psicanálise: uma interpolação em Ramain-Thiers - Eliana Júlia de Barros Garritano (RJ).

 VIivências:

1) Ciranda e Cirandinha, resgatando o Sagrado Infantil –
Karenina Azevedo (BA);
2) Revoada das Borboletas - Priscila Lima (DF);
3) O Aroma traduzindo Emoções - Thereza Monnerat (SE);
4) Margot Duarte (PE);
5) Silvana Omena e Lucyjane Lobo (PE);
6) Genivaldo Macário (CE).

Realização: Núcleo Ramain-Thiers de Recife | Organização: ABRT - Associação Brasileira Ramain-Thiers

 Palestras:

1) Adolescência: caminho entre o amor impossível e possíveis amores - Eliana Júlia de Barros Garritano (RJ);
2) Lícia Almeida (SE)
3) Olhos de ver - Cristiane Braga (MG);
4) O Corpo falante e seus enigmas - Marilene Kovalski (MS);
5) As relações parentais como fator preponderante na constituição do sujeito - Alice Resende (PI);
6) Daniela Guizzo (MS);
7) Leila Vasconcelos (PE);
8) Violência e sintomas contemporâneos- Leila Maggio (RJ).

 Mesas Redondas:

1) Dinâmica Familiar - Regina Sobreira (PE), Ana Maria Cabral (PE), Socorro Tenório (AL);
2) O Mundo Virtual - Fátima Alves (RJ), Samara Nick (MG) e Carlos Brito (PE); Sandra Arraes (PE);
3) Adolescência - Jaílde Medeiros (AL), Graça Cunha (PE) e Elaine Thiers (RJ).
4) Vida Adulta - Janet Carrer (GO), Antonieta Cavalcanti (PE) e Tereza Cristina Marinho (BA).

 Casos Clínicos: profissionais de todo Brasil apresentarão a prática da metodologia Ramain-Thiers.

 Palestra de Encerramento: Cirandeiros do Sentir - Solange Thiers (RJ)

Realização: Núcleo Ramain-Thiers de Recife | Organização: ABRT - Associação Brasileira Ramain-Thiers

FICHA DE INSCRIÇÃO

NOME:_________________________________________________________
ENDEREÇO:_____________________________________________________
CEP.:_________________________ BAIRRO:__________________________
CIDADE:__________________________________ UF.:__________________
FONE RES.: (__)_________________ CELULAR: (__)___________________
E-MAIL:_________________________________________________________
PROFISSÃO:____________________________________________________
SÓCIO ABRT: ( ) SIM ( ) NÃO
FORMA DE PAGAMENTO:
( ) À VISTA, POR DEPÓSITO BANCÁRIO
( ) À VISTA, EM DINHEIRO OU CHEQUE (NO INTEGRE)
( ) PARCELADO 3X CHEQUES NOMINAIS

Realização: Núcleo Ramain-Thiers de Recife | Organização: ABRT - Associação Brasileira Ramain-Thier

Seminário em Psicomotricidade


sexta-feira, 9 de março de 2012

Fonoaudiologia e Fluência.

OFICINA DE TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA PARA FLUÊNCIA
(GAGUEIRA E TAQUIFEMIA)
Objetivos:
 Proporcionar o espaço terapêutico para que o fonoaudiólogo vivencie a proposta de terapia fonoaudiológica para os Transtornos de Fluência baseada na Psicomotricidade inserida às demais grandes áreas da Fonoaudiologia.
 Oferecer o setting terapêutico como facilitador para quem se propõe a atender pessoas que gaguejam, a fim de vivenciar a prática relacional do trabalho com os TF na terapia de grupo( dupla ou te mesmo individual).
 Promover a prática nas relações de empatia e outros vínculos em potencial frente ao atendimento clínico fonoaudiológico nos transtornos de fluência.
 Provocar o fonoaudiólogo a desmistificar o conhecimento vivencial relativo aos TF como um instrumento de difícil acesso.
 Praticar exercícios para fluência de forma lúdica e prazerosa.
Fonoaudióloga ministrante:
Leila Nagib - CRFa 2807/RJ
 Professora de Transtornos de Fluência do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina - UFRJ
Demais informações:
 Carga Horária: 10 horas
 Data: 31 de março de 2012- sábado
 Horário: de 8h30 às 18h30
 Público Alvo: fonoaudiólogos e estudantes de Fonoaudiologia.
 Local: Rua Armando Lombardi, 633, sala 219 Barra da tijuca (Playgym) - Rio de Janeiro/ RJ
 Contatos: e-mail: leilanagib.ufrj@gmail.com
celular- (21) 9342-7984 (Leila-operadora Claro) ou 8247-2024 (Leila- operadora Tim)
 Durante as vivências:
1- deverão ser usadas roupas leves, próximas ao corpo.
2- no período das oficinas, os exercícios serão realizados com os pés descalços ou meias ou calçados bem confortáveis.
3- todos os participantes estarão em vivência, com espaços para feedback e conceitualização e fechamento no final da tarde quando serão discutidos os exercícios.
4- O espaço é livre de móveis, sendo assim, usaremos almofadas extremamente confortáveis ao trabalharmos sentados, por isso, se alguém necessitar de cadeiras deverá solicitar no ato de inscrição. O espaço é propício para vivência relacional.
OBS.: Os dados relativos a inscrição, valores, forma de pagamento e localização do evento podem ser enviados aos interessados por meio de solicitação por e-mail ou telefone. Muito obrigada, Leila Nagib.

Confiram!

Projeto Passarinho
www.projetopassarinho.com.br

APRENDER CRIANÇA 2012!


Congresso que será de 31 de agosto a 2 de setembro em Ribeirão Preto! Não deixem de ir! Momento único de aprendizagem e troca de saberes! Um banho de NEUROEDUCAÇÃO! IMPERDÍVEL!

Vale a pena conferir

Site da comunidade Aprender criança 2012 http://​www.aprendercrianca.com.br/ e o link da cartilha do educador
http://​www.aprendercrianca.com.br/​aprender-crianca-2010-dp249
Espaço virtual bem interessante com possibilidades de download de informações e palestras.

FORMAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE AGATHON


Início em Abril/2012

Estão abertas as inscrições para a nossa nova turma. Início em Abril/2012.

O Custo mensal será de R$ 330,00 e, as aulas serão ministradas as segundas-feiras das 19 às 22 horas.

Será um prazer tê-los conosco (é possível fazer o curso integralmente ou um ou mais módulos que interessarem).

É um rico investimento tanto para a formação profissional, quanto para o crescimento pessoal.

Aguardamos vocês!

Segue o folder e a ficha de inscrição.

Aos interessados:façam já a sua inscrição por e-mail ou entrem em contato conosco.

Vagas limitadas. Divulguem!

Atenciosamente,

Ana Soares e Etelvina França.

CALENDÁRIO 2012
ABRIL = 02, 09,16, 23

MAIO = 07, 14, 21, 28

JUNHO = 04, 11, 18, 25

JULHO = 02, 09, 16

AGOSTO = 06, 13, 20, 27

SETEMBRO = 03, 10, 17, 24

OUTUBRO = 01, 08, 15, 22, 29

NOVEMBRO = 05, 12, 19, 26

DEZEMBRO = 03, 10, 15 (SÁBADO JORNADA)


Agathon Espaço de Atendimento e Formação em Saúde

Av. Presidente Roosevelt, 239 – São Francisco – Niterói

2715-1320.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Achei interessante! Vale a pena conferir!


Saiba mais em www.hubescola.com.br

ALZHEIMER: UMA MOLÉSTIA ESPIRITUAL

Dr. Américo Marques Canhoto
Américo Marques Canhoto, médico especialista, casado, pai de quatro filhos, nasceu em Castelo de Mação, Santarém, Portugal.
Médico de família desde 1978. Atualmente, atende em São Bernardo do Campo e São José do Rio Preto - Estado de São Paulo - Brasil.
Queremos dividir com os leitores um pouco de algumas das observações pessoais a respeito dessa moléstia, fundamentadas em casos de consultório e na vida familiar.
Além de trazer à discussão o problema da precocidade com que as coisas acontecem no momento atual.
Será que as projeções estatísticas de alguns anos atrás valem para hoje?
Serão confiáveis como sempre foram?
Se tudo está mais precoce, o que impede de doenças com possibilidade de surgirem lá pelos 65 anos de idade apareçam lá pela casa dos 50 ou até menos?
Alerta
É incalculável o número de pessoas de todas as idades ( até crianças ) que já apresentam alterações de memória recente e de déficit de atenção ( primeira fase da doença de Alzheimer ). Lógico que os motivos são o estilo de vida atual, estresse crônico, distúrbios do sono, medicamentos, estimulantes como a cafeína e outros etc.
Mas, quem garante que nosso estilo de vida vai mudar?
Então, quanto tempo o organismo suportará antes de começar a degenerar?
É possível que em breve tenhamos jovens com Alzheimer?
Alguns traços de personalidade das pessoas portadoras de Alzheimer, que em nossa experiência temos observado, algumas características se repetem:
Costumam ser muito focadas em si mesmas;
Vivem em função das suas necessidades e das pessoas com as quais criam um processo de co-dependência e até de simbiose. A partir do momento que a outra pessoa passa a não querer mais essa dependência ou simbiose, o portador da doença (que ainda pode não ter se manifestado), passa a não ter mais em quem se apoiar e, ao longo do tempo, desenvolve processos de dificuldade com orientação espacial e temporal;
Seus objetivos de vida são limitados (em se tratando de evolução);
São de poucos amigos; gostam de viver isoladas;
Não ousam mudar; conservadoras até o limite;
Sua dieta é sempre a mesma. (Os alimentos que fogem às suas preferências, fazem-lhes mal; portanto, os alimentos são muito restritos);
Criam para si uma rotina de "ratinho de laboratório
São muito metódicas. ( Sempre os mesmos horários e sempre as mesmas coisas, mesmos alimentos, mesmas roupas);
Costumam apresentar pensamentos circulares e idéias repetitivas bem antes da doença se caracterizar;
Cultivam manias e desenvolvem TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo);
Teimosas, desconfiadas, não gostam de pensar;
Leitura os enfastia;
Não são chegadas em ajudar o próximo;
Avessas á prática de atividades físicas;
Facilmente entram em depressão;
Agressividade contida;
Lidam mal com as frustrações que sempre tentam camuflar;
Não se engajam em nada, sempre dando desculpas para não participar;
Apresentam distúrbios da sexualidade como impotência precoce e frigidez;
Bloqueadas na afetividade e na sexualidade, algumas têm dificuldades em manifestar carinho. Para elas um abraço, um beijo, um afago requer um esforço sobre-humano;
Gatilhos que costumam desencadear o processo
Na atualidade, a parcela da população que corre mais risco, são os que se aposentam - especialmente os que se aposentam cedo e não criam objetivos de vida de troca interativa em seqüência. Isolam-se.
Adoram TV porque não os obriga a raciocinar, pois não gostam de pensar para não precisar fazer escolhas ou mudanças.
Avarentos de afeto e carentes de trocas afetivas, quando não podem vampirizar os familiares ou parentes, deprimem-se escancarando as portas para a degeneração fisiológica e principalmente para os processos obsessivos. Nessa situação degeneram com incrível rapidez, de uma hora para outra.
O que é possível aprender como cuidador?
Paciência, tolerância, aceitação, dedicação incondicional ao próximo, desprendimento, humildade, inteligência, capacidade de decidir por si e pelo outro.
A dieta influencia
Os portadores da doença costumam ter hábitos de alimentação sem muita variação, centrada em carboidratos e alimentos industrializados.
Descuidam-se no uso de frutas, verduras e legumes frescos, além de alimentos ricos em ômega 3 e ômega 6;
Devem consumir mais peixe e gorduras de origem vegetal (castanha do Pará, nozes, coco, azeite de oliva extra virgem, óleo de semente de gergelim).
Estudos recentes mostram que até os processos depressivos podem ser atenuados ou evitados pela mudança de dieta.
Doença silenciosa?
Nem tanto, pois avisos é que não faltam, desde a infância.
Analisando e estudando as características da criança, é possível diagnosticar boa parte dos problemas que se apresentarão para serem resolvidos durante a atual existência, até o problema da doença de Alzheimer.
Dia após dia, fase após fase o quadro do que nos espera no futuro vai ficando claro.
O mal de Alzheimer é hereditário? Pode ser transmitido?
Sim pode, mas não de forma passiva, inscrito no DNA, e sim, pelo aprendizado e pela cópia de modelos de comportamRemédios resolvem?
Ajudar até que ajudam, mas resolver é impossível, ilógico e cruel, se possível fosse; pois, nem todos têm acesso a todos os recursos ao mesmo tempo.
Remédios usados sem a contrapartida da reforma no pensar, sentir e agir podem causar terríveis problemas de atraso evolutivo individual e coletivo, pois apenas abrandam os efeitos sem mexer nas causas.
Remédios previnem?
Claro que não; apenas adiam o inexorável.
Quanto a isso, até os cientistas mais agnósticos concordam.
Um dos mais eficazes remédios já inventados foram os grupos de apoio à terceira idade.
A convivência saudável e as atividades que possam ser feitas em grupo geram um fluxo de energia curativa.
A doença de Alzheimer, acima de tudo, é uma moléstia que reflete o isolamento do espírito que se torna solitário por opção. O interesse pelos amigos é um bom remédio.
O ato de nos vacinarmos contra a doença de Alzheimer é o de estudar as características de personalidade, caráter e comportamento dos que a vivenciam, para que não as repitamos. A melhor e mais eficiente delas é o estudo, o desenvolvimento da inteligência, da criatividade e a prática da caridade.
Quer evitar tornar-se um Alzheimer?
Torne sua vida produtiva, pratique sem cessar o perdão e a caridade com muito esforço e inteligência.
Muito mais há para ser analisado e discutido sobre este problema evolutivo que promete nos visitar cada dia mais precocemente.
Além das dúvidas que levantamos, esperamos que os interessados não se furtem ao saudável debate.
‎"O desapego é necessário para o crescimento espiritual”.
E aqui fica a célebre frase de todo doente de Alzheimer:
“Quero voltar para minha casa”
Que casa seria esta?
Luz e Paz

Escola do Professor

Curso na Escola do Professor do Sinpro-Rio (tel. 3262-3440)